TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Dados Informativos Sobre o Aborto – Camila Alves Martins

Por:   •  12/5/2020  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Dados informativos sobre o aborto – Camila Alves Martins

        Existem vários tipos de aborto reconhecidos pela medicina. Entre eles consiste o aborto acidental, que implica na perca do feto por meio de um acidente. Além deste há o aborto espontâneo, como o próprio nome sugere ocorre naturalmente, sendo mais comum acontecer na terceira semana após a fecundação. O aborto frequente é outro caso que ocorre quando a mulher sofre a expulsão do feto mais de uma vez.

        Além dos casos supracitados pode-se citar o aborto induzido, isto ocorre por uso de medicação ou através de meios mecânicos, que consiste na expulsão ou retirada do feto. Entre todos, a o mais raro dos casos, o aborto oculto onde o feto fica retido dentro do útero mesmo apos sua morte.

        No Brasil há um grande número de casos de abortos. Em 2017 foram feitos 1.636 abortos legais, com base nos dados que são coletados pelo Ministério da Saúde, o qual calcula os números de acordo com as informações coletadas no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).

        Os dados apresentados acima são os casos de aborto legalizados, feitos por determinação judicial. Já que no Brasil há inúmeros casos não registrados por se tratar de um ato criminoso. No Brasil, de acordo com o Código Penal Brasileiro 124, o aborto é um crime contra a vida, tendo pena prevista de um a três anos caso o procedimento seja feito com o consentimento ou pela própria gestante. A pena também de três a dez anos caso seja feito sem o consentimento da gestante.

Após um aborto a saúde mental da mulher pode sofrer alterações drásticas, como a Síndrome Pós-Aborto podendo gerar uma depressão, devido a sensação de culpa, angustia e ansiedade. Além destas alterações pode haver transtornos alimentares ou alcoolismo e comportamentos autopunitivos. Igualmente o corpo apresenta as consequências, em si tratando do procedimento criminoso, como problemas no útero, retenção de placenta que pode levar a infecção uterina, tétano – por utilizar objetos cortantes contaminados, esterilidade – por provocar danos irreversíveis ao aparelho reprodutor da mulher, inflamações nas trompas e no útero que podem se espalha por todo o corpo.

Estes riscos físicos abordados ocorrem especialmente nas mulheres que realizam o aborto de maneira clandestina. No entanto, mesmo com a legalidade do ato, a mulher não fica totalmente livre das questões psicológicas que envolvem o assunto. Por isso a importância do acompanhamento com um profissional à saúde que possa gerar um encaminhamento para psicólogos entre outras emergências e imprevistos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com