TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Enfermagem

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.607 Palavras (15 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ENFERMAGEM

CÉLIA CARDOSO DE JESUS COSTA

EDENIZE MARIA DE OLIVEIRA

MARIA AUXILIADORA DOS SANTOS

MARIA RITA VIEIRA LEAL FONTES

 ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL NA EFETIVIDADE DAS AÇÕES EM SAÚDE.

[pic 4]

ITABAIANA\SE

2019

CÉLIA CARDOSO DE JESUS COSTA

EDENIZE MARIA DE OLIVEIRA

MARIA AUXILIADORA DOS SANTOS

MARIA RITA VIEIRA LEAL FONTES

ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL NA EFETIVIDADE DAS AÇÕES EM SAÚDE.

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ciências Moleculares e Celulares; Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor; Formação Integral em Saúde; Metodologia Científica e Seminário Interdisciplinar.

Orientador: Profs: Profª Ana Paula Scaramal Ricietto      

                              Profª Cristiane Mota Leite

                              Profª Flávia Soares Lasssie

                              Profª Regina Adamuz

                              Profª Renata Cristina Góes

ITABAIANA\SE

2019

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5

2.1.DEBATE E REFLEXÃO DA SGA..........................................................................5

2.2.DEBATE DOS DESAFIOS PROPOSTOS NA SGA...............................................6

3. CONCLUSÃO........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

        O trabalho que foi nos proposto tem como tema: “Atendimento Multiprofissional na Efetividade das Ações em Saúde” que tem como objetivo central através da Situação Geradora de Aprendizagem-SGA compreender os fundamentos de atenção multiprofissional na área da saúde. A atividade desenvolvida tem características semelhantes das atividades de Iniciação Científica.

        Para isso, foi proposto na SGA uma reflexão de um caso onde o paciente sofre um acidente causando um trauma raquimedular com hemissecção de medula, o que gerou um edema com diminuição do tônus muscular e plegia de membros inferiores, identificada pelos médicos como reversível, por está afastado de suas funções laborais e não conseguir ainda o auxílio doença e por ser o único que trabalha em casa, lhes faltando suporte financeiro para todo o tratamento, ele precisa buscar a Unidade Básica de Saúde para atender todas as recomendações dos médicos.

        Diante disso, é importante frizarmos que Constituição Federal Brasileira assegura a todos cidadãos o direito á saúde e não faz qualquer distinção no que tange a esse direito, englobando expressamente o acesso universal a ações de promoção, proteção e recuperação de saúde, nos âmbitos individual e genérico, como citado no Art. 196:

                                                                                                                      A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (BRASIL, 1988a).

        

        Para fazer valer a Constituição, existe a Unidade Básica de Saúde (UBS) que é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. Sua função é promover e proteger a saúde, previnir agravos, realizar o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Importante destacar que a UBS se baseia em princípios éticos de universalidade, integralidade e equidade e nos princípios organizacionais de descentralização, hierarquização e participação social para a garantia de saúde para todos.

        A lei de n. 8080/90 no seu Art. 7º da CF\1988 vai tratar justamente da integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. Garantindo assim a todos o direito de buscar melhorias de saúde.

        O   trabalho será feito de forma a identificar a situação problema proposta e a partir dela compreender e apresentar soluções possíveis através de aplicação teórica e prática dos conteúdos  estudados durante o semestre, a  produção científica seguirá as  normas da  A B N T.  Inicia-se aqui uma discussão acerca da assistência multidisciplinar, fazendo um percurso de aprofundar a particularidade de áreas de intervenção específicas, particularizando para problemas transversais e mergulhando em seguida na organização da assistência em torno da resposta de saúde física, acrescentando um olhar no todo do ser humano, com vida própria, com direito à felicidade, à integração social e à sua autonomia.

         Nessa produção  textual serão  respondidos questionamentos que nos foi proposto na Situação Geradora de Aprendizagem-SGA, a fim de possibilitar uma melhor aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre conforme o eixo integrador.

        


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. DEBATE E REFLEXÃO DA SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

        O caso nos apresentado na Situação Geradora de Aprendizagem trata de um paciente de 42 anos que foi atropelado sofrendo um trauma raquimedular reversível, assim diagnosticado pelos medicos. Foi indicado ao paciente fisioterapia para reversão da plegia, acompanhamento nutricional, bem como receitação de rémedios e exames, tudo isso gerando despesas para o sr. Roberto que era um motorista de transporte urbano, o único assalariado na sua casa, precisando assim buscar uma Unidade Básica de Sáude para atender todas as requisições dos médicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (924.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com