TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Enfermagem

Por:   •  5/2/2020  •  Abstract  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos de Enfermagem 19/11/2018.

ANAMNESE é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde que tem a intenção de ser o ponto inicial do diagnóstico de uma doença ou uma resposta humana aos processos vitais; o paciente é submetido a uma série de perguntas que ajudarão ao médico no diagnóstico/ tratamento/ exames.

Deve conter numa anamnese a identificação, queixa principal, história diagnóstica, história patológica progressa, história fisiológica, história social, história familiar, sinais vitais e dados antropométricos.

EXAMES CONTRASTADOS são exames radiológicos que utilizam meios de contraste para realçar estruturas anatômicas que são evidenciadas na imagem radiológica convencional. Permite a diferenciação entre estruturas vizinhas de densidades similares.

Os exames contrastados são apresentados com base nos sistemas urinário, digestório e reprodutor.

Definição dos contrastes:

  • Composição Química: iodados e não iodados.
  • Natureza Química: orgânicos (que possuem Carbono) e inorgânicos.
  • Solubilidade: hidrossolúveis, lipossolúveis e insolúveis.
  • Vias de Administração: oral, parental (endovenosa), intratecal (dentro do canal medular), endocavitário (direto no órgão), intracavitário (direto na ferida).

Os riscos decorrentes do uso do contraste podem ser classificados de acordo com a etiologia (causa), severidade (leve, moderada, grave e fatal) e o tempo de administração (imediatas até 30 min e tardias).

O grau de severidade das reações adversas do uso do contraste são:

  • Reações Leves: vomito, náusea, tosse, erupção cutânea.
  • Reações Moderadas: vômitos intensos, hipertensão, hipotensão...
  • Reações Graves: inconsciência, convulsões, parada cardiorrespiratória...

As contraindicações ao uso do contraste são: hipertireoidismo, insuficiência renal, gravidez e lactação.

Os órgãos que fazem parte do Sistema Urinário são: rins, ureteres, bexiga e uretra.

Urografia são os exames do trato urinário.

URETROCISTOGRAFIA RETRÓGRADA é um exame radiológico realizado para estudo de toda extensão da uretra, feita por meio de sonda Foley.

Os materiais necessários para Uretrocistografia Retrógrada são: soro fisiológico 0,9%, contraste iodado, gazes, luvas estéreis, seringa 20ml, cuba rim, anestésico gel 2%, sonda Foley, material antisséptico e pinça.

A UROGRAFIA EXCRETORA OU INTRAVENOSA (UVI) é o exame mais comum do trato urinário, o objetivo é visualizar a porção coletora do sistema urinário e avaliar a capacidade funcional dos rins.

O preparo do paciente/cliente consiste em refeição leve na noite anterior, laxante para limpeza intestinal, enema antes do exame, se necessário.

A PIELOGRAFIA RETRÓGRADA é realizada através de um cateter inserido no ureter distal e a PIELOGRAFIA ANTERÓGRADA é realizada após acesso percutâneo direto nos rins.

O material usado é o soro fisiológico 0,9%, contraste iodado, gazes, luvas estéreis, seringa 20ml, cuba rim, anestésico em gel 2%, sonda Foley, material antisséptico.

A CISTOGRAFIA tem como objetivo avaliar a anatomia, função e patologia do trato urinário; esse exame avalia a dinâmica urinária da bexiga.

O preparo para o exame consiste em laxativo na noite anterior, jejum de 4h antes do exame e protetor de chumbo de gônadas para o sexo masculino.

O material usado consiste em material para limpeza e antissepsia (clorexidina), campo fenestrado, cuba rim, sonda Foley, anestésico gel 2%, esparadrapo e micropore, soro fisiológico 0,9% e luvas estéreis.

Os órgãos que fazem parte do Sistema Digestório são: boca, faringe, esôfago, estomago, duodeno, pâncreas, fígado, vesícula biliar, intestino delgado, intestino grosso, reto, anus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com