TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia Benigna da Mama

Por:   •  13/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 13

 

 

 

 

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

UNIFACEMA

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PATOLOGIA BENIGNA DA MAMA: ESTUDO DE CASO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAXIAS-MA

2023

ÂNGRA MARIA DE SOUSA FERNANDES

MIRLANE COSTA BRITO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PATOLOGIA BENIGNA DA MAMA: ESTUDO DE CASO

 

 

 

 

        TRABALHO         REALIZADO         PARA         A

DISCIPLINA DE ENFERMAGEM NOS

CUIDADOS CLÍNICOS CIRÚRGICO NO

ADULTO E IDOSO, MINISTRADO PELA

PROFESSORA LAIANNY LUIZE LIMA E SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAXIAS-MA

2023

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

 

 

A patologia benigna da mama refere-se a um grupo de condições não cancerosas que afetam as mamas. Essas condições não apresentam risco de desenvolvimento de câncer de mama, as patologias da mama compõem um amplo aspecto de acometimento tanto benignos quantos malignos e que costumam levar as mulheres a procurar atendimento médico em decorrência principalmente das queixas de mastagia ( dor mamária), nódulos palpáveis, descarga papilar ( Saída de secreção do mamilo com apresentação diversas).

Nódulos benigno são crescimento da normais tecido que não se apagam para outras partes do corpo, ou seja, não são cancerosos. Eles podem se formar em diferentes parte do corpo, incluindo a mama. Os nódulos mamárias benignos são frequentes e podem ser de diferentes tipos como as fibroadenomas e os cistos.

Os cistos mamários são nódulos cheios de líquido e também são comuns em mulheres, especialmente durante a perimeopausa e menopausa. Eles podem ser sentido como nódulos suaves e esponjosos; embora os nódulos benignos não sejam cancerosos, ainda é importante que um profissional de saúde avalie qualquer nódulo na mama para descartar a presença de câncer ou outras condições que possam precisar de tratamento.

Os nódulos da mama podem surgir em qualquer idade, mas são mais comuns em mulheres em idade. Eles podem se formar em uma ou em ambas as mamas, e podem ser encontrados em qualquer parte, incluindo o próximo ao mamilo, no quadrante superior externo, no quadrante superior interno, no quadrante inferior externo, e no quadrante inferior interno. As causas dos nódulos mamarem podem variar e incluem alterações hormonais, inflamação, traumas, infecções, ou outras condições médicas. Por exemplo fibroadenomas são comuns em mulheres jovens e são causadas por um crescimento excessivo de tecido glandular e conjuntivo na mama. Os cistos mamários, por outro lado, são formados por acúmulo de líquidos mamários e podem ser causados por alterações hormonais durante o ciclo menstrual.

As lesões de mamas mais prevalentes inclui os nódulos ou massas na mama que são caroços que podem ser benignos como cistos ou malignos como câncer de mama; as fibroadenomas que são tumores benignos que são mais comum em mulheres jovens e podem se sentir como nódulos firmes e lisos os cistos mamários que são saco cheio de líquido que se formam dentro da mama e são comuns em mulheres de meia idade e idosas as maltagias que uma dor na mama que pode ser devida a várias causas incluindo as alterações hormonais traumas ou inflamação a hiperplasia ductal que é um crescimento excessivo das células que revertem os ductos mamários e pode aumentar o risco de câncer de mama, é importante lembrar que qualquer alteração na mama deve ser avaliada por um profissional de saúde o auto-exame das mamas e a mamografia periódica são importantes para a detecção precoce de alterações e tratamentos adequados.

A necessidade de cirurgia para um nódulo mamário depende de vários fatores, incluindo a idade da paciente, o tamanho da característica do nódulo, a presença de sintomas e os resultados de exames complementares, como mamografia, ultrassonografia e biópsia.

Em geral, os nódulos mamários benignos podem ser monitorados com exame regulares e, na maioria dos casos não requerem cirurgia. No entanto, se o nódulo está causando dor o desconforto significativo, ou se estiver crescendo rapidamente, pode ser necessário removê-los cirurgicamente.

Em caso de nódulos suspeito de serem maligno, a cirurgia é muitas vezes a primeira etapa do tratamento para remover todo o tecido canceroso. Se o câncer estiver localizado, a cirurgia pode ser suficiente para curar a doença. No entanto, se o câncer se espalhou para outras partes do corpo, pode ser necessário um tratamento adicional, com quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal.

É importante ressaltar que o tratamento de nódulos deve ser individualizado e discutido com um profissional de saúde é especializado em câncer de mama. A detecção precoce é fundamental para um tratamento bem sucedido e a mamografia periódica é recomendada para mulheres acima de 40 anos.

“1.2” APRESENTAÇÃO DO CASO

 

 

Este trabalho tem como objetivo, apresentar o quadro clínico de uma paciente com alterações benignas da mama, onde foi realizada a remoção de um nódulo, sendo muito comum esse tipo de acometimento, de modo que foi fundamental a conscientização da paciente para a realização de exames regulares com o intuito de se diagnosticar mais precocemente a patologia sendo assim passiveis de serem descobertos precocemente evitando sequelas futuras.

Ao realizar este estudo de caso sustenta a minha curiosidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (545.3 Kb)   docx (345 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com