TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planilha de resumo de artigo - Incidências de quedas e ações preventivas em um Hospital Universitário

Por:   •  30/9/2018  •  Artigo  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO

AYLA MACHADO DOS SANTOS  7858-1

 PESQUISA I

Rio de Janeiro

2018

PESQUISA I

Trabalho entregue ao professor como requisito de obtenção de nota, para matéria PESQUISA I.

Professor D.r Cláudio Souza

Rio de Janeiro

2018

RESUMO

ANO

2018

OBJETIVO

Descrever a incidência das quedas e a sua relação com as ações preventivas desenvolvidas em um hospital universitário brasileiro.

MÉTODO

Estudo longitudinal retrospectivo. Foram incluídos pacientes adultos, internados em unidades clínicas, cirúrgicas, psiquiátrica e de emergência, que sofreram queda na instituição, e tiveram o evento notificado no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2015. Os dados foram coletados no sistema de informação gerenciais da instituição e analisados no programa estatístico SPSS.

PRINCIPAIS IDEIAS

As principais consequências relacionadas às quedas com dano incluem limitações e/ou incapacidades físicas, piora da condição clínica, alterações de ordem emocional, aumento do tempo de internação e dos custos hospitalares, maiores índices de reinternação hospitalar e de alta para casas geriátricas, além de insatisfação e ceticismo com relação à qualidade da assistência, o que afeta negativamente a gestão em saúde, com implicações éticas e legais. Diante desse cenário, a prevenção de quedas tem se tornado uma questão prioritária na área da saúde em âmbito mundial, sendo uma das metas internacionais de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e um dos protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). No ambiente hospitalar, a incidência de quedas é considerada um indicador de qualidade assistencial, tendo repercussões positivas na gestão dos serviços de enfermagem. Os indicadores de qualidade de enfermagem auxiliam na compreensão de fenômenos relacionados com os pacientes, possibilitando aferi-los e analisá-los de modo a avaliar e modificar os processos assistenciais, visando melhorias.

CITAÇÃO

Luzia MF, Cassola TP, Suzuki LM, Dias VLM, Pinho LB, Lucena AF. Incidence of falls and preventive actions in a University Hospital. Rev Esc Enferm USP. 2018;52. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017024203308

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com