TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO ACADÊMICO III BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Por:   •  26/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.133 Palavras (13 Páginas)  •  4.528 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

FERNANDA DA SILVA OLIVEIRA
ARIANE SANTANA DE BARROS

PORTFÓLIO ACADÊMICO III

Feira de Santana

2016


FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

FERNANDA DA SILVA OLIVEIRA
ARIANE SANTANA DE BARROS

PORTFÓLIO ACADÊMICO III

O presente trabalho tem como objetivo resumir as aulas ministradas do dia ..., sendo um trabalho realizado na disciplina de Administração em Serviço de Enfermagem do Curso de Enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) solicitada pelas professoras Ana Cristina e Charline Almeida Portugal.

Feira de Santana

2016

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
  2. APRESENTAÇÃO DA TECNICA DO PORTFÓLIO
  3. SEGURANÇA DO PACIENTE
  4. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM ENFERMAGEM
  5. O PAPEL DO ENFERMEIRO NA CCIH
  6. ACREDITAÇÃO HOSPITALAR
  7. CONCLUSÃO

REFERÊNCIA

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Administração em Serviço de Enfermagem é de fundamental importância para os futuros profissionais terem a compreensão  da administração geral e sua contribuição para o desenvolvimento da Administração em Enfermagem. Tomando como apoio o fato de que a administração se aplica em todos os departamentos da vida, a enfermagem também se inclui nessa globalização. A enfermagem é formada por uma equipe onde se encontra profissionais técnicos em enfermagem e o enfermeiro que por sua vez é o líder da equipe e tem como objetivo a realização de determinadas atividades pelas quais depende do desempenho de sua equipe para a assistência ser de uma forma eficiente, entende-se que é necessário que haja no enfermeiro o perfil de líder, para que assim estimule e influencie sua equipe a alcançar os objetivos. Na enfermagem, planejar e executar atividades são imprescindíveis para garantir assistência com qualidade.Em síntese pode-se dizer que na enfermagem, a função administrativa, consiste no planejamento da assistência, no provimento de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros, bem como a tomada de decisão, na supervisão e na liderança da equipe de enfermagem provisão de recursos necessários à implantação do plano terapêutico de Enfermagem, utilizando no decorrer desse processo ações de comando, coordenação e controle da equipe de trabalho (VICENTIN et al, 1991).

APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DE PORTFÓLIO

Com o objetivo de demonstrar o aprendizado adquirido em cada aula do período entre o dia 25/08/2016 até o dia 29/09/2016 aulas ministradas sobre: Liderança em Enfermagem, Educação Continuada/ Capacitação Permanente, Planejamento Local em Saúde – PES, Dimensionamento de pessoal, Escala de distribuição de pessoal, Auditoria em Enfermagem, Comunicação em enfermagem e supervisão em enfermagem e avaliar o próprio desempenho com relação ao assunto ministrado o portfólio é um instrumento que pode se comparar a um diário de aprendizagem onde registramos, constantemente nossas dúvidas e nossas conquistas.  Logo é possível utiliza-lo para ajudar no processo de aprendizagem e para que se possa avaliar se o processo está realmente acontecendo de forma satisfatória. Este portfólio da disciplina de Administração em Serviços de Enfermagem da Faculdade Anísio Teixeira solicitado pelas docentes Ana Cristina F. Franqueira e Charline A. Portugal também é útil para avaliação da forma de ensino, de forma a descobrir possíveis falhas e investir em ações de melhoria para garantir uma maior qualidade de ensino. Durante a construção do portfólio percebemos a importância de obtermos uma visão mais ampla do tema e da disciplina, melhoram o aprendizado e a comunicação com o docente ao nos aproximar para tirar dúvida, relatar experiência e outras informações importantes. A principal dificuldade encontrada foi a falta de habilidade para a comunicação escrita como de expressão, entretanto o desenvolvimento do trabalho diminuiu essa problemática.

  1. SEGURANÇA DO PACIENTE

Portaria GM/MS nº 529/2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, importância cada vez maior para os pacientes e suas famílias, para os gestores e profissionais de saúde no sentido de oferecer uma assistência segura.

O principal risco que podem levar ao erro é a falta de conhecimento adequado para exercer a profissão. A OMS afirma que a segurança dos pacientes é um princípio fundamental dos cuidados de saúde, pois cada etapa do processo de prestação de cuidados possui certo grau de insegurança inerente. A partir disso, surgem diversos questionamentos sobre medidas que devem ser tomadas a fim de reduzir ao máximo possível os riscos enfrentados por quem precisa de cuidados médicos e hospitalares. Tendo em vista que a equipe de enfermagem representa praticamente 60% da força de trabalho em saúde, não há dúvidas de seu papel fundamental nos processos que envolvem a atenção ao paciente. É vital que a categoria lance um novo olhar sobre suas práticas cotidianas e identifique possíveis falhas no processo de gerar erros.

Geralmente os erros ocorrem por falta de comunicação entres os profissionais da equipe. Entre os principais fatores que contribuem para o erro de enfermagem estão: falha na educação permanente, duplo vínculo empregatício, baixa remuneração, precárias condições de trabalho, carga horária exaustiva, falta de qualificação e capacitação profissional, déficit de profissionais, em especial de enfermeiro.

Todos os profissionais de saúde assim como todos os seres humanos são suscetíveis a erros, e isso não é diferente na atenção ao paciente, cabe ao sistema criar mecanismos para que o erro não atinja o paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com