TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS IMPACTOS DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL NA SAÚDE DA POPULAÇÃO

Por:   •  21/6/2015  •  Artigo  •  3.622 Palavras (15 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 15

OS IMPACTOS DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL NA SAÚDE DA POPULAÇÃO

                                          Beatriz Mourão Pereira¹

         Maynhara Maria do Nascimento Barbosa¹

                                                                      Nóelia Priscila de Oliveira Cunha¹

                                       Núbia e Silva Ribeiro¹

                                                            Tatyanne Maria Pereira de Oliveira¹

RESUMO

A partir da década de 90 houve um aumento incontrolável do setor industrial, assim, intensificou-se ainda mais a poluição que contribuiu na exposição da população a toneladas de poluentes como óxidos de nitrogênio, dióxidos de enxofre, metais pesados, monóxido de carbono e das partículas inaláveis, culminando em um desequilíbrio entre ser humano e meio ambiente e favorecendo ao surgimento de patologias. O trabalho tem como objetivo apresentar as consequências da poluição industrial na saúde da população prejudicial à sua qualidade de vida, por meio de publicações nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SciELO e sites, para a realização de uma revisão sistemática. Observou-se que a população está cada vez mais exposta a diversas doenças decorrentes dos dejetos industriais. Para tanto se faz necessário uma modificação no ciclo de produção das indústrias com a finalidade de que ocorra um desenvolvimento industrial respeitando o meio ambiente e a população.

Palavras – chave: Poluição; Indústrias; Saúde.

ABSTRACT

From the 90s there was an uncontrollable increase in the industrial sector, thus further intensified the pollution that contributed to population exposure to tons of pollutants such as nitrogen oxides, sulfur dioxide, heavy metals, carbon monoxide and inhalable particles, resulting in an imbalance between humans and the environment and favoring the development of pathologies. The work aims to present the consequences of industrial pollution on population health adversely affect their quality of life, through publications in LILACS, MEDLINE and SciELO sites and for conducting a systematic review. It was observed that the population is increasingly exposed to various diseases arising from industrial waste. For this purpose it is necessary to cycle a change in production industries in order to industrial development to occur respecting the environment and the people.[pic 1][pic 2]

Keywords: Pollution; Industries; Health

INTRODUÇÃO

Com o surgimento da Revolução Industrial no século XVIII, a poluição atmosférica oriunda das grandes indústrias europeias e posteriormente brasileiras contribuiu em muito para aumentar a exposição da população a toneladas de poluentes favorecendo ao surgimento de patologias ao ser humano causando um desequilíbrio com o meio ambiente.

A partir deste momento, fez-se necessário o organismo sofrer adaptações para tentar conviver com o ar poluído advindo deste “progresso” no desenvolvimento industrial e urbano que tem originado em todo mundo um aumento crescente de poluentes atmosféricos.

Segundo Kraemer (2005) as mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante às indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevado risco de acidentes ambientais, sendo, portanto, necessários altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluição para controlar a emissão de poluentes, o lançamento de efluentes e o depósito irregular de resíduos perigosos.

O resíduo industrial é um dos maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente. Nele estão incluídos produtos químicos (cianureto, pesticidas, solventes), metais (mercúrio, cádmio, chumbo) e solventes químicos que ameaçam os ciclos naturais onde são despejados. Os resíduos sólidos são amontoados e enterrados; os líquidos são despejados em rios e mares; os gases são lançados no ar. Assim, a saúde do ambiente, e consequentemente dos seres que nele vivem, torna-se ameaçada, podendo levar a grandes tragédias.

De acordo com Gel Portugal (2007) a poluição atmosférica (ou do ar) pode ser definida como a introdução na atmosfera de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, por isso, a “saúde” das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com esse ambiente, ou mesmo que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela.

As indústrias são responsáveis por emitir poluentes na atmosfera, sendo foco de estudo e análise para os impactos que causam na saúde humana. Os poluentes são qualquer material presente no ar e que pela sua concentração possa tornar este ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar da população.

Portanto, este trabalho tem o objetivo de apresentar, através, de uma revisão bibliográfica as consequências da poluição industrial na saúde da população prejudicial à sua qualidade de vida, descrevendo os efeitos deletérios  dos óxidos de nitrogênio, dióxidos de enxofre, metais pesados, monóxido de carbono e das partículas inaláveis originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, da indústria alimentícia responsáveis pelo surgimento de doenças que se instalam no organismo por conta do tal “progresso”.

METODOLOGIA

Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão sistemática. A revisão sistemática é uma forma de pesquisa onde se utiliza como fonte de dados a literatura existente sobre o presente tema. Em consonância com Sampaio e Mancini (2007), esse tipo de investigação disponibiliza um resumo das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção ou resposta específica, mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada.

A seleção do material foi feita nos meses de maio e junho de 2013. O local de realização deste estudo referiu-se ao ambiente virtual, nas bases de dados científicas. Para a investigação, realizou-se um levantamento da produção científica relacionado à poluição industrial e seus impactos na saúde do ser humano nas seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS, Medical Literature Analysis and Retrieval System On-Line – MEDLINE e SciELO – Scientific Electronic Library Online em sites oficiais referente ao meio ambiente. Depois da pesquisa realizou-se um leitura profunda e interpretação dos artigos pesquisados que envolveram o presente assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com