TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ESTRATÉGIA : Resgatando a identidade na saúde mental

Por:   •  23/10/2017  •  Resenha  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Fichamento de Estudo de Caso

Thaís Thamária Nogueira Pinheiro

Trabalho da disciplina Saúde Mental na Atenção Básica e na Saúde da Família.

                                       Tutor: Prof. Rodrigo Oliveira de da Silva 

SÃO LUIS

2017

Estudo de Caso : A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS

UMA ESTRATÉGIA :

Resgatando a identidade na saúde mental

O artigo retrata de um caso para discussão de classe, relatados pelo professor Michael Taylor e Tatiana Levit. Os mesmos não buscam mostrar o tratamento eficiente ou não de uma situação gerencial.

Segundo os autores, a  Cura Através do Humor fundada por Morrison, foi uma organização sem fins lucrativos. Era uma escola de stand-up comedy em Regina, projetada para oferecer as pessoas portadoras de algum tipo de doença mental uma oportunidade de enxergar algo de positivo em suas vidas. Essa nova forma de buscar sentido pra si era através da arte de escrever e apresentar stand-up comedy.

Os objetivos principais da HTH eram de elevar a auto estima e as habilidades de vida para pessoas que sofriam de alguma doença mental, e de sensibilizar o público sobre esse problema de saúde mental quebrando assim as barreiras da discriminação relacionada a saúde mental na comunidade geral.

 Morrison tinha encontrado uma organização semelhante em Vancouver - stand-up pela Saúde Mental - que havia atraído com o sucesso patrocinador financeiro e se expandiu para outros locais em todo o Canadá, como Halifax, Guelph, Montreal, Toronto e Ottawa. Antes de iniciar a sua própria empresa, ele havia tratado com a stand-up pela Saúde Mental sobre um plano para abrir uma filial em Regina, mas a taxa de licenciamento era altíssima. Como resultado, Morrison decidiu seguir em frente e começar sua própria organização e a HTH nasceu.

A HTH foi apoiada financeiramente pela CMHA e SSS. Eram realizadas aulas semanais em um espaço doado no escritório da SSS, uma localização conveniente, no centro da cidade, na Broad Street em Regina. A CMHA forneceu um financiamento modesto para despesas de funcionamento da turma de stand-up comedy. Quaisquer despesas associadas às apresentações exigiam captação de recursos extra.

Os autores descrevem ainda que, A HTH proporcionava uma oportunidade para qualquer pessoa lutando com alguma forma de doença mental que estava trabalhando para melhorar seu estilo de vida e que tinha o estado de espírito para aprender e desenvolver habilidades sociais em um ambiente amigável e acolhedor.

Descrevem ainda, que as aulas semanais ajudavam bastante os participantes, pois contribuam bastante no vínculo de confiança, principalmente nos grupos. O programa estava disponível gratuitamente. Seu lema era "Uma vez que você está pronto para rir, você está pronto para curar." O participante ideal era alguém que sofresse de uma doença mental controlável, que já estivesse no caminho para a recuperação e que desejasse combater o estigma associado à doença mental. Em consequência da incompreensão pública e do estigma, muitas pessoas que sofrem de doença mental não querem admitir que têm um problema, não se sentem confortáveis falando sobre ele e, consequentemente, muitas vezes vivem sem tratamento. Por esta razão, a HTH concentrou sua comédia em reduzir o estigma público, o preconceito e a discriminação sobre doenças mentais muitas vezes com humor auto-depreciativo.

 Morrison estava convencido de que havia muitas pessoas em Regina que poderiam se beneficiar do programa da HTH, mas eles não estavam cientes disso ou não queriam participar. Ele estabeleceu uma meta para aumentar o tamanho das turmas em 50 por cento nos próximos seis meses. A participação atual da turma foi de menos de 10 pessoas por ano. Embora Morrison não fosse um terapeuta e a classe não fosse voltada para ser uma sessão de terapia, ela foi usada como uma forma de cura, permitindo que as pessoas com qualquer doença mental discutissem a sua doença com outros de uma mentalidade parecida e tornassem sua situação mais leve.

Aconselhamento individual profissional estava disponível a partir de profissionais de saúde em Regina, bem como alguns grupos de apoio. Embora a HTH tivesse um forte relacionamento com a CMHA e a SSS, ela não era uma instituição de saúde. Os materiais, apostilas e planos de aula semanais do curso da HTH eram todos escritos por Morrison. Trabalhando juntos, os alunos surgiam com material de apresentação novo e eram capazes de se apresentar na frente da turma para ganhar prática e feedback. No final de uma sessão de oito semanas, eles estavam prontos para apresentar seu próprio número de stand-up comedy, advogando contra o estigma da doença mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com