TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prontuario médico na enfermagem

Por:   •  8/7/2017  •  Resenha  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA CCSST CAMPUS ll- IMPERATRIZ-MA

CURSO DE ENFERMAGEM

FLAVIA ADRIANA MOREIRA SILVA LOPES

RESUMOS

Imperatriz

2017

FLAVIA ADRIANA MOREIRA SILVA LOPES

RESUMOS

Resumos apresentado como requisito para nota de avaliação da disciplina Gestão e Gerência II.

Orientadora:Profa.Floriacy Stabnow Santos

Imperatriz

2017



A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO A PARTIR DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

O Sistema Único de Saude (SUS), tem grande importância e contribuição  para a redução das desigualdades sociais,pois nele todo  cidadão  tem o mesmo direito.

Apesar de ser considerado um dos modelos de atendimento a saúde mais democrática do mundo, o SUS enfrenta diversas dificuldades e a grande questão seria como oferecer um serviço de saúde adequado a todos, tendo em vista que a “saúde” em nosso pais não alcança toda a população, onde uma parte de seu povo busca assistência no setor de saúde suplementar(particular) e uma parte não encontra em lugar algum.

Existe ainda um longo caminho a ser percorrido para a consolidação desse direito, isso se deve pela falta de qualidade e a integralidade dos serviços visto que serviços de baixa qualidade e enormes dificuldades em seu acesso são problemas que impedem que o SUS seja um sistema de atenção eficiente no cumprimento da integralidade e universalidade.

Em 2003, com a Política Nacional de Humanização (PNH), se intensifica o trabalho em prol da humanização das práticas de gestão e de atenção. A PNH emerge, então, no cenário da reforma sanitária brasileira, às quais propõem mudanças em seu sentido e forma de organização. Exigindo um esforço ampliado de todos os setores da sociedade em busca de uma atenção à saúde que, além de oferecer uma maior cobertura, assegure um tratamento com qualidade, humanizado, integral e contínuo.

O campo da saúde coletiva resulta e é expressão de movimentos de tensionamento e de reconstrução de certos modos de conceber a ciência e de se agir em saúde. (PASCHE,2005).

A saúde coletiva, permite um novo fazer sanitário, a produção de atenção à saúde determinada e condicionada pela complexidade do seu objeto, assim como a gestão dos processos de trabalho no campo da saúde. O desafio é o de enfrentar o adoecimento e o risco de adoecer em sujeitos histórico-sociais, eles próprios entendidos como singularidades e efeito de múltiplas determinações. a saúde coletiva e suas produções passam a ser uma importante abertura e inspiração para a reconstrução do sistema público de saúde.  Por isso a normatização dos processos de organização dos serviços de saúde define as modalidades de acesso; modos de cuidar centrados na doença, na queixa, nas especialidades; modos de trabalhar que destituem a capacidade de decidir e possibilidades de participar de trabalhadores e usuários, tudo isso deve ser enfrentado por uma política compromissada com a produção de vida, demarcando sua especificidade de se voltar para os processos e para os sujeitos que produzem saúde.

 São apostas fundamentais da política de humanização o direito à saúde, garantido pelo acesso com responsabilização e vínculo; continuidade do cuidado em rede; garantia dos direitos aos usuários; aumento de eficácia das intervenções e dispositivos; e o trabalho criativo e valorizado, através da construção de valorização e do cuidado aos trabalhadores da saúde. A Implementação do SUS, se impõe a desafios e contradições, por isso ainda é uma constante luta.

Todavia, os conflitos e contradições que perpassam o sistema público de saúde, na perspectiva irremovível de sua qualificação, devem ser resolvidos em espaços públicos constituídos por ele próprio, mas não desprezando outros como aqueles emergentes pela ação de movimentos sociais.

INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM: Desvelando o uso do computador por enfermeiros

Com o anseio por atendimentos mais eficientes  dos dias atuais e  uma necessidade do uso informatizado no sistema de saúde, o crescimento das TI, tem permitido uma rapidez e dinamismo no sentido de melhoria na qualidade de vida, no trabalho e no atendimento ao paciente.  Com isso , fica demandado aos profissionais da área a aquisição de conhecimentos sobre o uso eficiente de ferramentas computacionais e a adaptação de suas práticas cotidianas. Em contrapartida, o emprego de um sistema de informação em saúde oferece oportunidade para a identificação e a eliminação das atividades ineficazes do processo de cuidado, por meio do fornecimento de dados essenciais, completos e com maior agilidade do que os sistemas de registro manuais.

Para a constatação da necessidade do uso informatizado por parte de profissionais da saúde, mais especificamente dos enfermeiros,  foi realizado um pesquisa com 12 profissionais. Pesquisa essa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, realizada em instituição hospitalar filantrópica do interior paranaense que, há cerca de 10 anos, implantou sistemas informatizados no serviço de enfermagem.  Onde puderam relatar sobre suas experiências com o uso das TI`s, a facilidade ao acesso as informações dos pacientes, proporcionaram maior agilidade ao atendimento, reduzindo tempo a realização do mesmo e ao deslocamento dos profissionais a diferentes setores. Poupando tempo e trabalho, com a informatização no processo de prescrição e distribuição dos medicamentos, há menor risco de ocorrência de erros de medicação, ocasionados comumente nos hospitais, pela transcrição ou ilegibilidade à leitura de prescrições médicas. Vale destacar também, que com a redução de tempo, é possível haver uma proximidade ao paciente e familiares, proporcionando melhorar o acolhimento e a escuta qualificada, elementos que compõem o cuidado humanizado e centrado no paciente. O uso do computador pode ser associado à continuidade do cuidado, por proporcionar acesso às informações globais do paciente, relativas às internações passadas e a presente; além de possibilitar a economia de papel/impressos, com maior organização dos dados e segurança das informações e do cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com