TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sensibilidade Superficial é Conduzida Pelo Trato Espinotalamico (via anterolateral)

Por:   •  2/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

A sensibilidade superficial é conduzida pelo trato espinotalamico (via anterolateral), e avalia temperatura, sensação dolorosa e tátil, já a sensibilidade profunda está relacionado ao sistema coluna dorsal lemnisco medial, no funículo posterior (fascículos grácil e cuneiforme), e avalia a propriocepção consciente e sensibilidade vibratória ou palestésica (vibratória).  A importância do exame clinico de sensibilidade superficial e profunda é para verificar a integridade das vias de condução, pois são vias diferentes de recepção de sensações, e com isso é possível descobrir onde é a possível lesão.

Neuropatia periférica refere-se a um dano no sistema nervoso periférico, ou seja, uma vasta rede de nervos que transmite informações do sistema nervoso central para o resto do corpo. Nervos periféricos também trazem informação quanto a sensibilidade para o sistema nervoso central, ou seja, das vias efetentes e aferentes. A neuropatia periférica distorce e algumas vezes até interrompe as mensagens trocadas entre sistema nervoso central e a periferia do organismo. Algumas pessoas podem queixar-se de formigamento temporário (“parestesia”), sensação de agulhas perfurando corpo, choques ou queimação, bem como fraqueza da musculatura. Alguns podem se queixar de queimação (especialmente à noite), paralisia muscular, até disfunção endócrina. Algumas formas de neuropatia podem danificar apenas alguns nervos, e são chamadas de “neuropatias”. Mais freqüentemente, múltiplos nervos em diferentes membros estão atingidos simetricamente, causando a “polineuropatia”.

A neuropatia diabética (ND) é a complicação crônica mais comum e mais incapacitante do diabetes mellitus (DM), A ND é causa de cerca de dois terços das amputações não traumáticas. ND é definida por "sinais e/ou sintomas de disfunções nervosas periféricas, manifestadas em indivíduos com diabetes mellitus. As lesões vasculares primárias são a causa da neuropatia focal ou multifocal, e as alterações metabólicas, da polineuropatia.

Conclusão:

Nesta aula podemos compreender alguns princípios da sensibilidade superficial e profunda. Esses princípios servem de base para o entendimento das vias de transmissão da sensibilidade que podem ser estimuladas através do tato, pela temperatura, dor, vibração, propriocepção, entre outros. Esses conceitos são imprescindíveis para orientar os conhecimentos mais aprofundados da neurofisiologia, e o estudo das sensações somáticas, pois eles se relacionam diretamente com processos fisiológicos normais e podem levar a achados patológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com