TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Unidade Basica de Saúde

Por:   •  26/2/2019  •  Seminário  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

   RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ALTAMIRA-PA

2018

FOLHA DE IDENTIFICAÇÃO DO RELATÓRIO

Curso Técnico De Enfermagem        turma: 517

Dados Pessoais

Nome: Samira Fernanda Da Silva e silva         Idade: 20

Endereço: Tv.Luis Coutinho, Nº 1439         Bairro: Brasília

Cidade: Altamira        Estado: Pará        CEP: 68.375-090

Fone: (93)

E-mail: Samirasilva578@gmail.com

DADOS DA UNIDADE

Empresa: Unidade De Saúde Da Família

Endereço: Avenida João Coelho nº 226

Bairro: Brasilia        Cidade: Altamira        UF:PA

CEP: 68.371-000

Nome Do Supervisor Do Estágio: Enf. Jocilane Gomes

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇAO
  2. OBJETIVO GERAL
  3. OBJETIVO ESPECIFICO

  1. DESENVOLVIMENTO

            3.1 PCCU

            3.2 SALA DA VACINA

            3.3 TESTE DO PEZINHO

  1. FARMACIA

            3.5 SALA DA MALÁRIA

            3.6 SALA DE CURATIVO

3.7 PRÉ-NATAL

3.8 ACOLHIMENTO

4.0 CONCLUSÃO

5.0 REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Relatório de estágio do curso Técnico de Enfermagem, realizado na Unidade De Pronto Atendimento (UPA), no período de 15 a 31 de janeiro, durante o período vespertino e no Hospital Santo Agostinho de 01 de fevereiro a 01 de Março, durante o turno matutino, sob a supervisão e orientação da Enfermeira Lorena. A metodologia aplicada foi dividida por semanas a permanência do aluno em cada setor, com a finalidade de observar ao máximos todo a área das unidades.

O fato de poder exercer nas unidades citadas proporcionou muitas oportunidades de aplicar em pratica toda a teoria que foi passado no decorrer do curso dentro da sala de aula, onde pode-se ter uma visão real de como a saúde atua com a comunidade no dia a dia. Em cima da metodologia aplicada ocorreu-se analises e reflexão sobre tudo que foi visto proporcionado conhecimentos técnicos e científicos.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

 Executar toda a teoria estuada em aula, buscando atender todos as normas da instituição de forma correta e com excelência.

2.2 OBJETVO ESPECIFICO

Aplicar no dia a dia conceitos e conhecimentos que foram ministrados do decorrer do curso em sala de aula;

Proporcionar ao estudante um completo a suas atividades, adaptando-os para sua futura profissão;

Prestar suporte durante o atendimento em casos de triagem para consulta ou qualquer outro procedimento realizado nas unidades.

3.0 DESENVOLVIMENTO

3.1 PCCU (Programa Contra o Câncer Uterino) 29 do outubro de 2018 a 02 de dezembro 

Comecei meu estágio na Sala do PCC onde se realiza o exame Papanicolau ou Citologia Oncótica, neste setor atendemos várias pacientes para colher o material, o documento necessário para realização deste exame é o Cartão SUS. Inicialmente a orientadora do setor Andriele da Silva Belchior nos apresentou o mesmo e ao atender a premira paciente apenas observamos como é feito o processo para ser fazer o Papanicolau desde anotações de dados até a coleta do material. A partir dai já pude colocar em pratica todo que foi repassando com a demais paciente, fazendo anotações no caderno de dados do paciente, assepsia da sala, anotações e coletar material.

A técnica para coleta o matérias procede no afastamento dos grandes e pequenos lábios e consequentemente introduzindo o espéculo na vagina onde o tamanho do especulo deve ser ajustado de acordo com a vagina, após usa-se a espátula de Areys para coletar o material na ectcérvice e a escovinha endocervical para colher o material na endocérvice, em seguida se faz o esfregaço em uma laminada e fixa com fixador spray, depois disso o material é enviado para o laboratório. Após 30 dias da realização do exame o resultado e entregue a paciente, porém se algum exame de alterando essa paciente terá toda assistência da enfermeira (o) do posto, onde o mesmo ira orientar todo o tratamento da paciente. Nunca se esquecer de usar luvas ao iniciar o procedimento, usar todos os IPI`S adequadamente evitando contaminação.

3.2 SALA DE VACINA - 5 de novembro a 9 de novembro

Na sala de vacina fiz anotações na caderneta de vacina dos usuários, onde técnica de enfermagem Regiane dos Santos Reis me ensinou como administrar as gotinhas, a fazer assepsia da sala e dos móveis que ocorre diariamente antes de se iniciar o atendimento e como administrar vacina nas via intramuscular, via subcutânea e via intradermica e orientações sobre como conservar as vacinas e o grau  que a geladeira deve permanecer  de 2ºc a 8ºc, com valor ideal de 5ºc para se ter um bom armazenamento das vacinas.

A unidade básica possibilita para a comunidade do bairro onde reside o posto possam ter acesso as vacina; Dupla infantil ou adulto (DT ou dT), Tríplice bacteriana acelular tipo adulto (DTPA) vacina inativa poliomielite (VIP), Pneumocócica, Penta Valente, Meningocócica, Papiloma vírus humano (HPV), Antirrábica, Influenza, Hepatite B, Hepatite A e Tríplice bacteriana (DTP), Febre amarela, Vacina Oral Poliomielite(VOP), Rota.Virus, Varicela, BCG, Triplice Viral, Tetra Viral, Vitamina de 200 e Vitamina de 100. As vacinas só são realizadas se o paciente apresentar o seu cartão SUS e se a criança estiver na idade correta para ser vacinada, caso paciente perca sua carteira de vacinação e o paciente não for cadastrado no sistema da unidade terá que realizar todo esquema vacinal novamente adequado para sua idade, correndo o risco de ultrapassar doses de vacinas que talvez já tinham sido aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (186.7 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com