TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Guillan Barré

Por:   •  27/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Síndrome de Guillan Barré

A síndrome de Guillan Barré é uma neuropatia periférica progressiva autoimune que atinge vários nervos periféricos, trata-se de uma doença dismielinizante, na qual ela retira a bainha de mielina do axônio. A bainha de mielina é responsável por uma melhor condução dos impulsos nervosos, ou seja, quando o cérebro envia uma mensagem do SNC para atingirem músculos e os membros, ela precisa ser transmitida pelos nervos, essa bainha de mielina facilita essa transmissão, sem ela não ocorre a transmissão neuronal.

Seria como se a bainha de mielina funcionasse como um isolante para o fio do axônio, ou seja, sem esse isolante a condução do impulso nervoso não é feita da forma correta e ocorre vários curtos-circuitos e o nervo não funciona.

É uma doença muito rara, e é uma doença autoimune onde a sistema imunológico produz anticorpos que atacam a bainha de mielina, ou seja, o sistema de defesa do nosso corpo é quem causa a doença. Este efeito é causado devido a presença de bactérias que causam infecções ou vírus, o sistema imunológico então produz anticorpos contra aquele antígeno e o ocorre o ´´ataque´´ a bainha de mielina por ter antígenos semelhantes ao dos vírus e bactérias acaba sendo atacada também ou seja o sistema de defesa ataca o que não era para ser atacado.

Sintomas

Os sintomas da síndrome geralmente começam nos pés e nas mãos antes de se espalhar para os braços e depois as pernas. Os principais sintomas são:

• Dor, formigamento e dormência

• Fraqueza muscular progressiva

• Problemas de coordenação e instabilidade (a não capacidade de andar sem ajuda)

A fraqueza pode afetar ambos os lados do corpo e pode piorar ao decorrer de várias deias.

O sistema nervoso Periférico

Este sistema é a rede de nevos que se encontram na periferia do sistema nervo central so central, onde se inclui os nervos motores, que o cérebro utiliza para controlar os músculos.

Na síndrome de Guillain-Barré, o sistema imunológico (faz parte da imunidade inata) ataca estes nervos, tornando-os inflamados e, por conseguinte param de funcionar e devido a este fato ocorre a sensação de formigamento, dores nos braços e pernas.

Diagnostico da sindrome

Não é um diagnostico fácil, mas dois testes são feitos para diagnosticar:

1. Estudos de coordenação motora e eletromiografia (testes que medem a função do nervo e musculo;

2. Punção lombar; onde uma pequena agulha é usada para remover uma pequena quantidade de fluido a partir do canal espinhal, posteriormente ée levado para ser analisado.

O tratamento

O tratamento é feito dentro de um ambiente hospitalar humanizado seguindo a lei orgânica da saúde (lei 8.080) são feitas:

1. A introdução de Imunoglobulina intravenosa

2. Troca de plasma

Ambos os tratamentos miram os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico, a fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com