TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DA CONCENTRAÇÃO DE CAFEÍNA EM AMOSTRAS SINTÉTICAS

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

CURSO DE FARMÁCIA

DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DA CONCENTRAÇÃO DE CAFEÍNA EM AMOSTRAS SINTÉTICAS

                                                                     

Anápolis,

2017

Camila Teixeira

Evellyn Priscila

Gabriela Alelper

Joelma Passos

Juliana Couto

DETERMINAÇÃO ESPECTROFOTOMÉTRICA DA CONCENTRAÇÃO DE CAFEÍNA EM AMOSTRAS SINTÉTICAS

Relatório de aula prática apresentado a Universidade Estadual de Goiás, campus de Ciências Exatas e Tecnológicas, como requisito de avaliação parcial da disciplina de Análise Instrumental. Prof. Caroline Rodrigues

Anápolis

2017

1. INTRODUÇÃO

A espectrofotometria pode ser definida como qualquer técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria. É um procedimento analítico em que se pode determinar a concentração de espécies químicas através da absorção de energia radiante. A espectrofotometria é bastante utilizada para a determinação de compostos orgânicos e inorgânicos, como, por exemplo, na identificação do princípio ativo de fármacos.

Espectrofotômetros são instrumentos capazes de registrar dados de absorbância ou transmitância em função do comprimento de onda, são utilizados na técnica de espectrofotometria. Os espectrofotômetros possuem a capacidade de verificar a absorbância (A) das soluções cujas concentrações sejam conhecidas, para isto é necessário a medida da razão entre as potências de dois feixes, através dos espectrômetros essa determinação é viável. A característica mais importante dos espectrofotômetros é a seleção de radiações monocromáticas, o que possibilita inúmeras determinações quantitativas regidas pela Lei de Beer. Um espectrofotômetro pode indicar alterações no comprimento de onda, com essa dada informação se torna possível à identificação de um espectro de absorção. Uma considerável diferença entre os fotômetros e os Espectrofotômetros, é a de nos Fotômetros serem usados exclusivamente na região do visível, enquanto os espectrofotômetros cobrem a região do UV/visível, e possivelmente, a região do infravermelho próximo.  

Os espectrofotômetros são capazes de registrar os dados de absorbância da  cafeína que é um lcaloide de grande uso, sendo consumido pela população principalmente através de chás, café, bebidas energéticas e de fármacos, como antigripais. É encontrada naturalmente, em grande quantidade, nas sementes de café e folhas de chá verde. Esta substância atinge o Sistema Nervoso Central aumentando a capacidade de alerta e melhorando o desempenho de atividades que exijam vigilância. Mas em excesso, esta substância pode causar insônia, nervosismo, palpitação do coração, entre outros sintomas desconfortáveis. A cafeína é um dos principais ingredientes das bebidas energéticas, os quais são denominados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como “composto líquido pronto para consumo”, e são fiscalizados, dentre outros fatores, segundo o teor de cafeína, o qual não deve ultrapassar 350mg/L.

         Quimicamente, a cafeína (1,3,7-trimetilxantina) pertence ao grupo das metilxantinas (derivadas da xantina), do qual também fazem parte a teofilina, a teobromina, a teína e o guaraná). Estes compostos são  alcaloides estreitamente relacionados, pois todos têm ação farmacológica sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), mas com intensidades diferentes.

O presente trabalho tem como objetivos construir uma curva de calibração com cafeína e manusear corretamente o espectrofotômetro UV-VIS.

2 MATERIAS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

   

   2.1 MATERIAIS

 

  • 30 mg de Cafeína;
  • Água destilada;
  • 30 Ml Etanol;
  • 4  Balões volumétrico de 200 Ml;
  • 5 Pipetas Volumétricas de 1, 2, 3, 4 e 5 Ml;
  • 6 Balões de 100 Ml;
  • Pêras;
  • Espectrofotômetro,
  • Cafeína em comprimido (Dorflex).

2.2 PREPARO DAS SOLUÇÕES

  1. Solução Estoque de Cafeína

Pesou-se 19,24mg de cafeína pura para preparar-se uma solução estoque.

Preparou-se 200 Ml de uma solução de cafeína na concentração igual a 0,5 Mm. Primeiramente dissolveu-se a cafeína em etanol (abertura da amostra) e em seguida transferiu-se o material dissolvido para um balão volumétrico de 200 Ml, e em seguida, realizou-se a aferição do menisco com água destilada.

  1. Soluções Diluídas

A partir da solução estoque, preparou-se quatro novas soluções em balões volumétricos de 100Ml. Para isto, separou-se 5 balões, incluindo o branco, rotulou-se e adicionou-se os seguintes volumes a cada um deles:

Balão 100 Ml

Solução estoque de cafeína (Ml)

Mm

1

4,0

0,02 Mm

2

6,0

0,03 Mm

3

8,0

0,04 Mm

4

10,0

0,05 Mm

  1. Determinação da concentração de Cafeína

Pesou-se o equivalente a 7,9 mg (cálculos demonstrados abaixo) de comprimido para balão de 200ml e pipetou-se1 ml para balão de 10ml. Foi feita a leitura da absorbância em espectrofotômetro (272 nm) e a partir dos dados obtidos com a curva analítica, determinou-se a concentração exata de cafeína no comprimido de Dorflex.

00,3 x 10-3 mol _________ 1000Ml                         Peso mol= 194,2g (cafeína) ______1 mol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com