TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.944 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Daniele Erichsen da Silva

Prof. Thayne Woycinck Kowalski

Cachoeirinha, Abril de 2020

  1. INTRODUÇÃO

       A infertilidade é um dos problemas mais antigos que atingem o ser humano. A vontade de perpetuar a espécie continua forte e tão frequente no âmago de cada indivíduo. Vários estudos já foram realizados nessa área e inúmeras descobertas foram aos poucos realizadas com o passar dos anos, dando muita esperança a vários casais que possuíam dificuldades em ter filhos biológicos. A primeira grande experiência finalizada com sucesso foi em 25 de julho de 1978, com o nascimento de Louise Brown, o primeiro bebê gerado por fertilização in vitro, o famoso bebê de proveta. Este foi um marco importante no desenvolvimento das técnicas de reprodução assistida.

        Após esta experiência, a Embriologia e Reprodução Humana têm apresentado resultados sensacionais. Este trabalho, irá abordar a evolução da reprodução humana assistida, trazendo os métodos de fertilização existentes, assim como o trabalho desenvolvido pelos biomédicos que atuam nesta área. Hoje em dia, esse tema é de suma importância e provoca certa polêmica no âmbito ético e também jurídico. Além disso, há diversos contrapontos quanto a esse grande progresso da biotecnologia. Por um lado, o aprimoramento da reprodução assistida resultou em grandes benefícios às pessoas consideradas incapazes de gerarem filhos e por outro fez surgir vários questionamentos e preocupações sobre o valor da vida humana e do poder que o homem tem de interferir na vida humana. Pode-se concluir, de início, que haverá reprodução assistida sempre que ocorrer qualquer tipo de interferência médica para viabilizar ou facilitar a procriação.

  1. CONCEITO DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

         

       Trata-se de um conjunto de técnicas, utilizadas por médicos especializados, que tem por objetivo facilitar ou viabilizar a procriação por homens e mulheres com problemas de fertilidade. Geralmente, ao se falar em reprodução assistida, é associada à ideia de inseminação artificial e/ou fertilização in vitro, como se a reprodução assistida se limitasse apenas ao uso dessas técnicas e suas variantes, nas quais não há a forma de procriação natural, ou seja, pelo sexo.

  1. TÉCNICAS DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA

            Conforme Souza (2010), no Brasil, ainda não há uma lei específica que    regulamente as técnicas de reprodução humana assistida. Por este fato, utiliza-se como parâmetro a Resolução nº 1.358/92 do Conselho Federal de Medicina, que edita normas éticas, estabelece princípios gerais para a utilização das Técnicas de Reprodução Assistida, define os usuários e as responsabilidades das clínicas, dispõe sobre a doação e criopreservação de gametas e pré-embriões, além de orientar sobre a utilização de pré-embriões para diagnóstico e tratamento e também estabelece regras a respeito da barriga de aluguel.

            Souza (2010) afirma que as Técnicas de Reprodução Assistida podem ser classificadas em:

- Intracorpóreas: É a famosa inseminação artificial, que é o método pelo qual se insere o gameta masculino no interior do aparelho genital feminino, o que possibilita a fecundação dentro do corpo da mulher. Há a inoculação, a introdução do sêmen na mulher, não havendo qualquer tipo de manipulação externa do óvulo ou do embrião.

Figura 1 – Inseminação Artificial

[pic 2]

Fonte: http://drrodrigorosa.com.br/2015/05/11/quando-esta-indicada-a-inseminacao-artificial-4/

- Extracorpóreas: A fertilização in vitro, pela qual recolhem-se o óvulo e o espermatozoide, faz-se a fecundação fora do corpo humano em um tubo de ensaio ou mídia de cultivo sendo, logo após, o óvulo fecundado transferido para o útero materno. Através deste processo que se gera o chamado bebê de proveta.

Figura 2 – Fertilização In Vitro

[pic 3]

Fonte: https://fertilidade.org/content/fertilizacao-vitro

- Transferência Intratubária de Gametas (GIFT): Essa técnica é uma variação da Fertilização In Vitro. Possui cerca de 26% de sucesso e custa, aproximadamente, metade da Fertilização In Vitro A GIFT consiste na captação dos óvulos da mulher, através de laparoscopia, e o esperma do homem, colocando-se ambos os gametas em uma cânula especial, devidamente preparados, introduzindo-os em cada uma das trompas de falópio, lugar onde acontece naturalmente a fertilização.

- Transferência Intratubária de Zigotos (ZIFT): Esse procedimento é uma variação da GIFT. Trata-se da introdução de zigotos, que foram fertilizados in vitro, nas trompas uterinas da mulher, deixando-o percorrer seu próprio caminho. A diferença entre a ZIFT e a GIFT está no momento da fecundação. Ao contrário da GIFT, a fertilização na ZIFT é externa ao corpo da mulher. Também possui uma taxa baixa de sucesso, cerca de 23%. - Homólogas: utilizam-se os gametas do próprio casal.

- Heterólogas: utilizam-se gametas masculino ou feminino ou ambos de doadores.

       Assim como em qualquer outra gestação, o bebê está sujeito a problemas de saúde que podem surgir futuramente. Hinkle & Cheever (2016) afirmam que, embora o doador passe por uma avaliação médica para assegurar que seu sêmen esteja livre de anomalias genéticas e de doenças sexualmente transmissíveis (DST), os espermatozoides doados, por exemplo, podem apresentar uma doença genética de manifestação tardia, sem que o doador, de fato, tenha consciência de que esta doença existe, o que é algo muito difícil de se prever.

  1. INFERTILIDADE HUMANA

       As técnicas de reprodução assistida têm a função de ajudar na resolução dos problemas de infertilidade humana, auxiliando no processo de procriação quando outras técnicas terapêuticas não obtiveram o sucesso esperado. As técnicas de reprodução assistida podem servir como aliadas ao casal que possui algum problema que impeça por meios naturais a gestação de um filho e auxiliar na realização de um sonho e completando, assim, sua família. A busca pela fertilização em qualquer de suas formas, tem como objetivo principal a construção de um núcleo familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (90.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com