TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Processo de enfermagem de wanda horta

Por:   •  27/5/2018  •  Resenha  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 4

PROCESSO DE ENFERMAGEM´WANDA HORTA

Esta obra foi escrita no intuito de fornecer subsídio à execução prática do Processo de Enfermagem no Brasil, até então carente de literatura científica sobre esse assunto. Buscou, para a Enfermagem, uma filosofia que desse embasamento para o seu desenvolvimento enquanto ciência. A obra é composta por prefácio e três partes.

A parte I é denominada Filosofia, Teoria e Ciência de Enfermagem. São muitos os conceitos em busca da filosofia própria da ciência da Enfermagem, mas todos têm em comum o ser, o conhecer e a linguagem. Na Enfermagem, há três seres: o Ser-Enfermeiro (recebeu formação profissional para cuidar de outras pessoas); o Ser-Cliente (seres humanos que necessitam de cuidados) e o Ser Enfermagem (interação e transação do Ser Enfermeiro com o Ser-Cliente).

A autora questiona sobre a cientificidade da Enfermagem, concluindo positivamente, tendo em vista que é uma atividade humana e conta com teorias. A teoria atua como guia de ação e explica a natureza da ciência. Os entes da Enfermagem são as necessidades humanas básicas, e descrever, explicar, relacionar e predizê-los, em síntese, são a Ciência da Enfermagem. As primeiras teorias de Enfermagem surgem na década de 60.

Fundamentando-se na Teoria das Necessidades Humanas Básicas, propõe-se a sistematização e a organização dos três conhecimentos científicos: o ser, o objeto e o ente. A Teoria das Necessidades Humanas Básicas foi desenvolvida no intuito de explicar a natureza da Enfermagem, definir seu campo de ação e sua metodologia científica.

Foi desenvolvida a partir da Teoria da Motivação Humana, de Maslow. O ser humano é causa de equilíbrio e desequilíbrio em seu próprio dinamismo. Os desequilíbrios geram estados de tensão que o levam a buscar satisfação de tais necessidades para manter seu equilíbrio no tempo e no espaço.

O desconforto, trazido pelas necessidades não atendidas ou inadequadamente atendidas, se prolonga e torna-se causa de doença. A saúde é o estado de equilíbrio dinâmico no tempo e no espaço. Como parte integrante da equipe de saúde, a Enfermagem mantém o estado de equilíbrio, previne e reverte desequilíbrios.

Para que a atuação da Enfermagem seja eficiente, ela necessita desenvolver sua metodologia de trabalho, fundamentada no método científico, denominado Processo de Enfermagem. A Parte II da obra trata do Processo de Enfermagem, que se constitui das ações sistematizadas e inter-relacionadas e visam à assistência ao ser humano.

Os instrumentos básicos indispensáveis para que a enfermeira aplique o Processo de Enfermagem são a observação, a comunicação, a aplicação do método e de princípios científicos, a destreza manual, o planejamento, a avaliação, a criatividade, o trabalho em equipe e a utilização dos recursos comunitários.

As necessidades humanas básicas foram hierarquizadas por Maslow em cinco níveis: necessidades fisiológicas, de segurança, de amor, de estima e de autorrealização.

As necessidades estão inter-relacionadas, pois fazem parte do ser humano como um todo, e nunca há satisfação completa ou permanente de uma necessidade. Estas se manifestam por meio de sinais e sintomas, denominados problemas de Enfermagem.

O Processo de Enfermagem é composto por seis fases.. As técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com