TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas é uma especialidade nova que surgiu após o forte impacto da Revolução Industrial

Por:   •  13/10/2015  •  Seminário  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas é uma especialidade nova que surgiu após o forte impacto da Revolução Industrial e sua principal finalidade é buscar o equilíbrio entre organização e pessoas, tornando-se uma peça fundamental sob o ponto de vista empresarial, é o departamento dentro da empresa, responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento Pessoal. Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área.

A empresa socialmente responsável tem como objetivo principal o tema Responsabilidade Social que se torna a cada dia mais visível e em destaque na sociedade. A responsabilidade social pode ser econômica, social e, até mesmo, individual, cujo intuito é entender quais as implicações que esse tipo de atividade acarreta para o sistema, bem como, suas legítimas intenções. Contudo, para que essa responsabilidade social seja praticada em um contexto que permita adquirir vantagem competitiva, deve ser disseminada como uma atitude estratégica que possibilite criar uma nova cultura dentro da empresa, sendo praticada e incorporada na gestão das principais áreas organizacionais, como produção, marketing, recursos humanos e finanças. As ações desenvolvidas pelas organizações deixam de ser voltadas exclusivamente para a comunidade e incluem, principalmente, práticas de gestão direcionadas à manutenção e qualidade de vida da comunidade interna e externa.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa de comércio Comercial Souza, localizada em Campo Azul na Avenida João Antônio de Almeida, foi criada pela empresária Eva Maria Souza para sustento de sua família e garantia de emprego para algumas pessoas da cidade, seu intuito foi criar a melhor empresa e a melhor qualidade de trabalho para seus clientes e trabalhadores. Na criação da empresa a empresária teve a colaboração de alguns familiares e amigos, iniciaram em um pequeno salão com apenas dois funcionários. A evolução foi impressionante, hoje funciona em seu próprio prédio com doze excelentes funcionários capacitados. O Comercial Souza tem como visão ser reconhecida e competitiva em toda a cidade e região, ser referência em confiabilidade, atendimento, qualidade, bem-estar e satisfação dos clientes. A sua missão é ser uma empresa competitiva, atendendo e superando as expectativas dos clientes e parceiros, fornecendo produtos seguros e com qualidade diferenciada, através da elevada qualificação dos funcionários, atuando com responsabilidade social e ambiental e gerando valor e qualidade de vida para os clientes e para a sociedade. Os valores da empresa destacam-se no amor e no respeito aos clientes, aos funcionários, aos produtos, as marcas, ao meio ambiente e a empresa em si, na excelência e qualidade, na responsabilidade social, na segurança e integridade, pois a segurança do trabalho reflete ao bem estar mais precioso do empregado: a vida.

Na empresa Comercial Souza, como todas as empresas, existe a área destinada aos Recursos Humanos, que pode também ser conhecida como gestão de recursos humanos, Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas, o RH é o responsável por selecionar pessoas qualificadas para cargos específicos, administrar e monitorar comportamentos e procedimentos internos, prover incentivos financeiros, alinhar seus colaboradores com as políticas da corporação e fazer a recompensa dos mesmos, além de promover treinamentos, cuidar da rentabilidade e relações trabalhistas dos funcionários. No caso dessa empresa o RH é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Ou seja, fazer com que toda a sociedade tenha sua necessidade atendida, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas dentro da empresa procurando fazer com que a empresa alcance as metas e os objetivos propostos através do tipo de comportamento, atitudes ou cultura. O RH auxilia em todas as atividades da empresa que impactam no comportamento e atitude das pessoas: estrutura organizacional, promoção, desligamento, recrutamento, seleção de pessoas, descrição de cargos, treinamento, desenvolvimento, desempenho, avaliação, pagamento de salários, benefícios sociais, comunicação interna, liderança, reestruturações, gestão de processos e metas, gestão de projetos, etc. a dificuldade está em atingir tais objetivos, pois cada empresa é única, assim como as pessoas que nela trabalham. A gestão de Pessoas trata também de reconhecer as habilidades das pessoas, aplicando cada colaborador onde melhor renderá dentro da instituição. As pessoas aqui são vistas como seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com