TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Saber Cuidar

Por:   •  12/9/2015  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

Patologias do Cuidado

 Devemos exercer a compaixão para conosco mesmos. Acolher os próprios limites com humildade, sem lamúria. Somos seres da incompletude, não somos Deus. O fato de carregarmos sempre uma sombra de descuido, não invalida a permanente busca do cuidado essencial. O cuidado não é uma meta a se atingir somente no final da caminhada. É um princípio que acompanha o ser humano, em cada passo, em cada momento, ao largo de toda vida.

 Assim como a pior doença é negar a sua existência, a pior aberração do cuidado é sua negação. Há os que têm cuidado em demasia. É a sua exacerbação. A pessoa se torna obsessiva por se preocupar demasiadamente em cuidar de tudo e de todos. Tanto cuidado acaba por tirar a espontaneidade das pessoas. Há os que têm cuidado de menos. São os descuidados e displicentes.

 O cuidado não convive nem com o excesso nem com a carência. Ele é o ponto ideal de equilíbrio entre um e outro. Tarefa humana é construir esse equilíbrio com autocontrole e moderação.

Figuras Exemplares de Cuidado

  1. O cuidado de nossas mães e avós – É através das mães que cada um aprende a ser mãe de si mesmo, na medida em que aprende a aceitar-se, a perdoar as próprias fraquezas e a alimentar o sonho de um grande útero acolhedor de todos. Representa também o modo de ser mãe são as enfermeiras que cuidam dos seus doentes e tantas outras pessoas que anonimamente se desvelam no cuidado de alguém.
  2. Jesus, um ser de cuidado – Revelou a humanidade o Deus cuidador. Fez da misericórdia a chave da sua ética, há varias parábolas que são expressões exemplares de cuidado e de plena humanidade.
  3. Francisco de Assis – O coração de Francisco significa um estilo de vida, a expressão genial do cuidado, uma prática de confraternização e um renovado encantamento pelo mundo.
  4. Madre Teresa de Calcutá – A capacidade de tocar, com suas implicações mais amplas, é mais importante tocar que curar. A mão que toca cura porque leva carícia, devolve confiança, oferece acolhida e manifesta cuidado. A mão faz nascer à essência humana naqueles que são tocados.
  5. Irmão Antônio – Sua figura, a despeito de limitações pessoais, irradia uma aura impressionante de bondade e de reverência.
  6. Mahatma Gandhi – Possuía um profundo cuidado para com todos os seres. Como um mandamento pregava: “Amarás a mais insignificante das criaturas como a ti mesmo”. Deixou a humanidade um legado perene.
  7. Olenka e Tânia – Revelam a essência humana feita de cuidado e de compaixão.
  8. O profeta do princípio Gentileza – Anunciava um ethos capaz de inspirar um novo paradigma civilizatório: a gentileza como irradiação do cuidado e da ternura essenciais.
  9. Feng-shui – É fundamentalmente uma ética ecológico-cósmica de como cuidar da correta distribuição em nosso ambiente inteiro. Face ao desmantelamento do cuidado e a grave crise ecológica atual, a milenar sabedoria Feng-shui nos ajuda a refazer a aliança de simpatia e de amor para com a natureza. Essa conduta reconstrói a morada humana assentada sobre o cuidado e as suas múltiplas ressonâncias.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com