TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro de Aulas Ética do Cuidado

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  6.794 Palavras (28 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 28

Roteiro de Aulas Ética do Cuidado - Prof. Marcelo Pelizzoli Discente: Julyane Rodrigues Pessoa Lopes - Enfermagem

Aula 1 - 27/02/2018

Primordialmente, foi apresentado todo o plano de ensino, bem como sites, vídeos e livros importantes para servir de apoio para o melhor entendimento da matéria e seus conteúdos.

Logo após, foi elaborada uma breve discussão sobre cada discente, com o intuito de conhecer e manter uma relação. Em seguida, iniciou-se a introdução aos assuntos, primordialmente, o Mito do Cuidado, também cconhecido como o Mito de Cura, que nos leva a pensar sobre o sentido da Enfermagem e sobre o destino do ser humano.

Diz a lenda que,

"Um dia, quando Cuidado pensativamente atravessava um rio, ela resolveu apanhar um pouco de barro e começar a moldar um ser, que ao final apresentou a forma humana. Enquanto olhava para sua obra e avaliava o que tinha feito, Júpiter se aproximou. Cuidado pediu então a ele, para dar o espírito da vida para aquele ser, no que Júpiter prontamente a atendeu. Cuidado, satisfeita, quis dar um nome àquele ser, mas Júpiter, orgulhoso, disse que o seu nome é que deveria ser dado a ele. Enquanto Cuidado e Júpiter discutiam, Terra surge e lembra que ela é quem deveria dar um nome àquele ser, já que ele tinha sido feito da matéria de seu próprio corpo—o barro. Finalmente, para resolver a questão os três disputantes aceitaram Saturno como juiz. Saturno decidiu, em seu senso de justiça, que Júpiter, quem deu o espírito ao ser, receberia de volta sua alma depois da morte; Terra, como havia dado a própria substância para o corpo dele, o receberia de volta quando morresse. Mas, ainda disse Saturno, "já que Cuidado antecedeu a Júpiter e à Terra e lhe deu a forma humana, que ela lhe dê assistência: que o acompanhe, conserve sua vida e lhe dê o apoio enquanto ele viver. Quanto ao nome, ele será chamado Homo (o nome em latim para Homem), já que ele foi feito do humus da terra".

Levando em consideração que a o sentido da palavra cura é entendido como cuidado, ou uma assistência, logo, percebemos que preserva a essência do que entendemos ainda hoje como sendo a tarefa primordial da Enfermagem. É importante também refletir sobre a competência da enfermagem como uma ação prática que dá suporte à vida humana, mas estendendo essa concepção, é importante reconhecê-la como um fazer profissional, único e absolutamente indispensável na área da saúde.

Minhas considerações: A aula foi muito proveitosa, pois falou de assuntos que estão dentro da filosofia que já tinha estudado e descobrir também novas teorias e ideias dentro dessa matéria, considerando que no ensino médio tornou-se uma das minhas favoritas, pois busca explicar as ações e formas de pensar do homem por meio de teorias que se parar para pensar, são condizentes. Além disso, a minha curiosidade ficou maior quando vi os livros e seus nomes, por se tratar de assuntos que tenho interesse em conhecer.

Aula 2 - 06/03/2018

A respiração que sendo essencial controla os movimentos, permite oxigenar os músculos, facilita a estabilização da coluna e a movimentação dos membros, relaxando a musculatura e deixando-nos cientes de todo o corpo. Tendo em vista estes pontos, foram apresentadas as PICS (Práticas Integrativas e Complementares), que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Levando em consideração que há três formas de respirar: na parte alta do tórax, na parte baixa da caixa torácica (respiração profunda) ou na cavidade abdominal, logo, a postura correta será de suma importância, tendo como consequência mais foco, alívio da ansiedade e estresse, melhora da capacidade pulmonar, preservação de funções cognitivas, etc.

É apresentado um exercício, no qual é necessário postura, imobilidade, concentrar-se em um ponto fixo. Tem-se como objetivo melhorar a concentração para conectar-se ao grupo. Ese exercício irá ajudar nos Processos Circulares que permitem a plena expressão das emoções numa atmosfera de respeito genuíno, fruto da escuta qualificada e do empoderamento de todos os participantes, esta metodologia oferece um instrumento de mudança na percepção dos modos diferentes de reagir frente a situações aparentemente idênticas; e Círculos de Diálogo.

Terapia Comunitária Integrativa é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um.

A Psicologia dos Elementos foi um ponto que chamou muita atenção durante a aula, pois a base da vida pode ser considerada os quatro elementos: pedra (ideia de estabilidade), fogo (transformação das coisas), ar (liberdade) e água (estética e alma). Em meio a isto, há as origens, a essência do ser humano. Em muitas culturas esses símbolos são iguais e tem o mesmo significado.

Antes e após os exercícios, assim como ao final da aula, o professor sempre passa um objeto de fala, onde faz a pergunta "Como você está se sentindo?, no qual cada aluno irá dizer como se sente e como foi a experiência duranets os exercícios.

Minhas considerações: Ao repitir em casa antes de estudar os exercícios e seguir algumas dicas dadas pelo professor, percebi que minha concentração quando estava estudando aumentou, e repetindo o resto da semana o resultado chegou a ser bastante satisfatório, já que aquilo que eu estudei em uma hora, consegui estudar em menos tempo. Ademais, ao pesquisar maais sobre a psicologia dos elementos, achei interessante o modo que todas as relações podem ser explicadas por teorias antigas.

Aula 3 - 13/03/2018

Neste dia, era previsto que todos os alunos levassem fotos com os familiares, porém, todos esqueceram!! Então, o professor levou pratos reciclados e pediu para que colocássemos o nome de nossos pais na parte de cima e no lado côncavo, sentimentos que nos carazteriza. Não lembro exatamente o que coloquei, mas logo após, cada aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com