TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fatores que Influenciam Nossos hábitos Alimentares

Por:   •  25/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

Fatores que influenciam nossos hábitos alimentares

Acreditamos que existem os seguintes fatores que afetam os nossos hábitos alimentares: fatores individuais (genética, renda, estilo de vida, conhecimentos sobre nutrição), fatores sociais (apoio, influências, normas sociais), fatores ambientais (moradia, vizinhança, escola e trabalho, acesso a restaurantes, supermercados, etc), macro ambientais (valores culturais, sistema alimentar, sistema de saúde, políticas públicas).

Abaixo listamos alguns fatores e formas de lidar com eles:

  1. Influências culturais:

Os hábitos alimentares no Brasil sofreram diversas influências por parte das pessoas responsáveis pela colonização do país em diversos momentos e locais. Portugueses, espanhóis, indígenas, africanos, alemães, japoneses, suíços, árabes e tantos outros povos influenciaram a nossa culinária e o que hoje comemos. Dependendo das suas influências talvez você esteja acostumado a consumir mais vegetais, ou peixes,  tubérculos. Em Nova Friburgo, há um consumo de grande variedade de vegetais e tubérculos, até mesmo por sermos um polo de agricultura. Além de comidas típicas, principalmente de origem suíça, alemã e japonesa.

 

  1. Genética:

Algumas pessoas sentem mais fome, outras sentem menos fome. Uma das razões é a herança genética. Apesar de não podemos mudar a base da nossa estrutura física, podemos fazer escolhas saudáveis para termos um corpo saudável e desenvolvermos grande respeito por nossa história, ancestralidade e corpo atual.

 

  1. Recompensa e castigo:

Muita gente teve a experiência na infância de que só poderia comer a sobremesa se limpasse o prato do almoço. Doces poderiam ser recompensa ou castigo. Durante a vida continuamos a nos castigar, comendo menos quando estamos insatisfeitos com o corpo, comendo coisas menos saudáveis quando achamos que "merecemos". Os nossos pensamentos influenciam os nossos sentimentos, nossas reações e nossas escolhas alimentares.

 

  1. Sensação de fome e saciedade:  

Deveríamos comer quando temos fome e não comer quando estamos saciados. Mas o alimento muitas vezes entra na nossa vida quando estamos estressados, chateados, entediados, quando queremos conforto, carinho ou amor, e procuramos tudo isso de forma inconsciente, no prazer de comer algo em vez de procurar resolver nossas questões internas. Além disso, não só acumulamos gordura, como alteramos a capacidade natural do corpo em perceber as sensações de fome e saciedade que são muito importantes para nossa saúde.  

 

  1. Sedentarismo:  

Pessoas mais ativas costumam se alimentar de forma mais saudável e terem mais consciência corporal, entenderem melhor as próprias necessidades, fazendo melhores escolhas. Ter um estilo de vida mais saudável e passar menos tempo em frente à TV expostos a propagandas de alimentos e bebidas industrializadas, também pode influenciar muito nossa alimentação.  

 

  1. Pressão social:  

Comer com a família e com amigos que sempre escolhem pizza, sorvete, alimentos fritos, bebidas alcoólicas ou alimentos processados, nos leva a também comer mais destes itens. Por outro lado, se estamos com pessoas que consomem mais alimentos naturais, mais frutas e verduras a tendência é optarmos por este tipo de alimento com mais frequência. A pressão social pode acabar afetando o que comemos e também a quantidade de comida que ingerimos, seja saudável ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com