TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Politicas de Saúde Publica

Por:   •  7/8/2015  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha ( Filme Irís )

Baseada em uma história real, relata a vida de Jean Iris Murdoch, escritora e filósofa inglesa vivida pelas atrizes Kate Winslet quando jovem e Judi Dench na idade adulta.
         Quando jovem aproveitava a vida das melhores formas possíveis, desimpedida, simples e livre para fazer o que bem entender, adorava ler e escrever, nas noites longas e com toda sua beleza, ganhava e conquistava todos os homens que a desejassem, tinha uma vida sexual bastante ativa. Com o passar dos tempos após conhecer vários homens, um dia se apaixonou e declarou-se por John, com quem se casou e não tiveram filhos. Além de todo seu talento de sedução, virou uma celebridade da literatura, grande escritora, uma verdadeira conhecedora das palavras.
       Em uma fase avançada de sua vida se depara com situações constrangedoras e difíceis, o qual modifica toda sua vida, suas lembranças, carreira e memória, apresentava momentos de esquecimento, repetição das frases que falava. Logo após sente-se impossibilitada de escrever o seu próximo livro, não se concentra e nem consegue escrever palavra alguma, tendo dificuldade para lembrar o significado de palavras que antigamente fizeram parte do seu vocabulário. Após apresentar todos os sinais, seu companheiro busca a ajuda médica, onde Iris é diagnosticada com Alzheimer.
      A fase intermediária da doença é apresentada ao telespectador em uma cena, onde durante um programa de entrevistas a personagem não consegue formular frases, nem ao menos lembra qual foi à pergunta feita pela entrevistadora, deixando-a preocupada e triste com o estado á qual se encontra, e ao ser perguntada o que tinha acontecido não consegue lembrar-se do acontecido. Não lembra suas próprias coisas tais como um livro que escreveu e nem consegue se orientar quanto o tempo e o espaço, não possui mais a cognição e não compreende as palavras ditas.
       Em um passeio com o seu esposo a um rio ela relembra de fatos antigos como se fossem no seu presente. Não se lembra do passado, de pessoas amigas, de livros que escreveu, nem se quer que venha a ser um dia uma escritora consagrada, e elogiada pela critica. Em momentos do filme a atriz apresenta mais uma da fase na doença na qual a mesma apresenta a demência e a fantasia, sua casa vira uma verdadeira bagunça porque não consegue se organizar nem arrumar a casa, só apenas delirar em suas lembranças. Um dia ela em seu delírio acaba saindo de casa e não consegue voltar. O problema de saúde de Iris acaba afetando o seu esposo que fica estressado, nervoso e irritado com a sua esposa, pois relembra de fatos acontecidos.
      A fase avançada do filme foi mostrada ao publico quando a personagem não consegue mais fazer nada, fica sempre quieta em casa e é então que seu esposo é aconselhado à internar á sua amada em uma casa de repouso, lá ela acaba falecendo dando fim ao filme.
    Achei a abordagem à patologia em questão muito fiel ao que realmente acontece, mas há partes do filme que me chamaram mais a atenção dentre elas está à cena em que o esposo de Iris, o senhor John, fica muito agressivo, impaciente e muito estressado, fato antes mostrado no filme. Então, levanto a questão do quanto uma doença pode mudar a personalidade e o modo de agir de um familiar, e ou uma pessoa que convive diariamente com o doente. Portanto acho que o papel do cuidador é muito importante no acompanhamento de um portador de Alzheimer. Trabalhar o psicológico do cuidador / familiar é indispensável nesses casos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com