TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação de esquema básico de vacina

Por:   •  3/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.401 Palavras (14 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO.....................................................................

2 SITUAÇÃO DE SAÚDE .........................................................................

2.1 DETERMINANTES.............................................................................

2.2 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO..............................................................  

2.2.1 Mortalidade...................................................................................  

2.2.2 Morbidade......................................................................................

2.3 ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS..........................................................

3 PROGRAMAÇÃO DO ESQUEMA BÁSICO DE VACINAÇÃO .................

4 AVALIAÇÃO DO ESQUEMA BÁSICO DE VACINAÇÃO ..........................

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................

REFERÊNCIAS.............................................................................................

        

1 APRESENTAÇÃO

Nenhuma ação em saúde é tão efetiva  e eficiente quanto vacinar crianças contra as principais doenças preveníeis por imunização. O planejamento de vacinação nos municípios abordam o gerenciamento  relacionado a vacinação, de acordo com o perfil epidemiológico traçados pelos profissionais e dirigentes da área de saúde, que tem como função informar e atualizar a população sobre os agravos da doença, promovendo a atenção primaria em saúde.

Para atingir uma cobertura vacinal  adequada, definida como o percentual de uma população alvo que foi vacinada, é preciso fundamentalmente ações institucionais conjugadas e organizadas pelo setor público em diversos níveis . em esforço conjunto a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Panamericana  de Saúde (OPS) e os governos da América Latina e Caribe desenvolveram o Programa Ampliado de Imunizações (PAI), definindo metas e diretrizes para superação da defasagem entre esse potencial e seu desempenho.

No Brasil, o PNI introduzido em 1973 é a principal porta de entrada da assistência, garantida pela lei 8080/90 com o objetivo de controlar ou erradicar a poliomielite, sarampo, difteria, tétano, coqueluche e tuberculose ,mediante imunização sistemática com meta de atingir 100% de cobertura vacinal para os primeiros anos de vida.

Este trabalho conta a programação e avaliação do esquema básico de vacinação para o município de Caíru ,com dados como: Taxa de Analfabetismo , Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Mortalidade e  Morbidade , disponibilizados no site do DATASUS, sendo o presente trabalho direcionado de acordo com o objetivo central, que é a construção do esquema básico de vacinação para crianças menores de 1 ano , avaliando, planejando e discutindo acerca da organização dos serviços de saúde no município de Caíru.

2.SITUÇÃO DE SAÚDE

2.1 DETERMINANTES

O município de Cairu no inicio era habitado pela tribo indigina dos Aimorés. A penetração  no território iniciou-se na primeira metade do século XVI, por Francisco Romeo, administrador da Capitania de São Jorge dos Ilhéus que, encantado com a amenidade do clima e a graciosidade do local, iniciou, aí, uma povoação, enfrentando a ira dos aimorés. (IBGE, 2016).

Foi tornada vila em 1608, das mais importantes da colônia, inclusive sendo sede de ouvidoria da Capitania de Ilhéus. Neste mesmo ano foi criado o Município por Carta Régia, desmembrado de Ilhéus, recebendo a denominação de Vila de Nossa Senhora do Rosário do Cairú. Em 1610, foi elevada à categoria de cidade, através do Decreto-Lei Estadual de 30.03.1938. (www.ibahia,2016) .

O município de Cairu esta localizado no baixo sul da Bahia, com extensão territorial (460,980Km²), com densidade demográfica (33,35 habitantes/Km²),com população estimada para 2015 de 15.730 habitantes (IBGE, 2016).

Tabela 1

Taxa de Analfabetismo segundo sexo. Ilhéus/BA, 2000 – 2010

       Ano

Masculino

Feminino

Total

2000

2010

29,8

16,9

26,4

13,5

28,2

15,2

Total

22,0

18,6

20,4

Fonte: IBGE - Censos Demográficos (acesso em 07 mar. 2016)

Com analise na tabela 1,comparando o ano de 2000 e 2010 podemos  observar que o  município de Cairu  apresentou uma diminuição da taxa de analfabetismo em ambos os sexos .no ano de 2010 a incidência da taxa do analfabetismo no sexo feminino era de 13,2%, e no masculino 16,9%.podemos observar também que houve um decréscimo em relação a taxa total no ano 2000 para 2010 ,passando de  28,2% para 15,2% respectivamente ,mantendo ainda assim uma desigualdade na taxa entre os sexos ,observando que no sexo feminino a taxa foi de 13,5%e no masculino 16,9%.(Tabela 1)

No Brasil a taxa de analfabetismo na população de 15 anos ou mais de idade caiu de 13,63% em 2000 para 9,6% em 2010. Apesar desse decréscimo o Brasil ainda não alcança a meta prevista pela Unesco ,de ate 6,7 de analfabetos em 2015 afirma Mozart Neves Ramos .este problema ocorre porque no norte e nordeste a população rural mais velha e analfabeta e a grande evasão na educação de jovens e adultos e alta. (www.brasil,2016)

Quando observamos os dados do município de Cairu,podemos notar que o município não obteve um aumento significativo na alfabetização ,sendo necessário o investimento em métodos que favoreçam ainda mais o decréscimo na taxa de analfabetismo. Para favorecer a redução na estatística de analfabetismo, e preciso garantir acesso a educação, professores qualificados, condições de trabalho, infraestrutura das escolas, alimentação escolar de boa qualidade e politicas publicas que garantam a participação das comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com