TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ACADÊMICO SOBRE AIDS

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo estudos o virus HIV surgiu na Africa pela decada de 1920. Os primeiros casos da doecnca  surgiram nos EUA no ano de 1981. No inicio acreditavase que a doenca acometia somente homossexuais, ficando popularmente conhecida como PESTE GAY. O que hoje nós sabemos que não é verdade.  Então com a falta de informacão a doenca logo se alastrou, tornando – se uma epidemia mundial.

Um pouco mais tarde  quando cada  vez mais pessoas eram infetadas, depois de muitas pesquisas, cientistas constataram que se tratava de uma nova doença.

Esse vírus ataca o sistema imunológico, Como precisa de uma célula hospedeira para se manter vivo, o HIV age já nas primeiras horas após a infecção. Ele tem uma espécie de "encaixe" que o conecta perfeitamente a receptores na membrana das células T CD4+um tipo de linfócito que organiza a reação do corpo a invasores. O vírus então libera uma enzima chamada transcriptase reversa, que altera seu próprio material genético, convertendo-o de RNA para DNA. Isso permite que ele se integre ao código genético da T CD4+

O invasor continua produzindo novas enzimas com diferentes funções, como a replicação de seu material genético, a criação de proteínas longas e a quebra dessas proteínas. Depois, esses "pedaços" são unidos ao seu próprio DNA. É isso que lhe permite criar a base para "se duplicar". O novo vírus se separa da célula T CD4+ e rouba uma parte de sua membrana, com todas as estruturas necessárias para se juntar a outra T CD4+ e reiniciar o processo. Com seu funcionamento gravemente afetado, as T CD4+ vão se tornando menos eficientes e perdendo sua habilidade de combater outras doenças

O número de células T CD4+ diminui o organismo se torna vulnerável a infecções oportunistas.

Eu acredito que sexo sem camisinha é a forma que mais se transmite aids,

No caso de mãe para o filho já existe um tratamento no pre Natal onde a mãe toma uma série de medicamentos   afim de prevenir a criança. Mas no caso do leite materno o ideal éprocurar o banco de leite.

Transfusão de sangue hoje em dia é algo muito raro de acontecer, é logico que pode, mas é diicil.mas Lá pelos anos de 1980 1985 logo que a doença surgiu muitas pessoas foram contaminadas dessa forma. Até por que naquele tempo ainda não tinha um exame especifico que detectasse o vírus,

Seringas e agulhas podemos dá o exemplo de usuários de drogas, que acabam compartilhando as mesmas entre si, se um tiver o vírus, todos acabam contraindo,muitas vezes eles nem sabem que são portadoras e acabam transmitindo para outras pessoas.

Quanto aos objetos perfuro cortantes, eu me lembro sempre de manicure, muitas pessoas também já foram contamidas assim, por que o profissional não tem o cuidado de esterilizar

O objeto, que acaba se tornando também um meio de transmissão

Vale lembrar também dos profissionais de saúde que trabalham nessas aréas de risco,

O uso correto de EPI e a forma correta de fazer os procedimentos ajudam e muito na sua proteção pessoal. Caso a pessoa tenha entrado em contato com o vírus recentemente, ela passa por um tratamento de prevenção chamado PEP Profilaxia Pós-Exposição, usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids.

O ideal é que se comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao HIV e no máximo após 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com