TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Patologia

Nome

LAIS CORTEZ PEREIRA DA SILVA

RA

1299527886

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Patologia

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina de patologia, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta principalmente o sistema nervoso central causando lesões irreversíveis ao cérebro, onde o sistema imunológico do paciente corroí a bainha de mielina na qual é a proteção dos nervos do cérebro. Esse dano na bainha de mielina causa interferências na transmissão as informações ao cérebro.

Então para se promover aos alívios dos sinais e sintomas da doença procura-se manter o equilíbrio do organismo do paciente, nos policiando ao ambiente em que o paciente vive. Onde estudos mostram que ate mesmo os hormônios sexuais podem causar a doença em questão: Progesterona e Estrógeno. Importante estabilizar o paciente, pois para evitar algum tipo de infecção e etc.

No estudo de caso em questão a paciente recentemente perdeu um familiar na qual desencadeou o surto da doença pela mesma estar se negando a tomar as medicações corretamente e mudando seus hábitos diários. No percorrer da história conclui-se que os familiares do paciente não apresentou nenhum tipo de precedentes a doença, mais levando em consideração a paciente teve os suposto surtos da doenças por estresse e tristeza profunda pela possível perda.

A associação entre depressão e esclerose múltipla(EM) apresenta prevalência que varia de 35 a 54%, sendo que 15% dos portadores de EM morrem por suicídio com taxa de suicídio entre esses doentes 7,5 vezes maior que na população geral. (Souza Andrade Filho,2006). O risco de depressão em pacientes com esclerose múltipla (EM) é de aproximadamente 50% ao longo da vida. A depressão acarreta sofrimento psíquico, diminui a aderência ao tratamento, piora a qualidade de vida, e aumenta o risco de suicídio em pacientes com EM.


Desenvolvimento

Passo 1. A.Os sintomas da esclerose múltipla são diversos e variam entre cada paciente. Isso porque o sintoma depende do local em que a inflamação neuronal ocorre. Por exemplo: se a inflamação atingir o nervo ótico, o sintoma será de padrão visual, ou seja, baixa visual, turvação visual ou até perda completa da visão. Conheça os sintomas mais comuns da esclerose múltipla:

 Alterações sensitivas: Podem aparecer em forma de dormência em lugares do corpo, distúrbios de sensibilidade, como: queimação ou choque.

Alterações visuais: A perda de visão por determinado período de tempo

Síndrome labiríntica: Tonturas e vertigens também são comuns em pacientes com esclerose múltipla.

Fraqueza e fadiga: Fadiga é uma reclamação dos pacientes com esclerose múltipla, que pode interferir nas habilidades funcionais em casa e no trabalho.

B.Sim, pois assim o médico já ira estabilizar o surto da doenças com medicamentos e mudança de hábitos alimentares e atividades físicas.

C- Primeiramente foi buscar estabilizar o psicológico do paciente que estava debilitado pela perca do ente querido.Orientar familiares também que mudança na rotina da paciente é essencial não para cura da doença mais para estabilizar os surtos para não provocar mais danos neurológicos a paciente. Mudança de alimentação, freqüentemente praticar exercícios físicos e tomar as medicações no horário corretamente.

Passo 2- A doença neurodegenerativa Esclerose Múltipla é também uma doença auto-imune, onde o próprio corpo ataca suas células, pois as enxerga como se fossem corpos estranhos, e com isso causa diversos danos. Nessa doença a bainha de mielina dos neurônios é destruída, e os sintomas que a pessoa apresenta são vários, como: fraqueza, descordenação dos movimentos do corpo, dores e rigidez nas articulações, dificuldade de pronunciar palavras, dentre outras. Para saber mais sobre esclerose múltipla, acesse o link Esclerose Múltipla. A EM não é considerada uma doença hereditária. No entanto, tem-se verificado que algumas variações genéticas aumentam o risco de vir a desenvolver a doença. O risco de contrair EM é maior nos familiares de um indivíduo com a doença do que na população em geral, em particular entre irmãos ou entre pais e filhos. A doença apresenta uma taxa de recidiva familiar de 20%. Em casos de gêmeos monozigóticos, a concordância ocorre em 35% dos casos, enquanto que entre irmãos é de apenas 5% e ainda menor no caso de meios-irmãos. Isto demonstra que a susceptibilidade à doença é em parte poligênica,e parece ser mais comum em certos grupos étnicos do que outros(Clanet M. junho 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (484.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com