TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA PEDIATRIA E O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À ASSISTÊNCIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: O LÚDICO NA PEDIATRIA E O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE À ASSISTÊNCIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

SILVA, Alisson Bruno Ribeiro. 2017

Academico de Enfermagem:

Orientadora: Ana Lígia da Silsa Souza

Introdução:

O lúdico se trata de uma forma de envolvimento prazeroso, com o uso de técnicas de incluir a criança em algo que não venha ser de seu cotidiano. Vale ressaltar que na década em que vivemos, existe grande escassez de entretenimento que possa chamar a atenção das crianças para determinados assuntos, mostrando ao mesmo, que existem diversas formas de fazer uma consulta de enfermagem que por vezes o amedronta, se torne algo divertido e essencial. Cabe ao enfermeiro saber lidar com essa criança, e adotar as práticas prazerosas de forma que possa estreitar os laços. Diante dessa, utilizando formas que venha abrigar as necessidades do enfermeiro ao realizar seu trabalho, e a praticidade de promoção a consulta ao paciente. A confiança de uma criança é difícil de ser conquistada, e o profissional precisa estar preparado e treinado para lidar com o público infantil, acima de tudo a vontade de fazer com que a consulta tenha dinâmica e entretenimento. Sendo realizadas todas essas ações de melhorias, a criança irá perceber que o enfermeiro deixa de ser o vilão da historia que tanto lhe põe pavor, passando a ser seu herói que cuida e dedica atenção.

Objetivo:

Metodologia:

O presente estudo se tratou de uma pesquisa descritivo-exploratória do tipo revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu no período de Julho a Novembro de 2017, com bases de dados disponíveis na internet: Scielo (Scientific Electronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Google Acadêmico.

Os descritores e suas associações usados para a busca de artigos foram: “Lúdico”, “Humanização” e “Pediatria”. A amostra foi composta por 28 artigos, científicos publicados em revistas indexadas. Aos critérios de inclusão usados no estudo foram: Publicações no idioma Português, nos 10 últimos anos, e que se introduziram em alguns dos objetivos específicos no seu resumo. Foram excluídos 5 artigos por não fornecerem informações relevantes para a elaboração deste trabalho. Após seleção dos materiais, os artigos foram lidos, resumidos, e divididos em três capítulos

Resultado e discussão:

Considerações Finais:

Pelo exposto, sugere-se que os profissionais enfermeiros busquem novos métodos de atendimentos se tratando da pediatria. O acolhimento lúdico deve ser centralizado nos pressupostos de que a criança é o principal protagonista da consulta. Os profissionais da atenção primária tem importante presença no cotidiano dos pacientes, por se tratarem de uma atenção que deve ser prestada antes do paciente necessitar ir a um hospital. Devendo ser procurado diminuir fatores que possam influenciar em um atendimento sem humanização.

Referencias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com