TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM

Por:   •  2/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 12

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)

JOANAANGELICA SILVA

JANAINA KONIECZENA

JULIANA ALMEIDA

JOYCE VALOTO

MARIA IMILIA DE MELO

JANAINA KONIECZENA

JOANAANGELICA SILVA

JOYCE VALOTO

JULIANA ALMEIDA

MARIA IMILIA DE MELO

A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)

Trabalho apresentado à disciplina Saúde do Adolescente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Brasileira – DOCTUM, como requisito para avaliação. Orientado pelo Professor Me. Vinicius de Oliveira Muniz.

Sumário

Resumo4

Introdução..........................................................................................................5

Objetivos.............................................................................................................6

Objetivos gerais6

Objetivos específicos6

Exame físico.......................................................................................................7

Anamnese de enfermagem...............................................................................7

Avaliação antropométrica do adolescente......................................................8

Desenvolvimento psicossocial.........................................................................9

Transformações corporais..............................................................................10

Acolhimento10

Ações preventivas10

Ficha de atendimento......................................................................................11

Conclusão..................................................................................................

Bibliografia.................................................................................................


Resumo

Como atividade privativa do enfermeiro a partir de 1986, a Consulta de Enfermagem é uma atividade desenvolvida para uma melhor assistência a saúde, em nível ambulatorial que utiliza componentes do método cientifico para identificar situações de saúde-doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para a proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, segundo Carraro (2001).

A Consulta de Enfermagem compreende uma série de ações realizadas numa sequência ordenada, desde a recepção do cliente até a avaliação geral de todo o atendimento prestado, pois o enfermeiro coleta informações, observa, examina para conhecer, compreender e explicar a situação de saúde antes de decidir sobre o diagnóstico de enfermagem e terapêutica do enfermeiro.

Palavra chave: Coleta de dados, consulta de enfermagem, adolecente.


Introdução

A consulta de enfermagem tem como propósitos maximizar as interações do cliente com seu ambiente, atingir o máximo bem-estar deste, viabilizar estratégias de valorização de si e de auto realização. Considerando, ainda que a Consulta de Enfermagem seja fundamentada nos princípios de universalidade, integralidade, equidade e resolutividade das ações de saúde.

Com isso, Cruz apud Verdi recomenda que sejam utilizadas as etapas do processo de enfermagem para organizar as fases da consulta e que cada uma das etapas seja desenvolvida com um bom nível de profundidade com o intuito de não permanecer em nível da superficialidade da assistência.

Essas etapas que possui uma organização sequencial são compostas pelo Histórico de Enfermagem (compreendendo a entrevista), exame físico, diagnóstico de Enfermagem, prescrição e implementação da assistência e evolução de Enfermagem (compreendendo o registro). Finalizando assim a consulta de enfermagem visa uma metodologia do cuidado, principalmente, holística do cliente. Se diferenciando dos profissionais de saúde inseridos na racionalidade do modelo biomédico que tem como foco a doença do paciente (Pinheiro, 2003).


Objetivos

  • Objetivos gerais:

Avaliação geral de todo o atendimento prestado adolescente e a família.

  • Objetivos específicos:

        

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) com uma metodologia científica implementada na prática assistencial da Saúde do adolescente e  a familia.


  • Exame físico

[pic 2]

Deve-se relacionar o exame físico completo na primeira consulta iniciando o exame da cabeça e terminando nos pés, no caso encéfalo caudal, incluindo um screening da acuidade visual.

Pesquisas de cáries dentárias, observando cuidadosamente a pele e mucosas, exame de coluna vertebral, do aparelho genital, entre outros. De acordo com o protocolo de controle de pressão arterial, todos os adolescentes e jovens deverão ter sua pressão arterial aferida anualmente.

  • Anamnese de enfermagem

[pic 3]

O profissional de saúde não deve ficar restrito a obter informações sobre o motivo focal, que leva o adolescente ao serviço de saúde, e assim, conhecer como um todo, seguindo um roteiro de anamnese. Isso inclui a avaliação de como ele está se sentindo em relação às mudanças corporais e emocionais, pelas quais está passando, seu relacionamento com a família e com seus pares, a forma como usa as horas de lazer, suas vivências anteriores no serviço de saúde, expectativa em relação ao atendimento e aos seus planos de futuro.


  • Avaliação antropométrica do adolescente

Subdivide-se em um quadro de antropometria, conhecimento dacaderneta de vacinação do adolescente, a promoção em saúde e prevenção de seus agravos, o crescimento e o desenvolvimento, que abrange o equilíbrio entre alimentação e nutrição em suas funções de avaliação na[pic 4]

observação e orientação nutricional, desenvolvimento psicossocial, e transformações corporais ao quais os jovens se expressam.

  • Antropometria

Dados antropométricos são importantes e valiosos para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, apesar de mais difíceis de obter, devido a característica única do estirão puberal e da velocidade rápida de mudanças corporais que ocorrem nesse período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (485.4 Kb)   docx (283.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com