TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: AVALIAÇÃO DE USABILIDADE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Por:   •  11/5/2021  •  Resenha  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE: AVALIAÇÃO DE USABILIDADE PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi avaliar a usabilidade e as dificuldades encontradas por 99 profissionais de enfermagem no manuseio de prontuário eletrônico do paciente. Pesquisa exploratória quantitativa a partir da coleta de dados no período de julho a novembro de 2013. Portanto, o sistema avaliado, apesar dos avanços advindos, ainda se apresenta complexo para o usuário que não recebeu treinamento, apesar de possuir interface consistente e interativa.

INTRODUÇÃO

Os sistemas de informações e registros eletrônicos surgem nos hospitais e redes de saúde em meados de 1960, objetivando facilitar os registros da atenção, evoluindo para uma sistematização não apenas de dados gerenciais, mas também daqueles referentes à atenção aos pacientes. Assim sendo, o PEP deve ser entendido como “a estrutura eletrônica para manutenção de informação sobre o estado de saúde e o cuidado recebido por um indivíduo durante todo seu tempo de vida”. O PEP constitui uma alternativa utilizada pela enfermagem para o registro de suas atividades de assistência, sendo contemplado na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem – COFEN (5). A integração do PE ao PEP constitui um dos benefícios advindos da informatização da assistência de enfermagem, selecionando e inserindo os dados do paciente, conforme a estrutura de funcionamento implantada no software, disponibilizando sugestões de diagnósticos, permitindo evidenciar as intervenções a serem implementadas pela enfermagem, resultando em prescrições para o cuidado. Uma das estratégias para avaliar a qualidade de produtos de softwares e SI é a usabilidade. Para Cybis a usabilidade é definida como a qualidade que caracteriza o uso dos programas e aplicações e para Nielsen refere-se à rapidez com que os usuários aprendem a usar alguma coisa, a eficiência em usá-la, a lembrança dos comandos e se gostam de usar algum recurso. O uso de ferramentas computacionais, possibilitando determinar o uso em tempo hábil e com altos níveis de satisfação. Portanto, esta pesquisa objetiva avaliar a qualidade, a partir de critérios da usabilidade, e as dificuldades dos profissionais de enfermagem na utilização de um prontuário eletrônico do paciente.

MÉTODO

Este estudo se caracteriza como descritivo exploratório com abordagem quantitativa, tendo como objeto de estudo o módulo do PEP específico para a utilização da equipe de enfermagem que está integrado ao software Táxi®. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 290.833/2013, foi desenvolvida em um hospital da região Sul do Brasil, no período de julho a novembro de 2013. O objetivo de apresentar a mesma probabilidade entre aqueles que trabalhavam na instituição por mais de um ano, quando da realização da pesquisa. A caracterização do perfil e experiência em informática composto por sete variáveis (número de horas semanais em que utiliza o computador, realização de curso básico em informática, habilidades para edição, local mais freqüente de utilização do computador, ferramenta mais utilizada, dificuldades em utilizar o PEP e internet). Teste de usabilidade composto por dez variáveis (adequação à tarefa descrição, controlabilidade, conformidade com as expectativas do usuário, tolerância a erros, adequação à individualização e adequação ao aprendizado, quantificação da interrupção do ambiente, tempo de execução do teste, apoio para completar o teste e nível de tensão) modelo da ISONORM 9241/10 e seus princípios de diálogo que avalia a qualidade de software e considera questões sobre usabilidade na visão do usuário. O teste foi realizado, individualmente, com cada participante no local de trabalho, quando cada participante completava as tarefas em conformidade com a situação simulada, com a finalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com