TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DO MICROSCÓPIO ÓPTICOS

Por:   •  28/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Para estudar as células dependemos de instrumentos e técnicas que vem sendo desenvolvidos juntamente com as descobertas e o progresso da biologia celular. A partir do século XIV, as lentes começaram a ser usadas para corrigir defeitos de visão e como dispositivos de aumento.

Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1608 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen, dois holandeses fabricantes de óculos. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos muito pequenos, invisíveis a olho nu. Porém, tudo indica que o primeiro estudioso a usar um microscópio na investigação da natureza foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek. O microscópio de Leeuwenhoek é considerado um microscópio simples, pois é constituído por uma única lente. Robert Hooke criou um modelo de microscópio com duas lentes ajustadas a um tubo de metal, como o que havia sido inventado por Janssen. Por ser constituído por duas lentes, esse aparelho ficou conhecido como microscópio composto.

A célula, descoberta por Robert Hooke em 1665, possui dimensões microscópicas e é considerada a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos, ou seja, todos os seres vivos são constituídos por células. Existem dois tipos de células: procariontes e eucariontes.

As células eucariontes (do grego eu - bom + karyon - núcleo), objeto desta aula prática, são aquelas que possuem um núcleo definido e delimitado com presença de material genético, membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas em seu citoplasma. A maioria dos animais e plantas são dotados deste tipo de células. As células eucarióticas subdividem-se, portanto, em animais e vegetais.  

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Após a explicação dada pela professora a respeito das partes que compõe o microscópio óptico e como manuseá-lo, orientados pela tutora, passamos à realização dos procedimentos como descritos abaixo.

Procedimento 1

Material Utilizado:

- Microscópio óptico.

- Lâmina.

- Becker com água destilada.

- Pedaços de jornal.

- Becker com álcool 70%

- Papel absorvente.

- Pipeta conta gotas.

Objetivo:

Conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento.

Metodologia:

Em primeiro lugar, foi mergulhada a lâmina no becker com álcool para que ficasse limpa. Em seguida, ela foi secada com papel absorvente. Após, pingou-se, com a pipeta conta gotas, uma gota de água na lâmina. Foram cortados pedaços pequenos de jornal e colocados sobre a gota de água, preparando-se assim a lâmina para observação.

Observação da Lâmina com Letras de Jornal:

Na primeira observação, com a objetiva de 4x de aumento vêem-se as letras, invertidas e de cabeça para baixo (fig.1) No aumento com 10x vê-se praticamente só uma letra (fig.2). Ao observar o pedaço de papel rasgado através da objetiva 40x de aumento, vêem-se apenas pedaços da letra e vários riscos (fig.3). Para utilização da objetiva com 100x de aumento, é necessária a utilização de uma gota de óleo de imersão para corrigir o índice de refração da luz; observam-se filamentos brancos, que parecem ser da fibra do papel (fig.4). Percebeu-se que quando se substituía a objetiva de menor aumento por uma de maior aumento, o comprimento e a largura da imagem duplicavam de tamanho e já não conseguíamos ver a figura completa.

Procedimento 2

Material Utilizado:

- Microscópio óptico.

- Lâmina.

- Lamínula.

- Abaixador de língua.

- Frasco com conta gotas contendo corante azul de metileno.

- Becker com álcool 70%

- Papel absorvente.

Objetivo:

Observar as células da mucosa bucal, a fim de melhor identificar as células eucariontes animais.

Metodologia:

Primeiramente, a lâmina foi mergulhada no becker com álcool para que ficasse limpa. Em seguida, ela foi secada com papel absorvente. Com o abaixador de língua, raspou-se levemente a mucosa bucal. Fez-se um esfregaço, espalhando sobre a lâmina o material colhido. Em seguida, colocou-se uma gota do corante azul de metileno, colocando-se logo em seguida sobre o esfregaço uma lamínula. Foi retirado o excesso de corante com papel absorvente. Procedeu-se a observação ao microscópio com as objetivas 4x, 10x, 40x, respectivamente. Foram esquematizados apenas os resultados da objetiva de 40x.

Observação da Lâmina com Células Eucariontes Animais (mucosa bucal):

Ao analisar as células da mucosa bucal, conseguimos visualizar as seguintes estruturas: núcleo e citoplasma. As células animais apresentam formas irregulares. Algumas células se dobram na coleta, devido ao fato de não possuírem uma parede celular rígida, então devemos identificá-las sempre pelo seu núcleo. A membrana plasmática não é visualizada ao microscópio óptico.

Procedimento 3

Material Utilizado:

- Microscópio óptico.

- Lâmina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com