TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro aprendendo a andar

Por:   •  21/11/2015  •  Resenha  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 4

     Resumo do livro Aprendendo a andar, aprendendo a confiar de Renatti Keller Ignácio.O livro relata o desenvolvimento do movimento da criança pequena, segundo Emmi Pikler uma pediatra húngara que dirigiu um lar para crianças de 0 a 3 anos de idade e estudou as várias etapas do desenvolvimento das crianças e sua capacidade de movimentar-se.

     Fica claro no livro o quanto os adultos interferem no desenvolvimento da criança,dando a ela estímulos desnecessários,não deixando que a criança aprenda no seu ritmo e descubra sua capacidade de  movimentos, criando assim insegurança na criança.

     A construção de uma relação de profundo interesse das educadoras pela criança é um dos princípios do Lar Lóczy. Os momentos de alimentação, troca de fraldas, e higiene são momentos ideais para criar uma relação de confiança e conhecimento entre  a educadora e a criança,valorizando através de cada momento desse os movimentos livres do bebê, suas iniciativas, o respeito ao corpo e ao tempo de cada criança.

     A organização do espaço também é uma condição fundamental para o desenvolvimento motor da criança, onde a escolha dos materiais utilizados incentiva a autonomia e liberdade  fazendo com que  a criança senta-se protegida e acolhida.

     O desenvolvimento motor da criança foi divido em sete fases demonstrando que elas são capazes de desenvolver movimentos e habilidades sem interferência respeitando suas próprias capacidades e que nunca devemos colocar a criança numa posição que ela não conquistou por si mesma,para que ela ao crescer tenha autoconfiança.

     O momento da alimentação deve ser algo prazeroso para a criança assim como em todas etapas do seu dia ela coopera com sua educadora.

     A atitude das educadoras do lar, sua disponibilidade e atenção fazem com que a criança se sinta segura para desenvolver-se espontaneamente sem que haja interferências e antecipação das fases vividas por elas ao longo do seu desenvolvimento infantil.

O objetivo desse trabalho é desenvolver a autonomia das crianças, para que ao crescer elas não se tornem alvos das drogas por possuírem baixa auto- estima e não saberem resolver seus problemas,  mas   para desenvolvermos  uma geração de jovens cheios de autoconfiança e capazes de lidar com frustrações é preciso dar a eles uma educação de confiança em sua primeira fase da vida que é a infância.


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GLEICE ALVES MENEZES ALMEIDA

Resumo do livro: Aprendendendo a andar, aprendendo a confiar.

Nova Iguaçu

2013

GLEICE ALVES MENEZES ALMEIDA

Resumo do livro: Aprendendendo a andar, aprendendo a confiar.

                                                                        Trabalho     acadêmico      apresentado      à

                                                                   Universidade Estácio de Sá como   requisito

                                                                   parcial para obtenção da nota de AV2,   da

                                                                    Disciplina Conteúdo Metodologia e  Pratica  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com