TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renal cronico

Por:   •  19/9/2015  •  Resenha  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

   Neste trabalho será descrito a qualidade dos serviços prestados pela equipe de enfermagem para com o paciente com insuficiência renal crônica e a correlação entre enfermeiro, paciente e seus familiares com o intuito de melhorar a prestação de cuidados prestados ao paciente crônico. Por se tratar de um tratamento prolongado e doloroso é necessário o acompanhamento periódico do enfermeiro com o paciente fazendo com que o indivíduo se adapte melhor ao seu novo estilo de vida, explorando assim novos métodos para que se obtenha uma melhor qualidade de vida.

   O acompanhamento nutricional é de grande importância no tratamento do paciente renal crônico para que o mesmo tenha consciência de alimentos que podem ajudar no seu tratamento e aqueles que também podem prejudica-lo sempre com o acompanhamento de profissionais como o enfermeiro e nutricionista para auxilia-lo em busca de melhorias para que o mesmo tenha uma vida saudável apesar de sua doença.

    A qualidade do cuidado dos serviços de enfermagem a pacientes com transplante renal não se restringe apenas a uma dimensão biológica mas também subjetiva levando-se em consideração a interação no ato de cuidar entre a enfermagem, cliente e família fazendo com que o cuidar seja mais que um ato e sim uma atitude de envolvimento afetivo e de responsabilização com o outro sendo assim uma essência do ser humano. Sendo de responsabilidade da enfermeira auxiliar o cliente com sua vivencia diária e atividades para seu melhor bem estar.

  A insuficiência renal crônica é uma perda brusca ou gradativa da função renal sendo ela de forma irreversível seus portadores precisam ser submetidos a substituição desta função podendo ser ela de duas formas a diálise ou o transplante renal. A partir daí o paciente se depara com a realidade de necessitar de uma assistência multiprofissional de saúde constante e permanente.

    Quando inserido em programa de hemodiálise convive diariamente com o fato de ter uma doença crônica e necessitar passar por um longo e doloroso tratamento que ao longo do tempo causa grande impacto em sua vida pessoal e familiar. São necessárias algumas modificações de hábitos alimentares e costumes que até então os eram frequentes.

     A doença renal crônica tem rigorosas restrições, a assimilação e adesão ao tratamento é diversificada ao modo como o indivíduo e seus familiares encaram essas condições. Considera-se de máxima importância a atuação do enfermeiro que terá contato direto com o cliente e seus demais familiares, sendo imprescindível a comunicação adequada afim de entender e compreender a necessidade do doente tornando mais fácil o desempenho com o mesmo e sua família. Devido ao longo tempo de tratamento cria-se um vínculo terapêutico facilitando para o profissional a identificação de possíveis problemas mais facilmente percebidos pela comunicação corporal. A interação com os profissionais devem ser aproveitadas para se explorar possibilidades e criar mudanças quando necessárias sempre em busca de uma melhor qualidade de vida apesar de sua enfermidade.

      Frequentemente doentes com insuficiência renal adquirem outras doenças que podem ser relacionadas ou não com o problema nefrológico, quando se faz o tratamento dessas patologias é importante saber que muitos dos medicamentos são excretados pelos rins e que se os mesmos não estiverem com o bom funcionamento acarretará em uma retenção do medicamento no organismo podendo ser prejudicial à saúde do paciente.

     O paciente renal deve adotar uma dieta com diminuição na ingesta proteica, sódio, potássio. Apesar dos muitos avanços no tratamento da IRC, a mortalidade continua elevada onde a desnutrição proteico-energética é um importante fator para esse quadro.

       A maioria dos pacientes submetidos a processos de dialise sofrem algum tipo de desnutrição podendo ser ela de leve a grave. Inúmeras razoes podem ocasionar desnutrição em pacientes que fazem dialise, incluindo distúrbios no metabolismo proteico e energético, alterações hormonais e ingestão alimentar deficiente, náuseas e vômitos que são frequentes no estado de toxicidade urêmica.

     Em geral pacientes renais crônicos devem ter um cuidado redobrado com alguns tipos de frutas e legumes quem possuem muito potássio pois é um perigoso efeito colateral que causa batimentos cardíacos irregulares ou em casos mais graves um ataque cardíaco, algumas frutas e legumes que possuem altos níveis de potássio são alcachofra, cenoura, couve, abobora, abacaxi, melão, laranjas, ameixas, batata doce espinafre, bananas entre outras. Deve-se optar por porções de frutas e verduras que contenham menos de 150mg de potássio por porção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com