TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECIDO EPITELIAL - CORTE DO ESÔFAGO

Por:   •  16/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  2.214 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FMN

Albenice de Farias Cavalcante Borges Camila Tavares de Vasconcelos

TECIDO EPTELIAL CORTE DO ESÔFAGO


Albenice de Farias Cavalcante Borges Camila Tavares de Vasconcelos

TECIDO EPTELIAL CORTE DO ESÔFAGO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Histologia, no Curso de Bacharelado em Enfermagem, na Faculdade Mauricio de Nassau.

Prof. Drª Ticiana Maria Lúcio de Amorim


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        4
  2. ESÔFAGO.        5
  1. CORTES   HISTOLOGICOS        5
  2. COLORAÇÃO        5
  3. RESULTADOS        6
  1. CONCLUSÃO.        8

REFERÊNCIAS.        9


  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado o corte histológico do esôfago, e através deste será estudado o epitélio do esôfago onde definiremos seu revestimento, constituição e função. Portanto, sabe-se que a função deste tecido pode variar de acordo com sua localidade podendo ser: revestimento de superfícies, defesa, absorção e secreção, percepção de estímulos, e contração.

Entretanto, o tecido epitelial relaciona-se com funções extremamente importantes do corpo, tais como a proteção contra micro-organismos, perda de água e produção de hormônios.


  1. ESÔFAGO

Este órgão oco que estar situado no tubo digestivo e sua função é transportar o alimento da boca para o estomago, o esôfago contém várias camadas comuns como a mucosa que é revestida por um epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado a qual subdivide-se em epitélio, lamina própria e mucosa, a submucosa que é a camada de tecido conjuntivo situada abaixo da mucosa e em algumas partes do esôfago esta camada contem glândulas que secreta muco, as muscularis própria, camada de músculo que se contrai de forma coordenada, e a adventícia é externa e é formada pelo tendo conjuntivo.

O epitélio do esôfago reveste o lúmen deste órgão, e é um epitélio estratificado pois é constituído por várias camadas celulares, pavimentoso, porque as células mais superficiais são achatadas e não é queratinizado pelo fato de não possui uma camada queratinizada na sua superfície. Portanto, sua camada mais profunda, é chamada basal, pois é composta de células cúbicas que formam as demais células deste epitélio através de mitose. De acordo com que as células migram em direção a superfície, tornam-se achatadas e podem se soltar para o interior do lúmen do esôfago. O epitélio do esôfago, está ligado a um tecido conjuntivo por uma membrana basal.

  1. CORTES HISTOLOGICOS

Os cortes tem o objetivo de interpretação das estruturas e a organização destas, possuem formas longitudinais e transversais, as quais tem o intuito de mostrar a estrutura tridimensional do tecido analisado.

No esôfago, em cortes histológicamente preparados, pode-se observar estruturas chamadas mucosa (formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e tecido conjuntivo frouxo), submucosa (altamente vascularizada e contém pequenas glândulas mucosas) e serosa (porção superior do esôfago).

  1. COLORAÇÃO

Este é um método de extrema importância para a realização do estudo microscópico de luz pelo fato da maioria dos tecidos não conterem coloração, portanto, esta é uma etapa que evidencia uma melhor identificação e visualização das estruturas contidas no tecido.


O objetivo desse processo é contrastar os componentes dos tecidos na finalidade de torna-lo visíveis, destacando uns dos outros. Para obter os resultados da coloração no corte de esôfago são utilizados a hematoxilina (corante básico de cor roxa) e um corante básico, os quais tem ligação com os radicais ácidos dos tecidos, e a eosina que é um corante ácido e se liga aos radicais básicos do tecido.

  1. RESULTADOS

  • Foram utilizados corantes hematoxilina e eosina;
  • Aumento 40x no microscópio: observou-se que o esôfago apresenta uma luz irregular e o epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado fica junto à mesma;

        [pic 2][pic 3]

FONTE:  Próprio  autor        FONTE: Próprio autor[pic 4][pic 5]

  • Aumento total de 10x no microscópio: encontrou-se o epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, e logo abaixo verificou-se o tecido conjuntivo frouxo, e pode-se observar as células pavimentosas desse epitélio junto a luz do esôfago;
  • As células mais internas são cilíndricas com núcleos alongados na vertical, (situadas junto ao tecido conjuntivo frouxo).

[pic 6]

FONTE: Internet


[pic 7]

Fotomicrográfica de um corte na região proximal do esôfago. Glândulas mucosas são verificadas na submucosa.


  1. CONCLUSÃO

O tecido epitelial desempenha várias funções no organismo, como proteção, absorção e secreção, dependendo do órgão onde se localiza. São classificados em dois tipos principais: epitélios de revestimento e epitélios glandulares. Entretanto, verificamos que as células epiteliais encontram-se organizadas muito próximas umas das outras, constituindo os epitélios, já suas células são mantidas em íntimo contato por uma pequena quantidade de material intercelular e por funções celulares. Quase todas as células epiteliais estão situadas sobre uma membrana basal, rica em glicoproteínas e serve para ancorar as células epiteliais ao tecido subjacente, há três subdivisões deste tecido: tecido epitelial de revestimento, granular e especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com