TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXTRAÇÃO ÁCIDO-BASE

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O alcalóide cocaína foi isolado primeiramente das folhas de coca por Niemann em 1859 ou 1860, que lhe deu o nome. No entanto há boas razões para supor que foi antes Friedrich Gaedcke que a isolou pela primeira vez em 1855.

O processo de extração tem como finalidade desassociar uma substância da fonte sólida ou líquida que a possui, por intermédio de um solvente imiscível com a fonte. Aplicando os métodos de extração para isolar ou separar e purificar abundantes produtos naturais

O êxito da separação depende da disparidade da solubilidade de um componente em duas fases mutuamente imiscíveis.

Inicialmente, a escolha que se deve fazer é a do segundo solvente, que deve possuir características como: Uma baixa solubilidade em água, ponto de ebulição baixo e uma alta capacidade de solvatação de substância que se quer extrair.

Há extrações contínuas, descontínuas e ácido-base. A extração continua consiste de métodos utilizados no tratamento automático do material sólido ou líquido, com extrações sucessivas em quantidades pequenas de solvente e se aplica em geral em casos em que: 1- A extração de uma substância forma emulsões intratáveis entre a solução aquosa e o solvente; 2- A substância orgânica é mais solúvel em água que no solvente de extração usado e 3 - Aquela substância orgânica se encontra em uma matriz sólida (como foi o caso da extração de cocaína aqui reportado).

A cocaína (3- benzoiloxi-8-metil-8-azabiciclo. [3.2.1]octano-4-carboxílico ou benzoilmetilecgonina é um alcalóide da classe dos protoalcalóides, ou seja, o átomo de nitrogênio não pertence ao anel heterocíclico e se originam de um aminoácido de fórmula estrutural

C17H21NO4 e massa molar de 303,353 g/mol.

As folhas têm formato oval, com 5 a 6 cm de comprimento; o arbusto dá flores pequenas e brancas e produz frutos vermelhos de formato oval. Quando os conquistadores espanhóis invadiram o Peru, descobriram que a planta coca era cultivada e tida em alta consideração naquele país estando intimamente ligada aos costumes religiosos do povo .A planta coca, Erythroxylon coca, é um arbusto de cerca de 1,20 m a 1,80m de altura, amplamente cultivada na América do Sul, em particular no Peru e na Bolívia, cresce melhor nos quentes vales das encostas orientais dos Andes, situados 1.500 a 2.0 m acima do nível do mar.

A cocaína pura, o principal ingrediente psicoativo da planta da coca, foi isolada, de fato, na década de 1880. Foi utilizada para fim anestésico em cirurgia oftalmológica, para a qual não existia, até então, qualquer droga adequada. Tornouse particularmente útil na cirurgia de nariz e garganta por causa de sua capacidade de anestesiar o tecido, enquanto produzia, simultaneamente, a constrição dos vasos sangüíneos, e limitava, assim, a hemorragias. A cocaína tem o aspecto de um pó branco cristalino. Pode ser consumida de várias formas, mas o modo mais comum é pela aspiração da droga, que normalmente se apresenta sob forma de pó. A cocaína é ilegal em todos os países do Mundo. A planta da coca é cultivada legalmente em volumes controlados em vários países da América do Sul.

OBJETIVO

Compreender o processo de extração e os princípios de separação (química orgânica), bem como o uso de agentes secantes químicos e estudar os métodos de extração da cocaína a partir das folhas de coca;

Observar o mecanismo ácido-base no processo de extração, compreendendo as fases sólido-líquido, com a isolação de compostos orgânicos e de separação física, levando em consideração o uso de solvente e reagentes adequados.

MATERIAIS E REAGENTES

Folhas de coca ( Erythroxylon coca);

Sacos de fibras para armazenar as folhas coletadas;

Balança mecânica de gancho suspenso;

Roçadeira a motor; Pás e Vassouras;

Cimento, silicatos, ferroaluminosilicatos e aluminatos cálcicos;

Solução de Soda Cáustica, Hidróxido de sódio comercial, NaOH;

Amônia, como Hidróxido de Amônio, NH4OH; Gasolina, Octano, Heptano, outros hidrocarbonetos e outros compostos oxigenados,

Cal virgem, como Óxido de cálcio, CaO;

Solução de ácido sulfúrico, H2SO4;

Barris, baldes, tambores e tonéis;

Lonas plásticas

Cabos de madeira para agitação;

Panos e tecidos grossos para filtração;

TRATAMENTO

A extração da cocaína instaura-se colocando folhas e solventes orgânicos em recipientes, onde após um período de maceração o extrato orgânico é separado das folhas e evaporado. O resíduo obtido, batizado de pasta de coca, contém cocaína juntamente com outros alcalóides e óleos essenciais. A droga pode ser obtida também por meio da secagem das folhas, digestão com ácido sulfúrico e posterior extração, após precipitação com bicarbonato de sódio. A pasta de coca é tratada com ácido clorídrico para formação de cloridrato de cocaína, que corresponde à forma usual de tráfico, sendo, porém, frequentemente “diluída” com a adição de produtos que procuram conturbar sua ação farmacológica, cor ou sabor. São empregues com essa finalidade outros anestésicos locais (lidocaína, procaína), cafeína, efedrina, quinina, estricnina, manitol, sacarose, heroína, pó de mármore, talco, entre outros. A partir do cloridrato é possível obter cocaína na forma de base, que é volátil e quimicamente mais estável.

Como observado no vídeo, o processo se iniciou com o esvaziamento de todos os “tambores” sobre lonas plásticas e logo após jogaram-se Cimento sobre os “substratos”.

O preparo das Soluções (solvente) iniciou-se com a adição em “galão de combustível” uma solução de Soda Cáustica de concentração desconhecida (NaOH comercial), Amônia sob a forma de Hidróxido de Amônio também de concentração desconhecida em pequeno volume (um copo) e gasolina.

Molhou- se todo o “macerado” com a solução a base de gasolina e soda cáustica e novamente espalharam os “substratos” e aplicaram Cal virgem (CaO) ”, logo após ser espalhado e simultaneamente molhando com gasolina, colocaram uma solução de ácido sulfúrico e espalharam novamente. Colocaram o “macerado” em barris

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com