TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo inflamatório do fígado

Por:   •  9/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

Hepatite

Definição: Processo inflamatório do fígado

Classificação: não contagiosa/ contagiosa ou virais.

Tipos: não contagiosa: medicamentosa ou tóxicas

        Contagiosa  ou virais: (A, B, C, D, E)

Hepatite A

Doença viral aguda de manifestações clinicas variadas seus sintomas se assemelham a uma síndrome gripal.

Modo de transmissão: Fecal-oral, alimentos contaminados e objetos inanimados. Seu índice é mais alto em regiões com más condições sanitárias e higiênicas.

Incubação: Varia de 15 ä 45 dias, média de 30 dias.

Vacina: A imunização é feita apartir de 12 meses de idade, em 2 doses, com intervalos de 6 meses entre elas. Porem não está disponível pelo calendário básico vacinal. As contra-indicações se restringem a história de reação anafilática e alguns componentes da vacina e a gravidez.

Manifestação Clinica: Náuseas, vômitos, hepatomegalia, icterícia, ascite de liquido na cavidade abdominal, fadiga, anorexia, artralgia.

Diagnostico: historia clinica do paciente, exames laboratoriais- sorologia-antígeno.

Tratamento: Interferon, Ribavirina.

Assistência de Enfermagem: Orientar o paciente ai afastamento de suas atividades normais. As crianças orientar a lavagem da criança sempre após a troca de cada fralda, principalmente com fezes e descartá-las o mais depressa possível. Orientar que os objetos, bancadas, chão a devem ser desinfetados com água sanitária e cloro. orientá-los de medidas preventivas como: lavagem das mãos após uso do banheiro, antes das refeições, nas preparações das refeições.

Hepatite B

É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite A, que pode cursar de forma subclínica.

Modo de transmição: contato com sangue, semêm, secreção vaginal, transfusão, seringas, uso de perfuro cortantes, procedimentos ivasivos, tatuagem de sangue.

Incubação: de 30 a 180 dias ( em media de 60 a 90 dias).

Vacina: Menores de 1 ano de idade, a partir do nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o parto.

- Crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos de idade.

Em recém-nascidos, a primeira dose da vacina deve ser aplicada logo após o nascimento, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão vertical. Caso não tenha sido possível, iniciar o esquema o mais precocemente possível, na unidade neonatal ou na primeira visita ao Posto de Saúde. A vacina contra Hepatite B pode ser administrada em qualquer idade e simultaneamente com outras vacinas do calendário básico.

Manifestação Clinica: As Hepatites Sintomáticas são caracterizadas por mal-estar, cefaléia, febre baixa, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, náuseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão a alguns alimentos e ao cigarro.

Tratamento: Não existe tratamento especifico para forma aguda. Se necessário, apenas assintomática para náuseas, vomito e prurido. Recomenda-se repouso relativo, e dieta pobre em gorduras e ricas em carboidratos.

Hepatite C

Doença viral com infecções assintomáticas ou sintomáticas (até formas fulminantes, raras). É muito perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose hepática e a hepatocarcinoma.

Modo de transmissão: transfusão sanguínea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda não foi comprovado que pode ser contagiosa por relação sexual.

Incubação: varia de 15 a 150 dias (média de 50 dias)

Não existe vacina, mas tem cura.

Manifestações clinicas: Náuseas, vômitos, hepatomegalia, ictérica, ascite, anorexia, artralgia.

Tratamento: Interferon e Ribavirina.

Hepatite D

Doença viral aguda que pode evoluir para forma crônica.  Vírus Delta é altamente patogênico e infeccioso. Porem tem cura em 95% dos casos. Mas pode evoluir na forma crônica para cirrose hepática, ou câncer de fígado. A hepatite D é um vírus incompleto pois para se desenvolver precisa da Hepatite B.

Sintomas: Febre, icterícia, astenia, epistaxe, artralgia, e principalmente esplenomegalia.

Modo de transmissão: semelhante ao da hepatite B, ou seja, pela mucosa, transfusão de sangue, procedimentos odontológico, médicos e hemodiálise sem as normas de biossegurança transmissão vertical(mãe para o filho), contato íntimos domiciliares(compartilhar escova dental, laminas de barbear), perfuro cortante, semêm, secreção vaginal, leite materno.

Incubação: de 30 a 180 dias

Vacina: a vacina da Hepatite B é uma forma de reduzir a prevalência da Hepatite D.

Diagnostico: exames laboratoriais

Tratamento: não existe tratamento especifico para forma aguda, apenas um paliativo para náuseas, vômitos e prurido, recomenda-se repouso relativo. Dieta pobre em gordura e rica em carboidratos. Restrições relaciona-se a ingestão de álcool que se deve ser para no mínimo 6 meses, sendo preferencialmente por 1 ano, medicamentoso não deve ser ingeridos sem recomendações medica para não agravar o dano hepático.

Hepatite E

Doença viral aguda e autolimitada. Apresenta curso benigno, embora tenham sido descritos casos, principalmente em gestantes, com evolução para a forma fulminante. Apresenta-se de forma assintomática (usualmente em crianças) ou com sintoma semelhante à Hepatite A, sendo a icterícia observada na maioria dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com