TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc sobre aborto

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  1.033 Visualizações

Página 1 de 11

1

  1. INTRODUÇÃO

                          Este trabalho tem por finalidade discutir a opinião do(s) aluno(s) a respeito da legalização do aborto e suas vertentes.

       1.1 O HOMO SAPIENS E A ORIGEM DO CONHECIMENTO

                           Há aproximadamente 200 mil anos, no leste da África, surgia o Homo Sapiens, do latim “homem sábio”, que tem sapiência “sabedoria”. Com o passar dos anos a espécie espalhou-se por toda a África, chegando assim a Europa e Oriente médio, substituindo os Neandertais e expandindo-se por todo o planeta. Ao contrário do que imaginamos entre 200 e 45 mil anos atras, não havia cerimonias com enterros ritualísticos, manifestações estéticas expressas de forma material e tampouco dispunhamos de um kit com ferramentras para fazer fogo ou moldar pedras para utilizar como utensílios ou armas.

                           Ocorre então a Revolução do Paleolítico superior, período pré-histórico classificado por uma revolução tecnológica e cultural, com o surgimento de figuras sofisticadas pintadas em cavernas, na França e na Espanha, esculturas de pedra, marfim e madeira, confecções de roupas e alfinetes de ossos para costura. A Revolução do Paleolítico superior, da origem também, a mente moderna, surgida por volta de 45 mil anos, que colocou no homo sapiens não só a criatividade, mas também significado em todas as dimensões da vida, apresentando assim, a manutenção do pensamento instintivo e o nascimento do pensamento crítico, não so sobre si mesmo, mas sobre todas as coisas que o cercam.

                           E com esse pensamento crítico introduzido no Homo Sapiens, o conhecimento que até ali era passado dos mais velhos para os mais jovens com o intuito de sobrevivência, passa a tomar um rumo crítico e reflexivo, sendo praticado desde pré-história, com selvagens e povos barbaros, até as sociedades mais evoluidas, sem o reconhecimento de tal como prática educativa, apenas com o reconhecimento de papéis entre docente e discente.

A educação e o pensamento crítico, teve papéis importantíssimos no decorrer da história da humanidade, com ela influenciamos pessoas, dividimos países com muros e ideais, promovemos a fixação de papéis sexuais e sociais,  possibilitamos o surgimento das Sociedades Hidráulicas, que desencadeou na divisão do trabalho e na nítida distinção entre as classes sociais.

2

                        Ocorre então uma forte transformacao na forma em que e visto e passado o conhecimento, e a educação passa a clamar por uma “institucionalização da aprendizagem num local destinado a transmitir a tradição na sua articulação de saberes diversos: a escola” (Franco Cambi. A História da Pedagogia, São Paulo-SP: UNESP; 1999 página 61.)

                         Ocorre o início da institucionalização a que chamamos de escola e logo em seguida, com o mesmo clamor, ainda que não universalizada, há o surgimento das universidades.

                         O surgimento da Universidade deu-se na Indade Média, espalhou-se rapidamente pela Europa e posteriorimente por todo o mundo, com o intuito de cultivar e transmitir o saber humano acumulado, para formar homens críticos, dotados de saber e que desempenhem papeiss sociais importantes.

       1.2 A UNIVERSIDADE E A IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DO ALUNO

                         O ministério da Educação, baseando-se no decreto nº 5.773/06,  caracteriza  as universidades como “instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano”  que caracterizam-se ainda por conter “produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural quanto regional e nacional”.

                         Em o paradigma perdido: A natureza humana, Morin afirma que somos fortemente influenciados pelas ideias e cultura na qual estamos inseridos e integrados, fenômeno a que chama de Noosfera, em que não percebemos a ação que as ideias teem sobre nós, agimos então automaticamente, na forma de um semissonambulismo.

                         A universidade desempenha papel fundamental na formação do pensamento crítico do aluno, pois daquele espaço advém grande parte do conhecimento adquirido para fundamentar ideias acerca de si e do espaco social, político e economico em que está inserido.

                        O papel do ensino superior não advém de um senso comum, este foi decretado pelo Congresso nacional e sancionado pelo Presidente da República através da lei (Brasil Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, (Art. 43, citado abaixo) que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. define a finalidade do ensino superior onde está estabelecido: “I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos

3

para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração; VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.” ¹ (¹ Pode consultado no site: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf Á partir 22/09/2015 às 21hrs.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (311 Kb)   docx (380 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com