TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTAVÍRUS A, GASTROENTERITE INFANTIL

Por:   •  7/10/2015  •  Artigo  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

Adriana Aparecida Vaz  

RA 9861524545

Bruna M. da Silva                                             RA 8205978467

Eunice A. Souza                                         RA  9861525423

Heloise C. de Paula                     RA 8095906745

Maria Aparecida Costa Fineto          RA 9861519458

Talita Leite Florêncio Miguel

RA 9097909491


ROTAVÍRUS A, GASTROENTERITE INFANTIL

A Rotavirus é uma infecção dada pelo aumento de episódios diarréicos, seguidos de vômitos, febre e dor abdominal, assim contribuindo para uma elevada morbidade hospitalar e mortalidade. A rotavirus é a segunda causa de morte mundial em menores de cinco anos. Considerando que a gastroenterite é uma das principais causas de consultas, internação e letalidade infantis, é importante a conscientização dos profissionais da saúde sobre a fácil transmissão desses vírus para evitar sua dessiminate.  A transmissão desses vírus ocorre basicamente pela via feco-oral, contaminação de alimentos, água e objetos, a introdução  de medidas de prevenção e controle é necessária tanto no ambiente hospitalar quanto domiciliar.  Umas das formas mais simples de prevenção e a higienização das mãos.

Palavras-Chave: Rotavirus; Infecções por Rotavirus; Rotavirus A; Controle; Epidemiologia;

ABSTRACT

The rotavirus infection is given by the increase of dianhea followed by vomiting, fever, abdominal pain, thereby contributing to a high in-hospital morbidity and mortality. The rotavirus is the second leading cause of death worldwide in children under five years. Where gastroenteritis is a major cause of consultation, hospitalization and infant mortality, awareness of health professionals is important for the easy transmission of these viruses to prevent their dessiminação.

The transmission of these viruses occur primarily by the fecal-oral route, contamination of food, water and objects, the introduction of prevention and control measures both in the hospital and home environment. One of the simplest forms of prevention and hand hygie.

Keywords: rotavirus; Rotavirus infections; Rotavirus A; control; epidemiolo


  1. INTRODUÇÃO

Segundo Jacinto 2010, a doença diarréica é uma das doenças mais comuns em crianças em todo o mundo. Embora as evidências demonstrem o declínio da mortalidade nessa última década, em algumas áreas subdesenvolvidas a diarréia permanece uma das principais causas de morte em crianças menores de dois anos de idade. A morbidade associada à diarréia também é importante; crianças são acometidas por um a 10 episódios de diarréia anuais.

Dantas 2010, em países desenvolvidos, assim como no Brasil, sua importância está relacionada ao impacto da doença na população, traduzido pelos seus danos à saúde, afetando o desenvolvimento infantil, bem como à sociedade pelos custos gerados pela demanda aos serviços médicos, atendimento ambulatorial, pronto atendimento, hospitalizações (custos diretos) e as perdas de dias de trabalhos, de escola, gastos com medicamentos, transportes, etc. (custos indiretos). Adicionalmente, o conhecimento da interação de diarréia persistente e má nutrição como causa de mortalidade tem reforçado a necessidade de desenvolvimento de programas de intervenção além do tratamento baseado em terapia de reidratação oral.  (Rev Saúde Pública 2004; 38(6): 844-5)

  1. Faixa etária mais comum para o contagio do rotavirus

Segundo Cols, 2007 as causas mais comuns de hospitalização de crianças de faixa etária entre zero a quatro anos são causadas pelo vírus Rotavirus A No Brasil tem-se considerado em 12 a 42%. A estação climática mostrou percentual maior de positividade em crianças na faixa etária de 7 a 12 meses e também maior pico de ocorrência viral aos meses de abril e agosto.  Foi observado que a infecção por Rotavirus A na faixa etária de 0 a 6 meses são assintomáticas. Nota-se que há índice de menor infecção em crianças menores de 24 meses de idade, reforçando assim o conceito de que após os dois anos de vida, o número de casos de infecção pelo Rotavirus A tende a diminuir, acreditando que pelo fato da criança já ter tido contato com o agente, tenha adquirindo imunidade.  LINHARES; 2000 afirma que  crianças em todo o mundo os roteiros causam de 600.000 a 870.000 óbitos por ano. Essas infecções causadas pelos roteiros apresentam a causa mais comum de diarréia grave na infância. A única estratégia viável para controle e prevenção tem sido a vacina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (729 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com