TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da informação em Educação em saúde: Gravidez na Adolescência

Por:   •  14/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.818 Palavras (32 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 32

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO DE VITÓRIA

JESSICA BIANCA SOUSA

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A SAUDE

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

VITÓRIA

2017

JESSICA BIANCA SOUSA

        

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A SAUDE

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA

Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Católico de Vitória, como requisito obrigatório para obtenção de aprovação na disciplina TCC-I do curso de Enfermagem.

Prof.Ms. Marcos Vinícius Ferreira dos Santos

Candidato à orientador: Soraia da Silva Lopes

VITÓRIA

2017

RESUMO

A tecnologia da informação é uma ferramenta a qual a sociedade como um todo tem disponível, empresas comerciais, pessoas, unidades básicas de saúde, para facilitar a comunicação entre eles, e ate mesmo para deixar o serviço prestado mais fácil e pratico, como por exemplo, a orientação, educação e alerta. Frente ao exposto o objetivo geral dessa pesquisa é construir um jogo educativo para adolescente sobre a gravidez na adolescência de uma escola de rede publica, além disso, os objetivos específicos são: analisar a aquisição de conhecimento a partir do jogo educativo e avaliar a efetividade na tecnologia da informação e comunicação para os adolescentes de uma instituição de ensino. Para a realização da pesquisa será feito um questionário como pré-teste para avaliar o conhecimento dos adolescentes e o jogo e o pós-teste para analisar a eficácia do jogo.    

Palavras-chave: tecnologia, promoção, adolescentes.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        8

2.1 A PROMOÇÃO EM SAÚDE        8

2.1.1 As mudanças da Promoção a Saúde        8

2.2 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO        8

2.2.2 Tipos de tecnologias        9

2.3 O JOGO COMO TECNOLOGIA         9

2.4 O PERFIL DO ADOLESCENTE...........................................................................10

2.4.4 A importância da família e as influencias para o adolescente        11

2.5 A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA        13

2.5.5 As Doenças sexualmente transmissíveis         14

2.5.5.5 Complicações e gravidez na adolescência        15

2.6 PERCEPÇÕES DA FAMILIA COM A ADOLESCENTE GRAVIDA        16

2.7 A ENFERMAGEM NA GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA        16

3 METODOLOGIA        18

3.1 PESQUISAS QUANTITATIVAS QUASE EXPERIMENTAIS        18

3.2 COLETAS DE INFORMAÇÕES         18

3.3 PARTICIPANTES        18

3.4 O LOCAL, INSTRUMENTO E ANALISE DE DADOS        18

3.5 ASPECTOS ETICOS         19

3.5 CRONOGRAMA         19

3.5 ORÇAMENTO        19

4 RESULTADOS ESPERADOS        20

REFERÊNCIAS        21

APÊNDICE A – QUESTÕES PARA O PRÉ-TESTE        24

APÊNDICE B – QUESTOES PARA O PÓS-TESTE        25

ANEXO A – TERMO DE CONSENTIMENTO DE LIVRE ESCLARECIMENTO        26

ANEXO B – TERMO DE CONSENTIMENTO PARA OS PAIS         27


1 - INTRODUÇÃO:

A promoção a saúde no século XX, era considerada como um modelo biomédico, e nesse aspecto, os indivíduos que não tinham doenças, e que não apresentava nenhum mal ou com ferimentos expostos, eram considerados como indivíduos que tinha uma saúde boa. Mas com o passar dos anos esse método foi sendo ineficaz, porque não evitava os surgimentos de doenças. Então foram adotadas outras formas de medidas preventivas para o bem estar social, Como condições de vida, trabalhar, educação, laser e descanso. Mas para amadurecer essa idéia Leavell e Clarck em 1965 veio com o modelo de historia natural da doença e nível de aplicações de medidas preventivas. Ou seja, a promoção da saúde fazia parte da prevenção primaria. (WESTPHAL, 2012).

A promoção da saúde atual tem como um objetivo de promover alimentação, estimular hábitos de vida saudáveis como, por exemplo: Pratica de exercícios físicos, orientação sobre usos de Drogas. (BARBEL; RIGOLIN, 2011).

Não só fazendo a promoção com panfletos, mas também com ações de saúde que levarão os indivíduos a seguir as orientações que serão ofertadas, como: Palestra, acesso a ambiente para fazer as atividades (BARBEL; RIGOLIN, 2011).

 Nessa perspectiva de meios de ações de saúde para realizar a promoção é necessário a transformação. E a tecnologia em saúde vem ganhando proporção cada vez mais na forma de promoção, uma área que é cheia de mudanças e capaz de atingir uma população extensa, pela facilidade de comunicação que possui. As tecnologias em saúde são divididas em 3 classificações: Tecnologia leve, tecnologia leve - dura e tecnologia dura. Todas estão interligadas, as tecnologias leves estão  voltadas  para as praticas sociais, como criar um elo com a sociedade, de promover a comunicação, a tecnologia leve-dura esta relacionada a estrutura no processo de saúde e as tecnologias duras são tecnologias físicas, ou seja, ferramentas a qual usamos na assistência do paciente, (SILVA D ; ALVIM ; FIGUEIREDO, 2008).

Dando ênfase nas tecnologias duras são as ferramentas que utilizamos e um dos exemplos de tecnologia dura é os equipamentos glicosimetro, estetoscópio, aparelhos para aferir pressão, as balanças, termômetro (OLIVEIRA; SOUZA, 2012).

 Dentre elas, os jogos educativos são ferramentas do cuidado em saúde considerando a tecnologia dura qual tem um benefício de ser diferenciada, pois é divertida e dinâmica proporcionando interesse do conhecimento de um determinado assunto, principalmente quando envolve os adolescentes, para participar do jogo (FIALHO, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.7 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com