TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAEP - SISTEMATIZAÇÃO ASSISTENCIAL

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

                   

1-INTRODUÇÃO...        2

2- OBJETIVO..........        4

3- METODOLOGIA        5

4- VISITA PRÉ-OPERATÓRIA        6

4.1- PLANEJAMENTO DA ASSISTÊNCIA        8

4.2- IMPLEMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA        9

4.3 - AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA        10

4.4 REFORMUALÇÃO DA ASSISTÊNCIA        10

5- RESULTADOS.................        11

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

 REFERÊNCIAS...................................................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

O exame físico é uma parte essencial e complementar na avaliação de enfermagem, auxiliando na detecção de possíveis alterações periféricas e sistêmicas, evidenciando patologias cardíacas e não cárdicas. Que podem afetar o coração. (SHEA, 2016)

O exame físico é composto por avaliação dos sinais vitais, palpação e ausculta dos pulsos, observação das veias, inspeção e palpação do tórax, percussão, palpação e ausculta cárdica, exame pulmonar incluindo percussão, palpação e ausculta, e exame do abdômen e dos membros. (SHEA, 2016)

Se resume na investigação do corpo do paciente para determinar o seu estado de saúde, evolvendo o uso das técnicas de inspeção, palpação, ausculta, percussão e olfato. (SHEA,2016.)

A anamnese e exame físico fazem parte da etapa do Histórico de Enfermagem do Processo de Enfermagem. Sua implementação visa o cuidado individualizado, holístico, humanizado e com embasamento científico, é realizado pelo enfermeiro, para coleta de dados básico sobre o estado de saúde do paciente, identificando e confirmando o diagnóstico de enfermagem, para tomada de decisões clínicas relacionadas ao gerenciamento e a prevenção, promoção e recuperação de saúde do paciente. (SHEA,2016.)

   

  1. OBJETIVO

Enfatizar a importância do exame físico e da avaliação cardíaca, que tem como objetivo principal avaliar o paciente de forma integral, definir se há alterações no sistema cardiovascular que caracterize uma doença do coração especifica, além de abordar e controlar os fatores que aumentam o risco cardiovascular focando na adequação do estilo de vida e promoção a saúde. (SHEA,2016.)

  1. METODOLOGIA

3.1- TIPO DE PESQUISA

 Trata-se de um estudo descritivo em que a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico ocorrem sem a interferência do pesquisador. Esse tipo de estudo tem a finalidade de descrever e documentar a avaliação cardíaca pelo enfermeiro. Utilizou-se como fundamentação o modelo de avaliação de enfermagem do EBSERH. (JARVIS.C, 2012).

3.2- LOCAL DE BUSCA

Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a importância do exame físico, para a sistematização de enfermagem, com vistas à identificação de sinais e sintomas e condições de saúde considerados, respectivamente, como a atuação do enfermeiro no período de inspeção, palpação, ausculta, percussão. Local de busca documentos exclusivos em meios eletrônicos, homepage e artigos de revista online.

3.3 PALAVRAS-CHAVE

 EXAME FISICO, AVALIAÇÃO CARDIÁCA.

3.4 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

Pesquisas que aborda pacientes submetidos a um exame físico completo realizado por um enfermeiro.

 

3.5 CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

Pacientes submetidos a exames físicos seja ele de urgência ou não.

3.6- IDIOMA DA PESQUISA

Português.

4. ANATOMIA FUNCIONAL DO CORAÇÃO.

O coração é um órgão muscular que bombeia sangue ao longo do corpo ao fazê-lo circular através do sistema circulatório/vascular. Ele se encontra no meio do mediastino, envolvido em um saco seroso de duas camadas denominado pericárdio. O coração possui a forma de uma pirâmide quadrangular, e é orientado como se esta pirâmide tivesse caído para um dos lados de forma que a sua base se orienta para a parede posterior do tórax, e seu ápice aponta para a parede torácica anterior. O coração possui cinco superfícies: base (posterior), diafragmática (inferior), esternocostal (anterior), e superfícies pulmonares direita e esquerda. Ele também possui várias margens: direita, esquerda, superior e inferior:

        A contração coordenada é essencial para o bombeamento eficiente, a contração assíncrona de fascículos musculares é ineficaz e rapidamente fatal quando envolve a musculatura ventricular. O nodo sinoatrial é o marca passo, de onde a onda de excitação normalmente difunde-se para todas as partes do músculo, tem o nível máximo de atividade espontânea quando descarregado por estímulos externos, mas, em circunstâncias normais, sua descarga é determinada pelo fino equilíbrio de entradas simpáticas aceleradoras e vagais retardadoras. 

O fluxo sanguíneo está ligado a estas atividades. O sangue entra nos átrios enquanto a pressão no interior das veias supera a pressão no interior do coração. Vários fatores de magnitude incerta e variável contribuem para a pressão venosa. 

As valvas pulmonar e aórtica fecham-se durante o relaxamento ventricular, quando a pressão arterial excede a pressão nestas câmaras. A contração ventricular fecha as valvas atrioventriculares, a eversão das cúspides para os átrios sendo impedida pela contração oportuna dos músculos papilares.

Os dois ventrículos não se contraem identicamente. A luz ventricular direita é comprimida em uma ação “de fole, em que a parede externa é tracionada em direção ao septo. O ventrículo esquerdo mais cilíndrico contrai-se radialmente e no comprimento, supõe-se  que a contração radial  tenha o maior efeito. 

O fechamento das valvas cardíacas produz sons distintos, audíveis à auscultação.

 


4. TIPOS DE EXAMES FISICOS

Inspeção: a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento. A inspeção pode ser estática, observando-se os contornos do paciente parado; ou dinâmica, exigindo ao paciente que faça alguns movimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (509.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com