TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biotecnologia farmacêutica

Por:   •  20/11/2017  •  Artigo  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 12

Biotecnologia Farmacêutica                

Slide 1 Biotecnologia                                                                                 Processo tecnológico que permite a utilização de material biológico diversos para fins industriais. (texto do slide)

. A biotecnologia baseia-se no conhecimento científico de diferentes disciplinas, como microbiologia, bioquímica, genética, química, engenharia e ciência da computação para agentes biológicos, como microorganismos, células ou moléculas (enzimas, anticorpos, DNA, etc.) para fornecer bens e garantir serviços. (Descrição do slide)

.Imagem de Karl Ereky

Slide 2 Caracteristicas do processo microbiológico industrial (montar um esquema com balões ou quadrados com as informações abaixo)

Microorganismos + Substrato = Recuperação e purificação do produto + produtos do metabolismo

Slide 3 Etapas do processo (slide sem texto com a imagem do esquema e no slide seguinte a imagem do biorreator)                                                                                .Formulação do meio de Cultura 
.esterilização do Meio de cultura equipamentos e acessórios 
.produção do inóculo em quantidade suficiente ao volume do processo 
.crescimento do microrganismo no biorreator em condições ótimas para formação do produto 
.extração do produto e purificação 
.tratamento e eliminação dos resíduos efluentes gerados no processo.

Slide 4 DNA recombinate (imagem do esquema)

Historico: Tudo começou com a técnica sendo utilizada a produção de insulina em 1978 e logo em seguida utilizada na produção do hormônio do crescimento, além de outras vertentes de estudo importantes e inovadoras.

. Breve Descrição da técnica

Slide 5 Insulina                                                                                Hormônio polipeptídico secretado pelo pâncreas cuja função está relacionada com a função de captação de glicose sérica para Retribuição em outros tecidos (Slide com a estrutura química e sem texto)

Slide 6 Histórico
.Imagem do porco (slide sem texto)
. Copiar Slide 4 (do que já foi feito)

Slide 7 Fisiologia
.Imagem "Ação no organismo" (Slide sem texto)
. Hormônios reguladores dos níveis séricos de glicose. (Descrição do slide)

Slide 8 Importância clínica
.Imagem "estatística Diabetes" (slide sem texto) 
.A diabetes se tornou com o passar dos anos um grave e determinante problema de saúde pública mundial. (Descrição do slide)

Slide 9 Método de obtenção
.DNA Recombinante (Slide com a imagem do processo de DNA Recombinante para insulina sem texto) 
.Através das bactérias utilizadas no processo, é isolado o plasmídeo de expressão das bactérias e unido a um segmento de gene humano responsável pela produção do polipeptídeo (insulina), recortados por uma enzima de restrição e unidos por uma DNA ligase, via ligação covalente, formando o DNA Recombinante. A partir daí, o gene ligado ao plasmídeo bacteriano inoculado à E.coli, a qual será responsável pela multiplicação do DNA recombinante através da fermentação que originará a insulina humana em grande escala de produção, sendo necessário, ainda, os processos de extração e purificação da substância para posterior industrialização.(Descrição do slide)
. copiar Slide 10 (do trabalho que já foi feito)

Slide 10 Hormonio do Crescimento (rhGH – Somatotropina)                                        Definição
. É uma molécula de proteína que apresenta 191 aminoácidos a qual, se produz a partir da glândula hipófise localizada na base do crânio. + Imagem da estrutura química

Slide 11 Histórico (Copiar slide 14 – estudar o texto abaixo, somente as informações relevantes)

Quando a GH THERAPY foi introduzido pela primeira vez na década de 1950, a preparação foi extraída de hipófises de cadáveres humanos e, portanto, foi restrita em seu suprimento. As preparações extraídas de GH foram utilizadas para o tratamento de crianças com deficiência de GH (GHD) até 1985.

Antes da disponibilidade de GH biossintética, o tratamento era limitado a crianças com baixa estatura e GHD comprovada. Agora, a GH é aprovada pela US Food and Drug Administration (FDA) e outras agências reguladoras para tratamento de baixa estatura de outras causas que não GHD, como síndrome de Turner, insuficiência renal, tamanho pequeno para idade gestacional, síndrome de Prader-Willi e, mais recentemente, baixa estatura idiopática. Como a GH foi apenas a segunda preparação de DNA recombinante (após a insulina) a ser aprovada, a FDA exigiu que todos os fabricantes realizassem estudos de vigilância de segurança pós-comercialização. Na maioria das circunstâncias, a terapia pediátrica de GH foi interrompida quando a altura final foi alcançada após o enceramento epifisário. As questões relativas à continuação do tratamento com GH em crianças deficientes em GH serão discutidas abaixo.

O tratamento com GH de adultos deficientes em GH foi aprovado pela FDA em 1996. Posteriormente, muita experiência clínica foi avaliada quanto ao tratamento de adultos com GHD. 

Slide 12 Fisiologia (montar slide com essas informações)

O hormônio do crescimento (GH) tem efeitos importantes na estimulação do metabolismo dos ossos, cartilagens e músculos, e crescimento somático durante a infância. (Descrição)

-Estimula a maioria das células a produzir fatores de crescimento:

  • Fígado,  músculos esqueléticos,  ossos  e  cartilagens

-Também estimula (aumenta):

  • Captação de AA
  • Síntese Proteica  (Rna)

-Reduz a destruição de proteínas

-Ação anti-insulina:

  • Por ação direta produz lipólise
  • Inibe a entrada de glicose na célula

Slide 13 Importancia Clínica (inserir algumas imagens de nanismo)                                        -Deficiência:

  • Nanismo, hipotireodismo, função sexual

Slide 14 Método de obtenção do rhGH (inserir as informações abaixo em tópicos)                Transformação (Nível laboratorial)

.Inoculação de 5mcl do gene rhGH nas bactérias E.coli em tubos de ensaio

.Mistura-se suavemente

.Incubação por 20min

.Choques de calor por 90s à 42c (sem agitação)

.Transferência dos tubos para o gelo

.Adição de 250mcl de substrato (temperatura ambiente)

.Captação dos tubos e agitação horizontal a 37C por 45min

Slide 15  .Centrifugaçao  à 4000rpm

.Descartar sobrenadante 

.Adição de 100mc de substrato (meio SOB) à temperatura ambiente

.Ressuspensao das células

.1 - Distribuição de 10mcl de cada transformação obtida em uma placa LBA ( Luria - Bertani Ágar) para obsvervaçao

.2 - adição de sulfato de amônio para fracionar o produto resultante do choque  osmótico (rhGH)

.Para verificação de pureza, é separada amostra para análise por cromatografia DEAE - Sepharose fast flow, Cromatografia de exclusão molecular e HPLC. Sendo que logo após é realizada a determinação das proteínas derivadas da E.Coli e presença de contaminantes no produto final e nos residuos efluentes. 

Slide 16 Vitamina B12        (imagem da estrutura química da vitamina b12 ou alguma outra arte pra ilustrar)                                                                                         A vitamina B12 é o nome utilizado para todos os corrinoides que exibem a atividade biológica qualitativa da cianocobalamina. Certas bactérias da microflora em animais ruminantes sintetizam a vitamina e o fígado de tais animais é, portanto, uma fonte rica de vitamina (Baku e Dickerson, 1996). Em animais carnívoros e humanos, a síntese intestinal não é suficiente e, portanto, deve obtê-lo de seus alimentos, na maioria das vezes da carne de outros animais. (descrição e breve historico sem texto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com