TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Disciplina Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Drogas

Por:   •  4/5/2021  •  Resenha  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Daniele Brito Costa

Trabalho da disciplina Atenção

Psicossocial e Uso de Álcool e Drogas

                                                                     Tutor: Prof. Aline Monteiro Garcia

Rio de Janeiro

2021

CASO FAMÍLIA FLORES

Referência:

Acesso em 03 de maio de 2020

INTRODUÇÃO

                 A família Flores composta por dona Vilma, (62 anos), seus filhos Sérgio (27 anos), Rony (35 anos) e João (30 anos). Vivem em condições insalubres. Dona Wilma, Sérgio e João apresentam várias crises de confusão mental. Sérgio e João fazem uso de drogas e álcool. Apenas Rony que não apresentou nenhuma alteração, talvez seja o único a apresentar alguma estabilidade mental devido a estar vivendo em condições de tamanha precariedade a menos de um ano e meio.

                A complexa situação de vida na qual a família se encontra chegou a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)  através de vizinhos e não por demanda espontânea da família.

DESENVOLVIMENTO

                O presente trabalho constitui-se em um estudo de caso desenvolvido com a família Flores, a respectiva situação familiar chegou à equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) por meio de vizinhos e não por uma demanda espontânea da família. Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) foram criados no intuito de acolhimento aos pacientes com transtornos mentais, buscando estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Buscando uma reintegração tanto social quanto cultural e fortalecendo os laços familiares e comunitários.

                     Os agentes do CAPS, acessaram a família, mas esse primeiro contato gerou um desentendimento por parte da dona Vilma que afirmava não precisar de ajuda. Porém durante a visita foi constatado que se tratava de uma casa pequena, com 3 cômodos no qual não há distinção entre quarto, cozinha, sala e banheiro, o banheiro fica localizado na parte externa, não possuindo saneamento básico, o que ocasiona situações precárias, não há sequer geladeira na casa , no quintal tem grande quantidade de sujeira e lixo,  de fato a família vive em um ambiente totalmente insalubre. Todo esse cenário poderia ser um fator a contribuir para o quadro mental da família, levando ao consumo de álcool e drogas.

                     O filho Sérgio (27 anos) é muito inteligente, terminou o segundo grau e chegou a fazer a prova do ENEM, pois pensava em cursar uma faculdade. Costuma ter crises de curta duração que se caracterizam por confusão mental, conflitos entre ideias opostas e uso abusivo de drogas (cachaça, maconha, cocaína). Em meio ao seu discurso conturbado relatou seu descontentamento com a residência, afirmando que a família vive em situações precárias sem ter necessidade, pois atualmente recebem a pensão de seu pai, já falecido, que era oficial de justiça. Seria o caso de Sérgio, um caso de delírio devido ao uso de drogas psicoativas como álcool ou drogas ilegais. Pois a existência de uma pensão não justificaria a condições insalubres que a família vive.

                     Sérgio procurou o posto de saúde por estar com bicho do pé, os funcionários perceberam que ele estava alcoolizado devido a halitose, lhe foi negado o atendimento. Apesar de ter sido respeitoso e estar interagindo bem com os funcionários. No dia seguinte Sérgio se direcionou ao CAPS, bem confuso e alterado relatando o ocorrido no dia anterior.

                     Dona Vilma manifesta quadros em que há crises que variam desde episódios maníacos, delírios com forte conteúdo místico-religioso, episódios depressivos, de severa prostração e isolamento dentro da própria casa. Certo dia Vilma foi a Unidade de Saúde para aferir  a pressão , chegou lá relatando que acreditava que os deuses hindus energizavam sua volta para que ela conseguisse salvar a humanidade, a técnica de enfermagem aferiu sua pressão e falou para a Sra. Vilma que estava tudo sob controle , que não possuía nenhuma alteração , porém Dona Vilma persistiu dizendo que não era possível, pois ela se sentia diferente, e a profissional mais uma vez relatou estar tudo certo, perante essa controvérsia Vilma ficou bem alterada  e disse que não retornaria mais a essa Unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (114 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com