TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistematização em enfermagem

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Pratica Supervisionada.

A SAE (Sistematização de Assistência de Enfermagem), juntamente com a NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) tem um papel fundamental na qualidade de assistência a pacientes com infecção respiratória, sem ambas, não podemos traçar um plano de cuidados e nem sequer dar uma continuidade aos planos de cuidados de enfermagem.

A infecção respiratória vem crescendo bastante nos últimos tempos, pelo fato das pessoas estarem expostas a uma série de fatores, por exemplo: poluição, radiação, clima e etc. As doenças respiratórias são classificadas em duas fases; altas (vias aéreas superiores): rinites; por exemplo. E temos também as doenças respiratórias baixas (vias aéreas inferiores): as pneumonias; são um grande exemplo.

Os cuidados de enfermagem são essenciais para a melhora clinica do paciente (cliente), sem a coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem,  implementação de enfermagem e a avaliação (componentes da SAE), o paciente não terá uma boa assistência de enfermagem, todos os planos e cuidados de enfermagem são traçados a partir da SAE.

Um dos maiores problemas hoje na infecção respiratórias, são as obstruções de vias aéreas, elas acarretam vários fatores que levam o paciente (cliente) a ter uma complicação do seu quadro, as secreções vindas das vias aéreas inferiores (pulmões), se não forem rapidamente aspiradas , podem levar com que o paciente venha a ter um uma bronco aspiração, sendo que os primeiros sinais de uma bronco aspiração são a cianose e a dispnéia.Para que o paciente seja aspirado de forma correta, o profissional tem que ser qualificado para a função.

A obstrução de vias aéreas não se dá somente a secreção, temos também a obstrução por alimentos, e a agilidade e técnica são os principais meios que auxiliam no retorno do paciente. Os principais cuidados de enfermagem para esses pacientes são:

Posição de conforto (Foley)

Orientar a tossir (para que a secreção saia com mais facilidade)

Aspiração de secreções (se necessário)

Ausculta pulmonar

Antibióticoterapia é um excelente aliado para o tratamento clinico da doença, é com ele que teremos maior eficácia no resultado da melhora do paciente. A administração, cuidado, orientação e tratamento, são a parte especifica da enfermagem, são esses profissionais juntamente com toda a equipe multidisciplinar que irão implementar e planejar toda a conduta do paciente.

O processo de cuidar de enfermagem ao portador de doença crônica cardíaca

Foi realizado um estudo com oito enfermeiros que cuidar de pacientes portadores de doença cardíaca, a maioria dos pacientes era do sexo feminino o enfermeiro tem a função de ajudar na recuperação desses pacientes tanto o lado emocional como o físico. Os enfermeiros deram seu depoimento de o que significavam para cada um ajudar o paciente com doença cardíaca, todos responderam o quanto o cuidado é importante para a melhora do nosso cliente, o quanto a enfermagem é fundamental nesse processo de recuperação, no momento em que o paciente está hospitalizado o profissional deve ter todo o cuidado e atenção nas necessidades básicas de seu paciente .O enfermeiro tem que orientar seu paciente ao auto cuidado, já que o fazê-lo se sentir capaz é importante para sua recuperação.

A promoção de saúde tem uma atenção especial ao profissional quando se trata de doença cardiovascular, já que o portador desta doença tem que mudar radicalmente seu estilo de vida assim que começa a tratar sua enfermidade, com isso a promoção da saúde prepara o paciente para uma melhor qualidade de vida. A educação a saúde do enfermeiro paciente promove orientações preventivas, hábitos de saúde, nesse processo a religião do paciente sempre será levada em consideração e o respeito tem que existir seja qual for a crença do nosso paciente. Com isso proporciona também para a família uma boa relação, a presença e o apoio da família quando o paciente está em tratamento e também quando está hospitalizado influência na melhora do nosso cliente, já que ele se sente lembrado e amado. Cuidado específico quanto a sua alimentação adequada é essencial para sua melhoria no tratamento, alimentação na hora certa, comer conforme a dieta prescrita por um profissional, e uma alimentação saudável para ser seguida pelo o resto de sua vida. Educação a saúde é encarregado ao enfermeiro com um método de ensinamento ao paciente e a família para entender sua doença e suas necessidades.

É importante que o enfermeiro oriente adequadamente ao paciente, que ele não pare o tratamento, que faça seu acompanhamento preferivelmente com o mesmo medico já que o mesmo saberá seu caso para fazer um melhor acompanhamento, orientá-lo a fazer exercício físico e uma dieta equilibrada, orientar ao paciente que o mesmo procure primeiro um posto de saúde mais próximo de sua casa e entre no grupo do centro de saúde que é especificamente para tratar pacientes hipertenso, explicar bem a doença para o paciente é importante para que não haja complicações futuras na doença, o cuidado em informar facilita para que o paciente cuide de sua saúde, o bem estar com o conforto e o equilíbrio psicológico o enfermeiro consegue prevenir e promover a doença.

O método dos enfermeiros que participaram da pesquisa foi recíproco já que conseguiu alcançar seus objetivos no cuidado e no ensinamento de seu paciente, isso colabora com a saúde para que esse método funcione e seja executado com outros pacientes, o que mais ouve durante a pesquisa foi o desequilíbrio e incapacidade que foi o que mais afetou o psicológico do paciente, mas aos poucos isso foi sendo superado, A doença se caracteriza pelo mal funcionamento ou nenhum funcionamento do nosso corpo e isso perturba muito a pessoa que está com doença, o auxilio e apoio da família é indispensável assim como o do enfermeiro que o orienta e cuida para promover o bem estar geral de seu paciente.

O enfermeiro precisa ter uma visão geral para cada dia mais ajudar e cuidar cada vez melhor de seu paciente. Nos últimos anos como conseqüência do envelhecimento populacional dentre as doenças renais crônica tem aumentado.

Segundo estimativo lima e santos (2006 – 2005) havia no Brasil aproximadamente 54.311 pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento, destes 89% em hemodiálise e 6,7% em diálise peritoneal este novo perfil epidemiológico de morbidade apresentada pela população torna indispensável o desenvolvimento de intervenção de enfermagem que contemplam tais necessidades. Durante a  pratica de enfermagem que tiveram contato com pacientes portadores de doenças renais crônicos foi testemunha do sofrimento físico e emocional dos pacientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (347.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com