TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Referentes as Atividades Necessárias Para Obter o Sucesso Esperado

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIA............................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho serão abordados temas referentes as atividades necessárias para que uma empresa obtenha o sucesso esperado, como áreas de competência, planejamentos. Alem disso será possível entender a logística juntamente com suas ferramentas, e também saber as funções referentes a um empreendedor, administrador e intraempreendedor e as características de cada uma dessas funções.

2 DESENVOLVIMENTO

O PMBoK é um manual que descreve os conhecimentos utilizados no gerenciamento de projetos. O guia possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para o gerenciamento de projetos e a partir dessas informações é possível aumentar a chance de sucesso em um projeto. As áreas de competência são risco, escopo, partes interessadas e gestão de aquisição.

O gerenciamento de risco tem a finalidade de monitorar e controlar os riscos que podem ocorrer durante a realização de um projeto, alem de descrever os processos relativos a sua realização. Para isso é necessário que sejam feitos processos de gerenciamento de projetos como planejamento, identificação, analise qualitativa e quantitativa e o planejamento das respostas aos riscos que poderão ocorrer durante o projeto. Esse processo é necessário para a execução e o planejamento das atividades, pois o gerenciamento de riscos tem a finalidade de aumentar o impacto positivo e diminuir o negativo, ou seja, fazer com que o projeto seja entregue no tempo que foi planejado sem que ocorra imprevistos durante a sua realização. O planejamento do gerenciamento de risco é necessário para decisão da abordagem, planejamento e execução das atividades de um projeto. A identificação de riscos é necessária para determinar os possíveis riscos. A analise qualitativa e quantitativa prioriza os riscos subseqüentes avaliando e combinando a probabilidade de ocorrência e o impacto. O planejamento de respostas desenvolve opções e ações para reduzir as ameaças ao desenvolvimento do projeto.

O gerenciamento do escopo é importante para finalização do projeto com sucesso, pois é ele que garante a inclusão de todo o trabalho no processo, ou seja, trata principalmente do controle do que esta e do que não esta incluído no projeto. O escopo pode se referir ao escopo do produto que se refere às funções características do produto, serviço ou resultado e o escopo do projeto que normalmente é definido como ciclo de vida de um projeto e o processo utilizado nesse gerenciamento varia de acordo com a área de aplicação.

As partes interessadas são pessoas ou organizações ativamente envolvidas ou que seu interesse possa afetar os resultados da execução ou do termino do projeto, alem de poder exercer influencia sobre os objetivos do resultado do projeto. A identificação das partes interessadas é feita pela equipe de gerenciamento de projeto com a finalidade de determinar as suas expectativas e gerenciar sua influencia para garantir que o projeto seja bem-sucedido.

O gerenciamento de aquisição do projeto inclui processos necessários para a compra ou aquisição de produtos, serviços ou resultados externos, também abrange os processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos ou pedidos de compra emitidos por membros autorizados da equipe do projeto.

O projeto de rede de operações produtivas é o projeto feito a partir de produtos que se originam a partir de vários processos de transformação, sendo que o seu processamento pode ocorrer em diferentes empresas, ou seja, rede de operações produtivas é um conjunto de empresas que estabelecem relações de fornecimento ate que o produto seja entregue ao cliente. Com isso as empresas são ligadas entre si formando assim uma rede.

O planejamento e controle da capacidade da produção é o equilíbrio entre a demanda e a capacidade da produção, pois o equilíbrio entre eles pode gerar lucros e a satisfação dos clientes. Já o desequilíbrio pode gerar custos e perda de qualidade, velocidade e de confiança porque os produtos não serão entregues no tempo certo.

O ciclo PDCA é um método de gestão utilizado para o controle eficaz e confiável de processos e produtos possibilitando a padronização de controle de qualidade e menor probabilidade de erros ao tornar as informações mais compreensíveis. O PDCA é constituído pelas seguintes etapas: PLAN (o primeiro passo é o estabelecimento de um plano com base nas diretrizes ou políticas da empresa), DO (o segundo passo é a execução do plano que consiste no treinamento dos envolvidos, na execução propriamente dita e na coleta de dados), CHECK (o terceiro passo é a analise ou verificação dos resultados alcançados e na coleta de dados) e ACT ou ACTION (é a ultima fase que se refere a realização de correção de falhas encontradas no passo anterior).

O 5S tem como função facilitar o aprendizado e a pratica de conceitos e ferramentas para a qualidade, incluindo cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas e pessoas. O 5S é composto por palavras japonesas que começam com S, são elas: SEIRI (senso de utilização), SEITON (senso de organização), SEISOU (senso de limpeza), SEIKETSU (senso de saúde) e SHITSUKE (senso de autodisciplina).

A logística é um processo empresarial que visa o abastecimento e a distribuição física de materiais em tempo hábil e local adequado, num processo que envolve fornecedores e clientes na cadeia logística. A logística controla, planeja e executa o fluxo e a armazenagem de produtos de maneira eficiente com o intuito de atender os requisitos do consumidor alem de compreender conceitos específicos e os métodos utilizados nas operações e no gerenciamento das principais funções logísticas relacionadas ao transporte, a armazenagem e a distribuição física de suprimentos, matéria prima, produtos semi-acabados e acabados.

A logística possui tarefas diferenciadas que são tratadas como atividades na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com