TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA PAISM: um marco na abordagem da saúde reprodutiva no Brasil

Por:   •  20/9/2015  •  Resenha  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  2.736 Visualizações

Página 1 de 2

PAISM: um marco na abordagem da saúde reprodutiva no Brasil

Resenha descritiva sobre o artigo, “Paism: um marco na abordagem da saúde reprodutiva no Brasil, ALCALÁ, M. J., 1995. Compromisos para la Salud y los Derechos Sexuales y Reproductivos de Todos. New York: Family Care International.

O artigo aborda a história do PAISM (Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher), o significado social e a saúde reprodutiva no Brasil.

Criado em 1983, o PAISM (Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher) veio complementar o serviço de saúde a mulher, abrangendo não somente a questões reprodutivas, mas também um conceito de atenção integral à saúde das mulheres. A formação da comissão organizadora foi de suma importância, pois a especialidade de cada um agregou mais valor ao projeto.

Com o PAISM, a atenção da mulher passou a ser integral clínico-ginecológica e educativa, indagando o controle do pré-natal, do parto e puerpério, problemas na adolescência e terceira idade, controle de DSTs, câncer do colo de útero e mama.

Porem houve varias discussões sobre a implantação do Programa, a exclusão do homem implicaria a noção de que só a mulher era responsável pela reprodução. Mas houve também grupos organizadores de mulheres que lutavam pelo PAISM, pois a assistência prestada às mulheres era apenas em relação aos cuidados materno-infantil. Foi observado que o lançamento do PAISM teve um amplo significado social, bastante importante para a democratização da sociedade brasileira.

Não apenas dando enfoque à saúde reprodutiva, o PAISM trouxe melhorias para esse assunto, foi pioneiro inclusive no senário mundial, propondo um atendimento à saúde reprodutiva das mulheres e não mais a utilização de ações isoladas em planejamento familiar. Porem não ocorre ainda à implementação efetiva do Programa em todo território brasileiro, uma vez que o SUS (Sistema Único de Saúde) ainda passa por precariedades, mas não devemos deixar de lado a luta pela efetivação do PAISM.

Nota-se a importância do PAISM para a saúde da mulher, o artigo mostra acontecimentos históricos que incubiram a população feminina a lutar por amplas melhorias no sistema de saúde prestados as mesma.

Autora, Maria José Martins Duarte Osis.                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com