TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensando Sobre Aborto

Por:   •  31/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 5

Aborto

   Falar de aborto é um tema muito complicado, pois nele envolve seres humanos, que trazem com cada um, uma cultura diferente, uma religião diferente e crenças diferentes.

   O conceito de quando começa a vida é muito polemico, o catolicismo acredita que Deus escolhe e consagra o ser antes que ele saia do seio materno e a medicina  fala que o feto começa ter reflexos a partir da nona semana de gestação, mas não da pra saber se ele senti dor ou não. Mesmo assim a integridade física da mãe é de estrema importância e não se põe em julgamento.

     Por isso o aborto é um tema difícil de si abordar, pois quando tratamos desse assunto remeteremos questões  politicas¸ sociais e os direitos humanos. E assim acaba sendo impossível não expressar opiniões a respeito.

“Opiniões pessoais á parte, é fato que a educação sexual e a promoção de atendimento medico mais acessível, incluindo aí o acompanhamento familiar e psicológico, podem ser capazes de contornar consideravelmente essa questão.”(Mariana Araguaia, graduada em biologia/2014)

    O aborto como definição dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 1989) é a interrupção de uma gravidez antes que o feto seja capaz de uma vida independente fora do útero. O que corresponde do primeiro dia da ultima menstruação normal ate as 28 primeiras semanas da gestação.

“A expressão “aborto” se caracteriza pela morte do embrião de  feto, que pode ser espontânea ou provocada.”(Mariana Araguaia, graduada em biologia/2014)

 No mundo milhares de mulheres morrem por fazem aborto, a maioria delas por fazerem isso sem instrução, sem segurança e de forma clandestina. No Brasil a cada cinco mulheres uma já vez um aborto. Isso já virou uma calamidade publica.

TIPOS DE ABORTOS

   No Brasil são classificado três tipos de aborto de abortos: Aborto Espontâneo, Aborto Induzido e Aborto Ilegal.

  O Aborto Espontâneo  é o aborto que acontece sem que a mulher queira, sendo ele por vários fatores biológicos e sociais que ajudam a interromper a gravidez. Esse tipo de aborto é mais comum em gravidez precoce. E em alguns casos a mãe podem sofrer um aborto espontâneo antes que elas saibam que estão gravidas, sendo o único sintoma um atraso menstrual.

A causa mais comum é a má formação do feto ou quando um defeito no cromossomo impede o bebê de crescer.

“Anomalias cromossômicas, infecções, choques mecânico, fatores emocionais, intoxicação química acidental, dentre  outros, podem ser considerados como sendo exemplos desse primeiro caso, que ocorre em aproximadamente 25% das gravidezes. Ele é caracterizado pelo termino da gestação de menos de 20 semanas, sendo o sangramento vaginal um forte indicio de uma ocorrência. Mais de 50% dessas situações diz respeito a alterações genéticas no embrião.”(Mariana Araguaia/2014)

Como não há muitos sintomas pra esse tipo de aborto, os principais deles é um sangramento vaginal, com uma forte cólica e contrações uterinas. Mesmo que o atendimento medico for rápido o risco de já ter sido tarde é muito grande.

Alguns casos será necessário uma curetagem se o feto ou a placenta não tiver sido toda eliminada.

È recomendado que a mulher faça exames ginecológicos antes de tentar engravida. Pra que o ginecologista possa detectar algum problema hormonal ou infecções virais que podem impedir o andamento da gestação.

  O Aborto Induzido é quando se provoca o aborto legalmente. O Código Penal brasileiro permite o aborto em duas situações : em caso que a mulher foi estuprada, ou seja constranger alguém com violência verbal ou física, tendo a pratica ou permitindo a pratica algum ato libidinoso  sem consentimento da vitima. Essas vitimas procurando qualquer hospital da rede do SUS, terá como direito a garantia de cuidados de lesões físicas, amparo psicológico e social e a profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com