TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Éticos

Por:   •  28/1/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

Princípios éticos:

Princípio da Beneficência : requer que sejam atendidos os interesses importantes e legíFmos dos indivíduos. Dever de fazer o bem; Dever de cuidar, de proteger os fracos e vulneráveis; Dever de advogar, defendendo os direitos dos que são incapazes ou temporariamente inaptos para se defenderem.

• Princípio da Não Maleficência : propõe a obrigação de não infligir dano intencional. Não prejudicar; Não causar danos; Minimizar os prejuízos.

• Princípio da Autonomia: é a capacidade de pensar, decidir, agir de modo livre e independente. Toda a pessoa tem por consagrado o direito de ser autor do seu próprio desFno, e optar pelo caminho que quer dar a sua vida.

• Princípio da Justiça: Exige equidade na distribuição de bens e beneecios no que se refere aos cuidados de saúde. Reconhecimento de necessidades diferentes, na distribuição de beneYcios e serviços de saúde. Disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um a par+r das suas diferenças. Dever de jus+ça universal (igual oportunidade para os indivíduos). Dever de tratar as pessoas como fim em si mesmas, e nunca como um meio para a+ngir um fim. Dever de evitar descriminação, abuso ou exploração das pessoas, com base na raça, idade, sexo, classe, género ou religião.

Processo de enfermagem (são 5)

(1) Avaliação ou apreciação inicial: recolha sistemática de dados relacionados com a pessoa de quem se cuida;

(2) Diagnóstico de enfermagem: análise dos dados com o objetivo de identificar os problemas; (3) Planeamento: processo que consiste na iden?ficação de obje?vos e de resultados esperados pelos clientes e na escolha de intervenções de enfermagem para a obtenção dos resultados; é focado nas necessidades e no bem-estar do cliente

; (4) Implementação: execução das intervenções de enfermagem iden?ficadas no planeamento, ou seja, execução do plano de cuidados;

(5) Avaliação: evolução quanto aos resultados iden?ficados e monitorização da eficácia das intervenções de enfermagem.

Florence

Foi a fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos. Ela deu à enfermagem uma reputação favorável e tornou-se um ícone da cultura da era vitoriana, especialmente pelo apelido de "A Dama da Lamparina", por realizar rondas se utilizando deste instrumento para auxiliar soldados feridos à noite.

As conquistas de Nightingale na Guerra da Crimeia foram de relevante importância do seu trabalho posterior na profissionalização das funções de enfermagem para mulheres. Foi pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Em 1860, ela lançou as bases da enfermagem profissional com o estabelecimento de sua escola de enfermagem no Hospital St. Thomas em Londres. Foi a primeira escola secular de enfermagem do mundo, hoje

2 tipos de intervenção autónoma e interdependente ( o que são)

-Consideram-se autónomas as ações realizadas pelos enfermeiros, sob sua única e exclusiva iniciativa e responsabilidade, de acordo com as respetivas qualificações profissionais, seja na prestação de cuidados, na gestão, no ensino, na formação ou na assessoria, com os contributos na investigação em enfermagem.

- Consideram-se interdependentes as ações realizadas pelos enfermeiros de acordo com as respetivas qualificações profissionais, em conjunto com outros técnicos, para atingir um objetivo comum, decorrentes de planos de acção previamente definidos pelas equipas multidisciplinares em que estão integrados e das prescrições ou orientações previamente formalizadas.

Enfermeiro tem papel de advogado do doente (proteção dos doentes, modelo de respeito, direitos, valores

tem como objetivo a melhoria da autonomia dos doentes, o respeito pelos seus direitos e a proteção contra o erro ou negligência em cuidados de saúde.

O que é um dilema ético

Uma situação específica na qual uma escolha tem que ser feita entre alterna\vas, ambas indesejáveis, ou, em é+ca, uma situação que envolve um choque de princípios ou deveres.

Epistemologia como surgiu e evoluiu

• A epistemologia surgiu no período clássico, com os filósofos pré-socrátcos - Sócrates, Aristóteles e Platão.

Cada um deles cria um método para explicar as suas ideias, prescindindo dos mitos para chegar às suas conclusões de maneira racional. A epistemologia ganha força na Idade Moderna quando as ideias do Humanismo, Renascimento, Iluminismo foram ganhando espaço na sociedade. Um dos objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com