TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome Guillian Barre

Por:   •  16/6/2018  •  Monografia  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

CONCLUSÃO

A SGB é uma síndrome relativamente frequente,principalmente se comparada a outras doenças neurais,que tem progressão rápida,tornando se grave e exigindo cuidados constantes.

Entre eles destacaram os cuidados de enfermagem com  a identificação precoce dos sinais e sintomas,mobilização,aimentação,respiração e educação em saúde.

Os pacientes com SGB podem manifestar diversas complicações dentre elas,no sistema respiratório,cardiovascular e urinário.

No sistema respiratório ocorre perda da proteção das vias aéreas superiores,por fraqueza das vias aéreas superiores.

A parte muscular tbm fica comprometida através da sensação de parestesias nas extremidades distais dos membros inferiores e superiores.

No aparelho cardiovascular ocorre o comprometimento no sistema nervoso autônomo,acarreta alterações da frequência cardíaca,causando hipotensão ou hipertensão.

No aparelho urinário causa infecções no trato urinário e disfunção do sistema gastrointestinal gerando constipação.

Estudos recentes relacionaram a SGB ao vírus Zika havendo assim o reconhecimento de comprometimento do SNC.

Assim como não temos uma causa específica para os surgimento da SGB,o papel da equipe de enfermagem é muito importante com objetivo de se adotar medidas para fornecer conforto e melhora do quadro clínico desse paciente.

No tratamento devemos dar um suporte geral devido ao potencial de deteriorização rápida,com risco de parada respiratória,pacientes com diagnóstico presumível de SGB devem ser preccocemente hospitalizados para observação e monitorização cuidadosas.O local ideal seria uma unidade de terapia intensiva,na presença de dificuldade para deglutir a alimentação deve ser mantida através de sonda nasogástrica.

As patologias concomitantes como diabete,hipertensão arterial,etc..devem ser monitorizadas e tratadas adequadamente nos pacientes acamados por longo tempo,devem ser usados colchões especiais e esquemas de heparinizaçãoprofilática,visando prevenir as escaras de decúbito e a trombose venosa profunda.

Após a regressão do quadro  agudo deve ser instítuida uma rotina de exercícios fisioterápicos para auxiliar a recuperação dos doentes;Assim como tratamento psicológico visando prevenir sequelas emocionais.

A SAE favorece favorece a comunicação entre a equipe multidisciplinar ,o q é necessário ao paciente com SGB,tendo a enfermagem tem papel essencial na recuperação e reabilitação do paciente.

Sendo assim,o papel do enfermeiro deve seguir uma avaliação cuidadosa e o plano de intervenções ajudam a minimizar complicações da mobilidade prejudicada e a promoção da reabilitação sem deficits.Dentre eles:

Exame neurológico: nervos cranianos,avaliação de alterações motoras e sensoriais

Prevenção de broncoaspiração-pelo déficit dos nervos cranianos;Monitorização da P.A e frequência cardíaca

Monitorização do padrão respiratório e da capacidade vital forçada a cada 6 horas;Monitorização do padrão respiratório e da capacidade vital forçada a cada 6 horas;Monitorização da função gastrointestinal e urinária -presença de náuseas e vômitos,risco de obstipação e infecção do trato urinário devido a retenção urinária

Prevenção de úlceras por pressão pela imobilidade;Prevenção de TVP-colocação de meias compressivas

Exercícios passivos miniminizam o risco de desenvolver calinhamento contraturas;Medidas de alinhamento do corpo,telas protetoras para evitar hiperflexão do punho e pé caído;Dietoterapia por sonda,se ocorrer incapacidade por alimentação por via oral;Implementação de métodos de comunicação se houver comunicação verbal prejudicada por intubação orotraqueal;Balanço hídrico;Proteção ocular em caso de paralisia facial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com