TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE ICESP PROMOVE DE BRASÍLIA BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.386 Palavras (10 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

FACULDADE ICESP PROMOVE DE BRASÍLIA

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Conceição Amado

Ivoneide chaves

Brasília– DF

2015

[pic 3]Atuação do Enfermeiro  na Coleta de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário - SCUP

Projeto de Pesquisa apresentado para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso I, em cumprimento parcial às exigências do Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade ICESP Promove, do Distrito Federal.

Orientadora: Judith Aparecida Trevisan

Brasília - DF

2015


Sumário

Introdução        4

Hipótese        5

Justificativa        5

Objetivo Geral        5

Objetivo específico        5

Referencial Teórico (Revisão de Literatura)        6

Metodologia        10

Cronograma de Atividades        11

Referências Bibliográficas        12


Introdução[a]

Cada parágrafo deve conter de 6 a 8 linhas

Utiliza a idéia do autor e transcreve com suas palavras

Citar autor e ano

ABNT

No Brasil, a população passa por um rápido processo de envelhecimento, devido à significativa redução da taxa de fecundidade desde meados da década de 1960 e ao aumento da longevidade dos brasileiros. A taxa de fecundidade total passou de 6,28 filhos por mulher em 1960 para 1,90 filhos em 2010, uma redução de cerca de 70%. No mesmo período, a expectativa de vida ao nascer aumentou 25 anos, chegando a 73,4 anos em 2010 (IBGE, 2012).

O envelhecimento populacional teve um aumento significativo nos últimos anos. Essa transição demográfica está favorecendo grandes modificações e impactos na sociedade, nos setores da saúde, da assistência social, no mercado de trabalho, na infra-estruturar urbana e nas políticas públicas. Entretanto, é necessário promover ações eficazes e oportunas, que viabilizem que essa população tenha um crescimento quantitativo e qualitativo (SOUZA, 2006).[pic 4]

No Brasil, a visão da velhice na última década pode ser atestada não só pelos dados divulgados pela mídia, mas, também pela pratica de vida diária dos habitantes das cidades, que hoje convivem com idosos nos domínios da vida privada e perante a sociedade. Porém, de pouco a pouco a velhice atrai a atenção da sociedade. ÀVILA et al (2007).

Todavia, as circunstâncias mostram que a sociedade brasileira não está pronta adequadamente para auferir essa faixa da população. Muitos idosos são rejeitados por suas próprias famílias; quando não, são deixados em instituições que não têm estruturas apropriadas e não recebem amparo e ajuda necessária dos órgãos governamentais, como também, de empresas privadas. Muitos desses idosos enfrentam problemas diversos tais como: saúde fraca, habitação, alimentação, dificuldades de relacionamento, isolamento, carência e inutilidade. JUNIOR, (2005).

Em um estudo realizado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destaca que pessoas com 60 anos ou mais de idade equivale hoje cerca de 8,5% da população brasileira, entanto em 1990 a representação era de aproximadamente 6,7%. Este aumento é resultado do declínio nas taxas de natalidade e o aumento demográfico no país. ESTEVES, (2009).

Dessa maneira, o turismo constitui uma ferramenta que auxilia na promoção da qualidade de vida do idoso, podendo descrever através da literatura a importância que os eventos sócio educacionais, culturais e de lazer, promovem na vida da população idosa. (TAVARES, 2012).

Na opinião de Esperança et al (2009). O turismo representa um papel fundamental para os idosos, pois oportuniza a eles saírem da rotina diária, podendo ser um meio propagador de autoconhecimento, influenciando o aumento do nível da autoestima e de realização pessoal.

A grande maioria das pessoas pretende gozar uma velhice longa, com isso o envelhecimento bem sucedido passa ter maior relevância, principalmente na atualidade. A partir de que, se entende que a velhice não é obrigatoriamente doença e afastamento, e sim que a pessoa idosa tem capacidades para mudanças e muitas reservas desconhecidas. No entanto, eleve-se a consciência de que o idoso quanto mais atuante e envolvido em seu meio social sentindo mais feliz e completo, menos encargo irá trazer para os familiares e serviços de saúde. JUNIOR, (2005).

A participação da terceira idade no turismo vem crescendo, entretanto, o turismo nessa faixa etária é um tema ainda carente de estudos que busquem entender e compreender melhor suas preferências, anseios e expectativa. Portanto, este estudo é relevante no sentido de contribuir para a terceira idade, notadamente entrelaçado ao turismo.

Hipótese

Quais  seriam os possíveis  benefícios do turismo ao idoso?

Justificativa[b]

No decorrer da vida acadêmica observou-se que a participação das pessoas da terceira idade no turismo vem crescendo, entretanto, a inclusão dessa população  nessa faixa etária é um tema ainda carente de estudos que busquem entender, e compreender, melhor, suas preferências, anseios, e expectativa. Este estudo é relevante no sentido de contribuir para a comunidade acadêmica e a população no que tange a inclusão do idoso nos meios de socialização.

Objetivo Geral

Atuação do Enfermeiro  na Coleta de Sangue do Cordão Umbilical e Placentário - SCUP

ABRANGER  ATRAVES DA LITERATURA QUAL É A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NA COLETA DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO

Objetivo específico

Descrever   a conduta do profissional enfermeiro no Pre – Natal, momento do parto e no puerpério no que refere-se as praticas de orientação a gestante, bem como Leis e normativas que estabelecem os critérios para a coleta.

Referencial Teórico (Revisão de Literatura[c])

Cancela, (2005). Salienta que o envelhecimento não pode se definir por um estado, mas por um processo de perda das suas características naturais, não é possível definir uma data para seu início, pois a sua velocidade é gravidade varia de pessoa para pessoa. Contudo, pode-se dizer que os indivíduos envelhecem de diferentes formas. Junior (2005), salienta que a pessoa contempla durante o envelhecer é definido por regras sociais nem sempre modernos e aceitáveis que impedem de executar aquilo que está hábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (82.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com