TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARADA CARDÍACA EM SEPSE NEONATAL

Por:   •  13/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 13

O Processo De Parada Cardíaca Em Pediatria – Revisão Sistematizada Da Literatura

Edmar Jorge Feijó¹

Ana Paula de Oliveira Nogueira²

Andréia Sardanha Ezequiel³

Damiele Silvia Dias da Costa⁴

Graziela Alvim Marinho⁵

Hugo Quintanilha Martins⁶

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo, a constituição de uma revisão literária quanto a literatura ja observada em relação as condutas de ressuscitação cardiopulmonar em pediatria, a fim de compreender a importância da capacitação e habilidades da equipe profissional quanto ao manuseio diante das circunstâncias de parada cardiorespiratória.  Para a elaboração de tal, como metodologia, usufruiu-se das bases de dados Revista Brasileira de Enfermagem, BVS, Google Acadêmico, ABSC HEALTH SCIENCE, REDALYC. A parada cardiorespiratória é uma interrupção abrupta das funções cardíacas, respiratórias e cerebrais e esta requer tomada de decisão e condutas rápidas afim de reverter a situação evitando danos e maiores consequências. Diante disto, o profissional enfermeiro deve estar altamente capacitado com domínios práticos e teóricos com o intuito de que este possa conduzir a equipe e realizar os procedimentos necessários durante o processo de forma segura e eficaz.

Palavras-chave: Parada Cardíaca, Neonatal. Pediatria. Enfermagem.

[pic 1]

¹Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Titular da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - enflife@gmail.com

² Ana Paula de Oliveira Nogueira. Aluna do curso de Enfermagem/Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Nogueira.paula@icloud.com

³ Andréia Sardanha Ezequiel. Aluna do curso de Enfermagem/Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - andreia.ezequiel@hotmail.com

 Damiele Silvia Dias Da Costa Do Nascimento. Aluna do curso de Enfermagem/Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) -  Damisilvia@hotmail.com

 Graziela Alvim Marinho. Aluna do curso de Enfermagem/Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - grazielalvim@gmail.com

 Hugo Quintanilha Martins. Aluna do curso de Enfermagem/Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - hugo_second12@hotmail.com


ABSTRACT

        The purpose of this research was to compile a literature review of the literature on cardiopulmonary resuscitation in pediatrics, in order to understand the importance of the training and skills of the professional team regarding the management of cardiopulmonary arrest conditions. For the elaboration of such, as a methodology, we used the databases Brazilian Journal of Nursing, VHL, Google Academic, ABSC HEALTH SCIENCE, REDALYC. Cardiopulmonary arrest is an abrupt interruption of cardiac, respiratory and brain functions and this requires decision-making and rapid conduct in order to reverse the situation avoiding damages and greater consequences. In view of this, the professional nurse must be highly qualified with practical and theoretical domains in order that it can lead the team and perform the necessary procedures during the process in a safe and effective.

Key words: Cardiac arrest, Newborns. Pediatrics. Nursing.

Sumário        

Resumo        1

ABSTRACT        2

Introdução        4

Metodologia        6

Resultados e discussão        8

Conclusão        10

Bibliografia        11

Introdução

A parada cardiorespiratória (PCR) é a principal causa de óbito na América do Norte, afetando mais de 450 mil pessoas por ano. Em países Europeus, tal ocorrência é responsável por 350 mil mortes. No Brasil, os dados encontrados sobre a mortalidade após a ocorrencia ainda é escasso. Porém, sabe se que em nosso país, aproximadamente 250 mil mortes por ano, resultam de doenças cardiovasculares como arritmias cardiovasculares e pcr. (CAMPANHARO et. Al. 2016)

De acordo com Carvalho et. Al. (2015), as primeiras orientações para padronizar a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) ocorreram em 1960, através da divulgação do anestesista Dr. Peter Safar. As diretrizes de rcp mudaram substancialmente a perspectiva de vida daqueles que sofreram a PCR e este sofreu diversas atualizações desde então, sob o comanda liderança da American Heart Association (AHA) que teve nos últimos 17 anos uma abrangência e aceitação internacional.

A parada cardiorespiratóra é caracterizada por cessação abrupta das funções cardíacas, respiratórias e cerebral, podendo esta ser comprovada pela ausência de pulso central, seja ele carotídeo ou femoral, de movimentos respiratórios (apnéia), além de um estado de consciência alterado. (SANTOS 2017).

Santos et. Al. (2015) também diz que, a pcr em crianças engloba um dimensionamento de medicação, aparelhos e técnicas específicas a depender do quadro clínico e faixa etára da criança. Para isto, deve haver uma boa preparação dos profissionais e  educação continuadaa. Durante uma morte eminente, cabe ao profissional enfermeiro, a comunicação da morte e o conforto da família, sendo também parte de seu serviço, estar motivado em práticas sociais, apesar da função não ser privativa apenas deste profissional.

As medidas gerais, ou procedimentos com base no protocolo de rcp, baseiam-se em uma sequência ideal de ações que ao serem adotadas imediatamente, podem melhorar as funções cerebral, cardíaca e pulmonar. Campanharo et. Al.  (2016). Tais procedimentos incluem uma sequencia que se inicia pelo reconhecimento do “mal subito”, identificando de forma precoce os sinais e sintomas de ataque cardíaco ou deterioração hemodinâmica, com suporte básico de vida e assim que possível, o suporte avançado de vida, como as manobras de rcp e desfibrilação, respectivamente. (CAMPANHARO et. Al. 2016).

Ribeiro et. Al. (2016), em sua pesquisa, enfatiza a necessidade da atualização de todos os profissionais da equipe profissional de saude quanto aos procedimentos de reanimação, já que, mais cedo ou mais tarde, eles acabam tendo que aplicar as manobras necessárias quando na ausência ou na espera do profissional capacitado para tal.  

        Como cita Pinheiro (2017), um exemplo disso, são os bebês nascidos de parto a fórceps apresenta as piores condicões ao nascer, portanto, estão mais propensos a necessidade de reanimação neoatal e internação em unidades de terapia intensiva (UTI).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (321.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com