TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zika Virus

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

ZIKA VÍRUS

O Brasil é um país de clima tropical que na maior parte do ano, tem temperaturas elevadas e esse clima atrai bastante o mosquito transmissor de doenças. Que se destaca o Aedes aegypti conhecido como mosquito da dengue. E este inseto está relacionado à transmissão da Zika vírus, um vírus que vem preocupando bastante a população e principalmente as gestantes.

Este vírus e transmitido pela picada do mosquito, e seus sintomas são bastante parecidos com os da dengue, mais menos intensos. Os pacientes apresentam febre baixa, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceiras intensas, conjuntivite e vômito. Para diminuir a febre e dores no corpo recomenda-se o uso de paracetamol, e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias.

O que vem preocupando a população e aos profissionais da saúde a respeito do Zika vírus, é a relação que este vírus tem com a microcefalia, causada quando uma mulher gestante é picada pelo mosquito Aedes aegypti, que resulta em bebês com deficiência, como a paralisia, retardo mental e levando às vezes até a morte, que variam de acordo com o grau cerebral. Ocorrendo também em alguns casos a perda da visão e audição, ou comprometendo parte delas. Por isto, a importância da sociedade combater ao mosquito, fazendo sua parte e estar sempre em dia com a fiscalização residencial dos agentes de dengue credenciados de sua cidade.

Pode-se afirmar que a população tem seu grande papel no combate a dengue. Escolhendo um dia da semana para realizar uma limpeza nas áreas que podem facilitar a procriação do mosquito, não deixando expostos recipientes fáceis de acumulo de água, realizar a limpeza da caixa d’ água frequentemente e mantê-las fechadas. E as gestantes devem se manter em local sempre cumprindo todas as exigências e se cuidando sempre com o uso de repelentes para evitar o contágio. Embora não só as gestantes devem seguir o padrão de cuidados, e toda população se conscientizando e lutando contra a Zica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com