TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - Filme Patch Adams

Por:   •  4/12/2017  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 3

Patch Adams – O Amor é Contagioso é uma comovente história que retrata a luta de um jovem estudante de medicina, para mudar a forma em que os alunos eram ensinados a tratar seus futuros pacientes, com frieza e nenhuma humanização. Achei o filme interessante, pois nos faz refletir, sobre a necessidade desta mudança em nossa sociedade, e em especial na medicina pois já foi comprovado que o otimismo, o sorriso e o diálogo, afetam positivamente a saúde do doente. Em nosso grupo de estudos sobre humanização hospitalar, debatemos sobre a importância do saber ouvir, saber o que, e quando falar, para que assim possa surgir o dialogo. . Segundo Drauzio Viegas (2007) que ressaltava que é comum faltar alguma coisa a mais que torna o médico o verdadeiro médico –sentir que está lidando com pessoas em momentos muito frágeis de suas vidas, com a doença e o medo. Ele trata muito bem a doença, mas se esquece do doente como pessoa. Falta-lhe sensibilidade.

Não é raro o médico ser autoritário e indiferente ao pedido que está sendo feito. Na verdade, com todas as dificuldades que enfrenta atualmente, o médico tem um enorme poder: ele lida com a vida e a morte – com o destino do paciente. Será que ele não tem noção dessa falta em seu trabalho? Tem e deve tomar providências para corrigi-la, para ser o verdadeiro médico, utilizando com sensibilidade os conhecimentos. Sensibilidade é ter interesse real pelo paciente, como ser humano. Se o paciente procura o médico, é porque ele precisa dele, de sua disponibilidade, de sua atenção, e, bem atendido, cria vínculos pela vida inteira, diz Viegas.

Barbie - Apresenta-nos a escuta sensível como método de investigação científica a ser perseguido neste tipo de estudo. Torna-se fundamental lembrar que “o homem permanecerá, para sempre, dividido entre o silêncio e a palavra”, onde somente a escuta sensível do pesquisador poderá penetrar e captar o(s) significado(s) do não-dito.( BARBIE, 2002 apud FONTES,2005 p.128).

Foi admirável a coragem que Patch Adams teve ao enfrentar ainstituição médica, para que a mudança desse início penso que se tivéssemos esta coragem para mudar as coisas que necessitam, as coisas seriam bem melhores para todos. Ainda à muito o que se mudar, infelizmente temos uma saúde precária em nosso país, não se consegue dar o atendimento básico à saúde da população, muitos estão morrendo na porta dos hospitais, por falta de atendimento e vagas nos leitos, que se encontram lotados e desestruturados. Está faltando o básico, e fica difícil para os profissionais da área demonstrar humanização, quando o Governo não tem sequer respeito pelo dinheiro público, que deve ser usado para quem mais precisa o povo e os profissionais da área de saúde, para que tenham condições de oferecer este tratamento de forma digna e respeitosa.

Penso que a humanização deve começar pelas autoridades e pelo Governo de nosso país, pois estes quando ficam doentes querem receber o melhor atendimento com os melhores médicos e nos melhores hospitais, e recebem pois podem pagar por isso. Nós também queremos isto para nós e nossos familiares, pois é nosso direito como cidadãos. É uma pena que este direito só fica no papel, já está mais do que na hora desta realidade mudar. É preciso que haja mais Patch Adams em nosso meio, para que nosso futuro sejamelhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com