TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO LIVRO APRENDENDO A APRENDER (CAP. III E IV)

Por:   •  26/9/2021  •  Seminário  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

1º SEMESTRE DE ENFERMAGEM/ METODOLOGIA CIENTÍFICA.

DOCENTE: PATRÍCIA ROSENDO.

DICENTE: LORENA RIBEIRODA SILVA.

Nota: 9,0

RESUMO LIVRO APRENDENDO A APRENDER (CAP. III E IV)

De acordo com o capítulo III do livro aprendendo a aprender [a]de Cleverson Leite e Vicente Keller, estudar é uma das atividades que é mais benéfico focar na qualidade do que na quantidade. Isso porque no processo ensino-aprendizagem há um limite de tempo para a assimilação de conteúdo, sem contar o estresse provocado pela atividade intelectual prolongada além de uma hora e trinta minutos.

Contudo para que se tenha um bom aprendizado é interessante utilizar alguns mecanismos, como estes: Organização do tempo, do material, do ambiente, fazer a preparação e revisão das aulas, e também formar grupos de estudo com os colegas. Dessa maneira verifica-se um maior aproveitamento do conteúdo[b].

CAP IV.

A prática da leitura aprimora o vocabulário e expande o raciocínio e a interpretação, porém não é fácil se tornar um bom leitor, mas existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para desenvolver essa habilidade.

Algumas das dicas para se fazer uma leitura eficiente são: Mecanismo ocular, sentido truncado, mecanismo fonador[c], preparação, velocidade, subvocalização, e área de fixação[d]. Porém pode utilizar também técnicas de leitura trabalhada aplicando a sublinha, ou seja, grifando as partes importantes do texto como ideias principais e palavra-chave. O bom leitor desenvolve hábitos de leitura, lendo com objetivos determinados, buscando fazer uma análise do texto, possui bom vocabulário, avalia o que se lê e tem várias velocidades de leitura. Em contrapartida o mau leitor lê sem finalidade, não avalia o que lê, vocabulário limitado e lê somete um tipo de texto[e].

[a]Itálico ou entre aspas

[b]Muito bom!

Conseguiu captar as ideias essenciais para sintetizar o texto. Texto breve, objetivo e direto.

[c]Aqui são as deficiências na leitura;

[d]Aqui são formas de superar as deficiências.

[e]Faltou citar o último tópico “Análise de textos”

Faça referência aos autores do texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com