TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo inflamatório e suas características

Por:   •  19/11/2018  •  Dissertação  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Processo inflamatório e suas características

            Uma inflamação consiste em uma resposta imediata do organismo frente a uma infecção, causada por um agente biológico, físico ou químico. Os primeiros quatro sinais e sintomas da inflamação incluem:  calor, rubor e tumor e dor, foram descritos Aulus Cornelius Celsus, porem no século, XIX Rudolf Virchow, um Patologista Alemão, acrescentou mais um sinal: a perda da função. Formando assim os cinco sinais cardinais da inflamação.

           A dor na inflamação é proveniente da compressão das terminações nervosas, que ocorre devido o surgimento do tumor (edema). Outro fator causador da dor é a liberação de substâncias mediadoras da dor no local, através do processo inflamatório. O segundo sinal cardinal a ser descrito é o tumor, mais conhecido como edema ou inchaço, O local atingido fica edemaciado pelo fato de ocorrer uma permeabilidade vascular no processo inflamatório, facilitando o processo de transporte de células até o local atingido.

          O terceiro sinal é o rubor, caracterizado por vermelhidão. Através do aumento da permeabilidade vascular, o local atingido sofre um aumento na concentração sanguínea, e os capilares fazem uma vaso dilação, pois acorre a liberação de mediadores como histamina. Quando a histamina é liberada os vasos sanguíneos e capilares sofrem um relaxamento diminuído o fluxo sanguíneo, e o tornando mais viscoso, resultando na área atingida avermelhada.

           O quarto sinal corresponde ao calor, ocorre através do vaso dilação local e o aumento do fluxo sanguíneo, e consequentemente o aumento a temperatura local.

           As inflamações podem ocorrer de forma aguda ou crônica. A diferenciação maior entre as duas é o tempo de duração, A inflamação aguda varia de uma a duas semanas, já a inflamação crônica tem um período superior a três meses. Geralmente o fator determinante do tempo de duração esta diretamente ligada ao tipo de agente agressor.

           Outro fator não menos importante na diferenciação de uma inflamação aguda e crônica, são as células de defesa presentes no local da inflamação, sendo na inflamação aguda os neutrófilos, leucócitos e entre outros, na inflamação crônica ocorre à presença de forma bem complexa de macrófagos, plasmócitos, eosinófilo, mastócitos, entre outras. A inflamação aguda se caracteriza por fenômenos vasculares e exsudativos, enquanto a crônica por fenômenos proliferativos, com a formação de fibrose.

          Nas inflamações agudas ocorrem alterações vasculares, descritas a cima, e liberação de substâncias mediadoras, já nas crônicas ocorre a angiogenese e fibrose, processo pelo qual ocorre a destruição tecidual e substituição do tecido que foi danificado, por tecido conjuntivo.

            A inflamação se caracteriza por cinco fases, sendo elas: fase irritativa, fase vascular, fase exsudativa, fase degenerativa-necrótica e fase produtiva -  reparativa. A fase irritativa consiste em modificações funcionais e morfológicas dos tecidos que foram lesionados, ocorre também à liberação de mediadores químicos como a histamina. A liberação desses mediadores tem como objetivo iniciar, intensificar ou encerrar o processo inflamatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com